2023

Marketing

Nome: Marketing
Cód.: GES02309L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Trata-se de uma Unidade Curricular onde se pretende dar a conhecer aos alunos um conjunto de noções e aplicações sobre Marketing.
Pretende-se igualmente ensinar a analisar as estratégias de Marketing, que constituem uma etapa fundamental de qualquer projecto
empresarial.
Pretende-se que os alunos participem activamente na análise de casos práticos e no estudo de situações muito próximas da realidade
das empresas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução


1.1. Conceito de Marketing e sua evolução  


1.2. O papel do Marketing no planeamento estratégico das organizações  


 


2.Desenvolvimento de estratégias de marketing


2.1.Elaboração da estratégia de Marketing


2.2.Análise Interna


2.3.Análise do Meio Envolvente, do Mercado e Concorrência


2.4.Análise SWOT


2.5.A fixação de objectivos de Marketing


 


3.Opções Estratégicas Fundamentais


3.1. Segmentação   


3.2. Posicionamento


3.3. Estratégias de Marca


 


4.Comportamento do consumidor


4.1. Processo de decisão


4.2. Influências ao processo de decisão


 


5.Produto


5.1.  Mix do produto


5.2.  Inovação


 


6.Preço


6.1. Determinação do preço 


6.2.  Estratégias de preço 


 


7.Distribuição 

7.1. Circuitos de Distribuição 


7.2. Escolha do circuito  


8.   Comunicação


8.1.  Mix da Comunicação 
8.2.  Publicidade
8.3.  Relações públicas, Patrocínio e Mecenato 
8.4.  Novas formas e meios de comunicação 

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora.
Durante o decorrer da unidade curricular serão colocadas em prática as seguintes metodologias de ensino:
*2 tempos letivos, teórico-prático de 4h por semana, em sala para interligação de conhecimento teórico e prático. Nos quais se recorre a metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem de forma a fomentar o diálogo, exposição de ideias e opiniões para estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral.
* Análise, resolução e discussão de estudos de caso em grupo.
* estudo à distância através da plataforma de e-learning o Moodle de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os estudantes;
* indicação das leituras que os estudantes deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* visualização de filmes relacionados com os temas estudados;
* Participação em conferências quando possível.

Avaliação

De acordo com o previsto no RAUE o estudante tem a possibilidade de optar pelo regime de avaliação contínua (AC) ou final (AF).
O estudante para obter aprovação na UC deverá assistir a 75% das aulas quer na AC, quer AF por exame. Não são abrangidos por esta regra os estudantes que possuam estatuto TE.
A nota mínima em qualquer momento de avaliação é de 7 valores, caso contrário transita para a avaliação seguinte.
O estudante que opte por AC fica sujeito às seguintes avaliações:
I. 4 trabalhos em grupo na sala de aula.
II. Teste escrito, individual e com consulta de 3 folhas A4.
O estudante que optar pela AF em época normal ou de recurso terá de realizar:
 Um teste escrito com toda a matéria, sendo também este com consulta de 3 folhas A4
 Ou o teste escrito nas condições descritas em cima e os trabalhos de grupo em sala de aula.
AF(AC)=10%*TG1+10%*TG2+10%*TG3+10%*TG4+60%*teste
AF=10%*TG1+10%*TG2+10%*TG3+10%*TG4+60%*Exame/Ex. recurso ou
AF=100% Ex. / Ex.Recurso

Bibliografia

Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação. (1)

Kotler, Philip; Keller; Kevin. (2013). Administração De Marketing. Prentice-Hall, 14ª Edição (2)

Kerin, R.A; Hartley, S.W; Berkowitz, E.N; Rudelius, W. (2008). Marketing. Tradução da 8ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill – Interamericana do Brasil (3)
(1), (2) e (3) correspondem às obras de leitura recomendada na planificação das aulas