2023

Design de Interação e de Experiência

Nome: Design de Interação e de Experiência
Cód.: VIS14219M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Estimular o pensamento crítico e o debate colaborativo. Desenvolver capacidades de especulação para promover experiências significativas centradas na vida, em ambientes digitais ou físicos com enfoque nas relações entre as pessoas, os artefactos e os serviços, em processos integrados de I&D em IxD /UxD

a. Ser capaz de descobrir um contexto propício para provocar experiências interativas inovadoras em ambientes de reflexão colaborativos não lineares
b. Ser capaz de convocar experimentar e fazer colidir referências inspiradoras para proporcionar novas experiências interativas multissensoriais
c. Saber explorar e integrar na experiência do utilizador ser Útil, Utilizável, Acessível, Fiável, Credível, Desejável, Inclusivo, Valioso, Sustentável
d. Ser capaz de desenvolver e integrar meta-competências de intuição e empatia; usar diversas modalidades de pensamento, assistidas pelo desenho e prototipagem de ideias
e. Saber comunicar em diversas dimensões discursivas, existentes ou a inventar

Conteúdos Programáticos

Identificam-se e exploram-se como possibilidade de integração, todas as sub-áreas disciplinares do Design. Convocam-se para o processo de especulação, reflexão e experimentação outras áreas da cultura material e/ou imaterial cuja complementaridade amplifique o campo disciplinar e reforce o sentido de oportunidade de inovação.

1. Perspetivas para o Design de Interação e Design de Experiência: especulação colaborativa sobre tendências, possibilidades e visões e cenários de futuro holísticos / híbridos / orgânicos / fluidos / dinâmicos / adaptáveis / integrados / regenerativos e disruptivos, em ambientes físicos e/ou digitais
2. Pensamento Visual: Inspiração e Insight;
3. Design de Estratégias Integradas;
4. Referências Inspiradoras e Cultura em Design;
5. Experimentação e Prototipagem em IxD/UxD.

Métodos de Ensino

Exposição participada, debate, acompanhamento individual tutorial, discussão suscitada pelos pontos de situação dos projetos individuais de investigação desenvolvidos pelos alunos, exploração e simulação de casos, visionamento e debate de vídeos e filmes, resolução de problemas concretos, visionamento de outro material iconográfico relevante e aulas em contexto.

Critérios de avaliação:
a. Evidência de competências de especulação, reflexão critica, elaboração de mapeamentos ideográficos inspiradores e de visões de futuro disruptivas (20%);
b. Qualidade conceptual do(s) artefacto(s) integrando, estrategicamente, áreas complementares do Design (20%);
c. Potencial de experiência de utilizador (“UAU!”) (20%);
c. Saber comunicar em todas as dimensões discursivas (20%);
e. Qualidade global e potencial de Ser Inovação (20%).

Ver o brief da UC

Bibliografia

Allanwood, Gavin, 2019. User experience design: a practical introduction. London: Bloomsbury Visual Arts
Garrett, Jesse J., 2011[2002]. The elements of user experience: user-centered design for the Web and behond. 2nd ed. Berkeley, CA: New Riders
Moggridge, Bill, 2007. Design interactions. Cambridge, MA: The MIT Press
Salmond, Michael, Ambrose, Gavin, 2015. The fundamentals of interactive design. London: Fairchild Books

Equipa Docente