2023

Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor

Nome: Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor
Cód.: PED12653D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Analisar as diversas dimensões da competência do professor na sociedade atual
O2. Concetualizar a profissão docente como uma profissão com um saber profissional específico
O3. Conhecer a evolução sobre a investigação sobre o professor e os marcos teóricos de referência relativos ao conhecimento profissional do professor
O4. Conhecer a evolução sobre a investigação sobre o desenvolvimento do professor e os modelos de referência relevantes sobre o desenvolvimento do professor
O5. Compreender a importância da reflexão sobre a prática e da colaboração na sustentação do conhecimento profissional e no desenvolvimento profissional do professor
O6. Refletir sobre o papel da investigação sobre a própria prática profissional no conhecimento e desenvolvimento profissional do professor

Conteúdos Programáticos

1. A profissão de ensinar
1.1. Desafios e exigências de profissão
1.2. Conhecimento específico para ensinar
2. Conhecimento profissional do professor
2.1. Evolução da investigação
2.2. A natureza do conhecimento profissional
2.3. Conteúdos do conhecimento profissional
2.4. O conhecimento didáctico
2.5. Desenvolvimento do conhecimento profissional
3. Desenvolvimento profissional do professor
3.1. Evolução da investigação
3.2. Formação e desenv. profissional
3.3. Modelos de formação inicial
3.4. Modelos de desenvolvimento profissional
4. Factores de desenvolvimento profissional

4.1. Reflexão sobre a prática
4.2. Colaboração
4.3. Contextos de desenvolvimento profissional
5. A prática profissional: relações com o conhecimento e o desenvolvimento profissional
5.1. Conceito, características, processos.
5.2. Investigar a própria prática.
6. A colaboração profissional: relações com o conhecimento e o desenv. profissional
6.1. Atores, focos, factores de sucesso
6.2. Comunidades de Prática.

Métodos de Ensino

As metodologias serão diversificadas:
(a) Apresentação pelo docente de ideias e trabalhos de autores fundamentais, acompanhadas de debate generalizado no seio da turma
(b) Apresentações e dinamizações orais levadas a cabo pelos estudantes, em grupos.
A consecução dos objetivos exige que os estudantes se envolvam ativamente em todas as atividades das sessões de trabalho.
A avaliação nesta unidade curricular decorre de forma continua ao longo de todas as sessões de trabalho e terá em conta a assiduidade e participação dos estudantes nas atividades das aulas, incluindo o seu desempenho na dinamização duma apresentação em grupo. Inclui também a elaboração de uma reação crítica individual escrita sobre tema escolhido em função dos interesses específicos do estudante, enquadrado na temática da uc. A classificação final na disciplina resultará das seguintes componentes e ponderações:
Assiduidade e participação: 10%
Apresentação e dinamização (grupo) - 30%
Reação crítica (individual) - 60%

Bibliografia

Chaves, I. S. (2001). Formação, Conhecimento e Supervisão: Contributos nas áreas de Formação de Professores e de outros Profissionais. Aveiro: UA
Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto
Depaepe, F., Verschaffel, L., & Kelchtermans, G. (2013). Pedagogical content knowledge: A systematic review of the way in which the concept has pervaded mathematics educational research. Teaching and Teacher Education, 34, 12-25.
Flores, A., & Barwani, T. (Eds.), (2016). Redefining teacher education for the post-2015 era : global challenges and best practices. NY: Nova Science.
Leite, C., & Pinto, C. (2016). O trabalho colaborativo entre os professores no quotidiano escolar: Condições para a sua existência e sustentabilidade. Educação, Sociedade e Culturas, 48, 69-91.
GTI (Ed.)(2002), Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM.
Schön, D. A. (1991). Educating the reflective practitioner. Oxford: Jossey-Bass.