2023

Conhecimento do Mundo na Infância

Nome: Conhecimento do Mundo na Infância
Cód.: PED11404M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Avaliar o papel que as ciências naturais e sociais desempenham num quadro de educação para todos e ao longo da vida;
- Compreender e valorizar o papel que a área de Conhecimento do Mundo desempenha no desenvolvimento intelectual, estético e socio-moral das crianças;
- Compreender a importância da promoção da igualdade de género no trabalho com as crianças;
- Relacionar, de um modo integrado, a área de "Conhecimento do Mundo" com as diferentes áreas de conteúdo na educação de infância;
- Conhecer e utilizar métodos, técnicas e instrumentos adequados à construção do conhecimento no âmbito das Ciências do Meio Físico e Social;
- Desenvolver atitudes científicas criando hábitos de pesquisa, de seleção, organização e tratamento da informação, bem como de rigor e objetividade na linguagem;
- Planificar de forma integrada temas, no âmbito do conhecimento do mundo, pedagogicamente adequados ao contexto pré-escolar.

Conteúdos Programáticos

1. A área do Conhecimento do Mundo e a formação da criança
1.1. A área do Conhecimento do Mundo nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar.
1.2. A importância da educação científica na infância.
1.3. Abordagem das questões de género na infância

2.A descoberta do mundo social, físico e natural.
2.1. A metodologia científica
2.2. O papel do educador como mediador na aprendizagem do mundo físico e natural.
2.3. A descoberta do mundo social
2.4. Aprender história e geografia na infância

3. Metodologias de trabalho e utilização de recursos.
3.1. Atividades experimentais: organização e planeamento.
3.2. O meio físico e social como recurso: a preparação e o planeamento de saídas de campo.

Métodos de Ensino

As metodologias privilegiam a participação dos alunos nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização.
Daremos assim relevo a formas de trabalho centradas na análise crítica de textos de conteúdo didático relevante, a construção e a exploração didática de materiais simples, ligados aos temas abordados e adequados ao contexto infantil

A avaliação é continua e decorre ao longo do semestre através da realização de Tarefas (T), de natureza diversa (individuais e/ou em grupo), relacionadas com temas estruturantes do programa e de um Tarefa Final de natureza científico-didática sobre um tema escolhido pelos estudantes, sujeito a apresentação e discussão em sala de aula (TF).
Classificação Final =[(T1+T2+T3+T4)/4] + Tf) /2

No regime de exame, os estudantes realizam uma prova escrita de Exame (Ex) e uma Tarefa Tinal (TF).
Classificação Final =(Ex+Tf)/2

Avaliação

A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora (Regulamento Escolar Interno) no quadro da flexibilidade e autonomia conferida aos Departamentos, nomeadamente no que diz respeito ao estabelecimento de normas de assiduidade. Em conformidade, o regime de frequência da disciplina implica a presença obrigatória dos alunos em, pelo menos, 75% das sessões, independentemente da natureza das mesmas.


Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.


Os trabalhadores-estudantes deverão contactar o docente nos trinta dias subsequentes ao início do semestre lectivo, a fim de tomarem conhecimento dos ajustamentos que a sua situação específica vier a aconselhar, de acordo com o estipulado no respectivo Estatuto.


  Para obter aprovação na disciplina, qualquer aluno que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, poderá optar por uma das seguintes modalidades:


Para obter aprovação na unidade curricular, qualquer aluno que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, poderá optar por uma das seguintes modalidades:


1.       Avaliação Contínua: consiste na realização de uma prova escrita de avaliação (Pe), conjugada com uma prova prática (Pp). É condição de aprovação a obtenção, quer na prova escrita, quer na prova prática, de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.


2.       Exame (normal ou de recurso): consiste na realização de uma prova escrita de exame (Ex) e de uma prova prática (Pp), sendo condição de aprovação a obtenção, em qualquer daquelas provas, de uma classificação parcial igual ou superior a 9,5 valores.


Os conteúdos sujeitos a avaliação nas provas escritas (de avaliação contínua e de exame) serão previamente definidos e comunicados aos alunos. 


A prova prática (Pp) (comum a ambos os regimes), realizada sob a orientação docente, consiste na elaboração, em díades ou tríades, de um trabalho de natureza científico-didática sobre um tema da área do Conhecimento do Mundo. Este será sujeito a uma apresentação e discussão públicas em data a combinar.


·           A classificação final será obtida do seguinte modo:


1.       Regime de Avaliação Contínua:                             


                                         C. F. =  (Pe + Pp) /2


2.       Regime de Exame:


                                 C. F. = (Ex + Pp) /2


Em que:


Pe = classificação da prova escrita de avaliação contínua.


Ex = classificação do Exame.


 


Pp = classificação da prova prática (comum a ambos os regimes).

Bibliografia

Abud, K.M. (2012). O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz. Antíteses. v. 5, n. 10, pp. 555-565
Fialho, I. (2010). Ensino experimental. In Pasta mágica - Estudo do Meio (1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Porto: Areal Editores.
Martins, I. et al. (2009). Despertar para a ciência. Actividades do 3 aos 6. Lisboa: ME - DGIDC. Disponível em http://www.esec.pt/cdi/ebooks/docs/Despertar_para_ciencia.pdf
Miranda, S. R. (2010). Estranhos passados encontrados em um museu: a criança e seus olhares sobre o tempo desconhecido. Cadernos Cedes, vol. 30, n. 82, p. 369-382.
Magalhães, O. & Barca, I. (2013). História para os mais novos? In J. Prats, I. Barca & R. Facal (orgs). História e identidades culturais (pp. 728.734). Braga: CIED.
Pena, F. e Teixeira, l. (2003). Pequenos gigantes. Educação pré-escolar. Dos 3 aos 5 anos. Porto: Porto Ed.
Santos, M. L.; Gaspar, M. F. & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos.