2024

Problemas e Debates em História

Nome: Problemas e Debates em História
Cód.: HIS11631M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
- Compreender o papel da História na cidadania.
- Estimular os mestrandos na prática do debate crítico e fundamentado.
- Identificar os grandes temas em debate na historiografia e sublinhar a sua importância nos dias de hoje.
- Convocar a História como espaço de formação fundamental para a compreensão das sociedades contemporâneas.
- Contextualizar os debates historiográficos e identificar os temas conjunturais e dos temas recorrentes no debate historiográfico.

Competências:
- Capacidade de compreender as origens dos actuais debates à escala nacional e internacional.
- Ser capaz de compreender e intervir nos debates da historiografia e também nos que têm lugar na própria sociedade.
- Desenvolver competências na análise crítica dos textos, na interpretação da posição dos autores e identificação das controvérsias nos diferentes campos historiográficos.

Conteúdos Programáticos

1. A História como poder: escrever História no Ocidente
-História, nacionalismo, colonialismo e pós-colonialismo: refazendo a história
-Como pode o "outro" reescrever a sua história? História, etnocentrismo e multiculturalidade
-A história das mulheres e a história de género
2. Desafios dos historiadores
-A história e o historiador hoje. Problemas de cidadania
-Os arquivos. Da prática de antiquário à problematização do passado
-História e Humanidades Digitais? Desafios face às novas tecnologias
3. Debates historiográficos. Alguns exemplos:
-História e Memória
-Violência, insegurança e dominação
-Religião: disciplina, confessionalização e práticas devocionais
-Rupturas e continuidades na História
-História da Ciência e da Técnica: epistemologia e práticas sociais
-História Global, Imperial. A globalização em debate
- Conceitos e praticas culturais
- Arte e História

Métodos de Ensino

- Sessões presenciais em sala de aula e visitas de estudo.
- Organização de debates concretos sobre temas do programa (entre alunos e entre docentes ou convidados).
- Os estudantes serão encorajados a animar debates, de acordo com o elenco de tópicos e de textos sugeridos pelos docentes
- Preparação de temas com base em textos previamente distribuídos
- Debate na turma a partir de grupos de discussão previamente definidos.

Avaliação

Avaliação contínua :
1) Assiduidade e participação oral nas sessões; participação nos debates em sala de aula sobre textos previamente definidos; cumprimento das tarefas atribuídas (40%).
2) Redação de dois trabalhos em dois módulos do programa (1200-1500 palavras, cada) (60%)

Bibliografia

AZEVEDO, C. M. (dir.), (2000-2002) - História Religiosa de Portugal, 3 v., Lisboa
DWYER, P.; DAMOUSI, J. (eds) (2020), The Cambridge World History of Violence, 4 Vol, Cambridge.
CAÑIZARRES-ESGUERRA e SEEMAN, E.R. (ed.) (2007) - The Atlantic in Global History. 1500-2000, New Jersey
COSTA, L. F., LAINS, P. e MIRANDA, S. M. (2011) - História Económica de Portugal (1143-2010). Lisboa
GODINHO, V. M. (2009) - Os problemas de Portugal, Lisboa
MATTOSO, J. (dir.) (2010-2011) - História da Vida Privada em Portugal, 4v, Lisboa
PEREIRA, P. (dir.) (1995) - História da Arte Portuguesa, 4 v, Lisboa
LAINS P., COSTA, L.F., Grafe, R., HERRANZ-LONCAN, A., IGUAL-LUIS, D., PINILLA, V e VILAR, H.V. (2024) - An Economic History of the Iberian Peninsula, 700-2000. Cambridge UP
SLOTTEN, H. R.; NUMBERS, R. L.; LIVINGSTONE, D. N. (eds.) (2020), The Cambridge History of Science: Modern Science in National, Transnational, and Global Context, Vol. 8, Cambridge.