2023

Culturas Musicais

Nome: Culturas Musicais
Cód.: MUS14119M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Unidade Curricular visa fomentar o desenvolvimento das capacidades musicais, aos níveis do enquadramento cultural, reconhecimento auditivo e técnicas básicas de ensino da música junto de um conjunto de estudantes cujos objectivos profissionais são a Educação de Infância.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular identifica os elementos fundamentais que levaram à construção da música tal como ela se apresenta na sociedade contemporânea; reconhecendo os principais estilos, sua evolução, razões, contextualização histórica e social.
Para além da música originária no cânone tradicional europeu, o conceito de World Music será também enquadrado no âmbito da cultura contemporânea, seleccionando-se no decorrer do ano lectivo em curso, estudos de caso representativos para a compreensão de determinadas realidades como, por exemplo, a cultura lusófona, as raízes do Jazz, Rock e Pop, bem como os repertórios musicais destinados à infância.
Num contexto de inclusividade e transversalidade cultural que percorre toda a música, serão também abordadas questões da sua indústria (como por exemplo: grandes orquestras; grupos profissionais; gravações; televisão e novos media)
No final, o aluno deverá igualmente ter desenvolvido um sentido crítico de análise da música correntemente executada

Conteúdos Programáticos

O Cânone Tradicional
- Terminologia e estilo: A antiguidade; barroco, classicismo; romantismo; séc XX
- As perspectivas da Musicologia e da Etnomusicologia
- Músicas ocidentais e Músicas não ocidentais

World Music
- Conceitos e abrangência
- A integração da World Music no domínio dos estudos culturais (Cultural Studies)

Música Popular no Ocidente
- O estudo da Música popular
- O significado cultural e social da Música popular
- A Música Jazz, Rock e Pop
- A indústria e os media
- Os repertórios musicais destinados à infância e juventude.

Métodos de Ensino

Aulas TP:1)Audição de exemplos musicais e a respectiva análise segundo os critérios científicos que vão sendo lecionados; 2)Aulas expositivas sobre o conteúdo do programa.
O trabalho requerido da parte dos alunos, divide-se também em dois eixos: 1)Trabalho de pesquisa em torno das fontes dadas pelo professor, nomeadamente exemplos bibliográficos, havendo uma incidência particular nos métodos didáticos de formação musical destinados às crianças;2)Apresentação nas aulas de análises musicais realizadas pelos alunos em contexto de estudo, partindo de exemplos propostos pelo professor segundo os critérios aprendidos.
Regime de avaliação contínua: Apresentação dos resultados dos trabalhos de pesquisa em torno de bibliografias propostas e apresentação de análises de exemplos musicais - (60%); Uma frequência escrita com análise de exemplos musicais e uma resposta desenvolvida sobre matéria teórica exposta pelo professor ao longo do semestre (40%).
Regime de avaliação final: exame (100%)

Bibliografia

Agawu, K. (2003). Representing African Music. New York: Routledge.
Andrade, M. (1989). Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia.
Bakan, M. B. (2007). World Music: Traditions and Transformations. NY: McGraw Hill.
Cook, N. (1990). Music, Imagination, and Culture. Oxford: Clarendon Press.
Giacometti, M. e Lopes-Graça, F. (1981). Cancioneiro Popular Português. Lisboa: Círculo de Leitores.
Nettl, B. (2008). Excursions in World Music (Fifth Edition). Upper Saddle River, N.J.:Prentice Hall.
Shelemay, K. K. (2006). Soundscapes: Exploring Music in a Changing World (2nd Edition). NY: W.W. Norton.
The Gordon Institute for Music Learning: https://giml.org/mlt/about/
The New Grove Dictionary of Music and Musicians (2000). London, Macmillan.
The Orff Approach to Music Education for Children: https://www.liveabout.com/the-orff-approach-2456422
Taruskin, R. (2004).The Oxford History of Western Music, (6 vol.), London, Oxford UP.
Wade, B. C. (2004). Thinking Musically: Experiencing Mus

Equipa Docente