2025
Saúde Infantil
Nome: Saúde Infantil
Cód.: ENF11417M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A unidade curricular ajuda no reconhecimento de situações de doença que influenciam o bem estar das crianças,influenciando a aprendizagem.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aprofundar conhecimentos na área de saúde infantil para a compreensão de problemas que influenciam a aprendizagem da criança;
Compreender, a influência do educador/professor, na relação de ajuda na área da saúde, da criança/família;
Incentivar à utilização da produção científica mais recente, para a melhoria da capacidade de comunicação no incentivo a estilos de vida saudáveis;
Explorar áreas temáticas como a cidadania, na promoção do desenvolvimento da criança;
Conhecer situações de risco que influenciam a qualidade de vida da criança.
Compreender, a influência do educador/professor, na relação de ajuda na área da saúde, da criança/família;
Incentivar à utilização da produção científica mais recente, para a melhoria da capacidade de comunicação no incentivo a estilos de vida saudáveis;
Explorar áreas temáticas como a cidadania, na promoção do desenvolvimento da criança;
Conhecer situações de risco que influenciam a qualidade de vida da criança.
Conteúdos Programáticos
Etapas do desenvolvimento e respetiva vigilância de saúde, aspetos que o educador pode identificar e notificar.
Promoção da saúde e prevenção de situações de risco.
A importância da nutrição no desenvolvimento infantil.
Desequilíbrios nutricionais, obesidade e desnutrição, comorbilidades.
Transtornos do sono, influência no bem-estar infantil.
Doença crónica, sinais de alerta, condicionalismos na aprendizagem e no sucesso escolar.
Maus tratos infantis, tipologia, epidemiologia, sinais de alerta, redes de apoio.
Situações de urgência nas crianças, primeiros socorros, orientações no encaminhamento de problemas de saúde de maior complexidade.
Promoção da saúde e prevenção de situações de risco.
A importância da nutrição no desenvolvimento infantil.
Desequilíbrios nutricionais, obesidade e desnutrição, comorbilidades.
Transtornos do sono, influência no bem-estar infantil.
Doença crónica, sinais de alerta, condicionalismos na aprendizagem e no sucesso escolar.
Maus tratos infantis, tipologia, epidemiologia, sinais de alerta, redes de apoio.
Situações de urgência nas crianças, primeiros socorros, orientações no encaminhamento de problemas de saúde de maior complexidade.
Métodos de Ensino
Serão acionadas metodologias que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, assentes num trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial. Serão também criados espaços de reflexão individual e em grupo.
Avaliação
Aplicação da metodologia ativa e colaborativa Design Thinking.
Trabalho em grupo (80%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio relacionado com Saúde Infantil. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Apresentação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes na discussão.
A avaliação final da Unidade curricular será o resultado ponderado das avaliações parciais, projeto com aplicação das etapas Design Thinking (80%) e apresentação oral do projeto (20%).
A avaliação por exame é realizada por uma prova escrita.
Trabalho em grupo (80%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio relacionado com Saúde Infantil. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Apresentação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes na discussão.
A avaliação final da Unidade curricular será o resultado ponderado das avaliações parciais, projeto com aplicação das etapas Design Thinking (80%) e apresentação oral do projeto (20%).
A avaliação por exame é realizada por uma prova escrita.
Bibliografia
Barros,L.(2010). Psicologia Pediátrica:perspetiva desenvolvimentista, 2ª.ed.Lisboa: Climepsi
Coll, C., Marchesi, A., & Palácios, J. (2009). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Brasil: Artmed.
Direção-Geral da Educação. (2017). Referencial de educação para a saúde. Direção-Geral da Educação, Lisboa, 144p.
Engelke, Z., & Heering, H. (2017). Parent Teaching: Teaching Parents about Nutrition of Healthy School-aged Children. CINAHL Nursing Guide.
Hockenberry, M.,& Wilson, D. (2016) .Wong Enfermagem da criança e do Adolescente, 9ª ed., Loures: Lusociencia.
Shaffer, D. (2005). Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência, 6ª ed., São Paulo: Thopson
Coll, C., Marchesi, A., & Palácios, J. (2009). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Brasil: Artmed.
Direção-Geral da Educação. (2017). Referencial de educação para a saúde. Direção-Geral da Educação, Lisboa, 144p.
Engelke, Z., & Heering, H. (2017). Parent Teaching: Teaching Parents about Nutrition of Healthy School-aged Children. CINAHL Nursing Guide.
Hockenberry, M.,& Wilson, D. (2016) .Wong Enfermagem da criança e do Adolescente, 9ª ed., Loures: Lusociencia.
Shaffer, D. (2005). Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência, 6ª ed., São Paulo: Thopson
Equipa Docente
- Maria Dulce Damas da Cruz [responsável]