2023

Arquitetura e Tecnologia III

Nome: Arquitetura e Tecnologia III
Cód.: ARQ02553I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Um dos objectivos específicos da disciplina é de integrar os vários sistemas que são componentes de um edifício.

Conteúdos Programáticos

Tema: Integração de sistemas.


 


« Nesta disciplina introduz-se o conceito de edifício enquanto sistema técnico. O aluno deverá articular e coordenar as diferentes especialidades num todo coerente, entendendo-as como elementos que fazem parte do projecto e contribuem para a definição da expressão arquitetónica. É ainda dada especial atenção às questões de eficiência e sustentabilidade.»


 


 in A3ES.


 



  • Desempenho dos Edifícios

  • Integração de Sistemas e Projectos

  • Sistemas correntes e sistemas avançados de construção

  • Sistema de Invólucro, Estrutural, Mecânico.

  • Coordenação de Especialidades


 


O programa engloba os conteúdos programáticos da Integração dos diferentes projectos de especialidades no projecto geral (coordenação), Princípios de Eficiência Energética e Sustentabilidade. − Baseado em A3ES.


 


 


Nota: O programa proposto é baseado no programa aprovado por A3ES. No entanto, o programa pode ter alterações ao longo do ano, derivadas do ajuste e da actualização dos conteúdos programáticos, para aprovação.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas apoiam-se na exposição oral da matéria, e com apoio de imagem a partir de recurso a apresentações digitais. São propostos trabalhos práticos, suas discussões e apresentações, enquadrados pela matéria ensinada nas aulas teóricas.

Avaliação

O regime de avaliação assenta na avaliação contínua (assiduidade e participação), em exercícios a partir dos conteúdos programáticos e em frequências realizadas ao longo do semestre.


 


A avaliação baseia-se nos parâmetros:


o    Assiduidade, interesse e participação nas aulas;


o    Cumprimento dos exercícios e trabalhos práticos realizados nas aulas;


o    Cumprimento dos calendários estabelecidos;


o    Prova da compreensão de conceitos, de princípios e de instrumentos científicos e analíticos apresentados nas aulas teóricas e práticas.


o    Capacidade para aplicar novos conhecimentos e ferramentas na concepção arquitectónica.


 


Cada aluno, à partida, pode prestar provas em três fases de avaliação por semestre, na época lectiva, na época normal e na época de recurso de exames. Todavia, para o aluno poder realizar o teste teórico da época lectiva, o aluno tem de assistir obrigatoriamente a 75% das aulas leccionadas durante a época lectiva. 


 


A avaliação na época lectiva, na época normal, na época de recurso, e época especial de exames baseia-se nos seguintes parâmetros:


o    Teste individual da componente teórica − 50%


o    Exercícios práticos da componente prática – 50%


 


Para obtenção da aprovação na unidade curricular, os alunos necessitam de obter classificação superior a 10 valores pela fórmula descrita em cima.


 


Para obtenção de aproveitamento na disciplina, cada aluno  tem de:



  • Realizar a frequência ou teste de exame relativo à componente teórica e também ter apresentado o exercício prático relativo à componente prática.

  • Obter a classificação mínima de 9 valores na frequência ou teste de exame da componente teórica.


 


Os alunos têm de assistir obrigatoriamente a 75% das aulas leccionadas para poderem estar sujeitos a aprovação na unidade curricular.


 


Caso os alunos não obtenham aproveitamento (classificação inferior a 10 valores) durante a avaliação contínua do período lectivo, podem realizar os exames na época normal e na época de recurso de exames.


 


Os exames da época normal, de recurso e especial serão efectuados por um teste de componente teórica e também por uma prova de componente prática (e.g. apresentação dos exercícios práticos lançados no período lectivo).


 


 


O Método de Avaliação apresentado está de acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora.

Bibliografia

BRAND, Stewart- “How Buildings Learn: What Happens After They’re Built”, Viking, New York, NY, 1994


 


Canha da Piedade et al. - Climatização em Edifícios , ed. Orion, Lisboa, 2000.


 


International Energy Agency (Ed.) – Daylight in Buildings: A Source Book on Daylighting Systems and Components, Lawrence Berkeley National Laboratory, 2000


 


STEIN, Benjamim Stein & REYNOLDS, John - Mechanical and Electrical Equipment for Buildings , John Wiley & Sons, 2002.


 


MASCARENHAS, Jorge , «Sistemas de Construção», Livros Horizonte, Lisboa, 2004-2011.


 


MIT - “Building Systems Design Handbook”, MIT Department of Facilities, 2001


 


REID, Esmond – Como funcionam os Edifícios – Uma Abordagem Multidisciplinar, Edições CETOP, 1984 (1ªEdição), Mem Martins, 1989.


 


 


RUSH, Richard D. & AIA- The American Institute of Architects (Ed.)- The Building Systems Integration Handbook, Butterworth-Heineman, Boston, 1986

Equipa Docente