2023

Enogestão

Nome: Enogestão
Cód.: GES13086L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Na UC abordam-se os fundamentos de gestão, estratégica e operacional, das empresas agro-industriais e do agro-negócio e a forma como enquadram, orientam, avaliam e tomam decisões. O foco é a enologia e o agronegócio do vinho.
Pretende-se fornecer conceitos, instrumentos, técnicas e métodos de planeamento, de implementação e de controlo para apoiar a tomada de decisões de gestão empresarial, permitindo desenvolver capacidade de gestão do enólogo para enquadrar e alinhar as suas decisões em diferentes contextos de definição de estratégias empresariais, de operacionalização e concretização de atividades operacionais, e de análise e avaliação dos processos utilizados e resultados gerados em termos da eficiência e eficácia económica,
financeira e técnica de estrutura e funcionamento.
O objetivo é que os alunos desenvolvam competências de gestão que ajudem a tomada de decisão com vista a valorização dos recursos e capacidades organizacionais e à criação de valor.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - Introdução, enquadramento e níveis de análise do negócio do vinho
- Definição e componentes chave
- Níveis de análise
- Enquadramento do negócio do vinho
- Mercados de produtos e serviços complementares – ex. Enoturismo
- Contexto e desafios
Módulo 2 - Gestão da Procura
- Consumo
- Vendas e Comercialização
- Vantagens competitivas pela diferenciação
- Análise e aplicação ao caso do vinho
Módulo 3 - Gestão da Oferta
- Conceitos de produção e logística (inclui stocks)
- Matérias-primas, Recursos, processos e competências organizacionais
- Custos e investimentos
- Orçamentos e Finanças
- Vantagens competitivas pelo custo
- Análise, aplicação e caso do vinho/adegas
Módulo 4 - Estratégia e análise de indústria e mercados
- Conceitos de mercados e indústrias
- Análise da indústria e de mercados
- Fatores chave de sucesso
- Marketing estratégico
- Integração horizontal e vertical – produtos e serviços conjuntos
- Análise, aplicação e caso da industria e mercados do vinho

Métodos de Ensino

A metodologia inclui a exposição de matérias, resolução de exercícios e elaboração de trabalho de grupo.
Promove-se a participação dos alunos para desenvolver competências de aplicação de conhecimentos. No trabalho de grupo os estudantes caracterizam uma empresa de vinhos em termos de objectivos, valores, áreas de desenvolvimento estratégico, produtos e serviços, actividades e instrumentos das áreas das vendas, produção e mercados.
O regime de avaliação contínua tem duas provas de frequência escritas, com peso de 35 e 50%, respectivamente, e um trabalho de grupo com 15% da nota final. O regime de exame tem uma prova de exame escrita com um peso de 90% e o trabalho tem um peso de 10%.

Bibliografia

Batalha, Mário O. (2009), Gestão Agro-industrial, 2 Volumes, 5ª Edição, Editora Atlas, Brasil.
Basenko, D. et al. (2013), Economics of Strategy, Sixth Edition, Wiley.
Grant, Robert M. (2005) Contemporary Strategic Analysis, Fifth Edition, Blackwell Publishing.
Marques, C. (2012), Planeamento da Empresa Agrícola, Manuais da Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais; e Marques C., Fragoso R., Coelho, L., Lucas M.R., Godinho M.L. e Martins, M.B. (2008), Exercícios Práticos de Planeamento da Empresa Agrícola, Colecção Manuais da Universidade de Évora, Série Área Departamental de Ciências Económicas e Empresariais.
Marques, Carlos et al. (2015) Gestão – Introdução e desenvolvimentos. Edições Sílabo.
Robbins, Stephen P. Coulter, Mary. (2009). Management. (Tenth Edition), Prentice Hall.