2023

Arquitetura e Tecnologia II

Nome: Arquitetura e Tecnologia II
Cód.: ARQ02546I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Condições para obtenção de conforto térmico e de adequada qualidade do ar interior. A ventilação natural. A regulamentação no domínio da Térmica dos Edifícios. Conceito de certificação energética.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Tema: A Arquitetura e a construção enquanto sistema holístico.


Disciplina que visa introduzir a importância dos sistemas construtivos na tomada de decisões projetuais. A poética da materialidade e as suas potencialidades no campo da arquitetura. A simbiose conceptual entre matéria, construção, projeto e obra.

Conteúdos Programáticos

1. Apresentação de um projeto à escolha do ponto de vista conceptual e construtivo


O aluno é convidado a dissertar sobre a análise construtiva na tomada de decisão projetual e a sua indissociação no ato criativo;


2. Os Arquitetos Convidam para Jantar – Jantar para 4 


O aluno é confrontado com a necessidade de programação, metodologia, conceito e prática no ato de conceção com vista à criação;


3. Instalação Sanitária à esc. 1:20


O aluno é confrontado com a demonstração prática dos conceitos anteriormente explanados e apreendidos, sendo convidado a demonstrar os mesmos através da criação de uma Instalação Sanitária, explorando os temas de materialidade, estrutura, infraestruturas, conceito e concretização.

Métodos de Ensino

Através de aulas teóricas é esperado que o aluno desenvolva as suas capacidades de análise, de forma crítica e consciente, formulando soluções e desejos conceptuais e práticos. A avaliação será contínua e assentará no desenvolvimento de trabalhos teóricos e práticos.


 

Avaliação

 


O regime de avaliação assenta na avaliação contínua (assiduidade e participação), em exercícios a partir dos conteúdos programáticos e em frequências realizadas ao longo do semestre.


 


A avaliação baseia-se nos parâmetros:



  • Assiduidade, interesse e participação nas aulas;

  • Cumprimento dos exercícios e trabalhos práticos realizados nas aulas;

  • Cumprimento dos calendários estabelecidos;

  • Prova da compreensão de conceitos, de princípios e de instrumentos científicos e analíticos apresentados nas aulas teóricas e práticas.

  • Capacidade para aplicar novos conhecimentos e ferramentas na concepção arquitectónica.


 


Cada aluno, à partida, pode prestar provas em três fases de avaliação por semestre, na época lectiva, na época normal e na época de recurso de exames. Todavia, para o aluno poder realizar o teste teórico da época lectiva, o aluno tem de assistir obrigatoriamente a 70% das aulas leccionadas durante a época lectiva.  


 


A avaliação na época lectiva baseia-se nos seguintes parâmetros de avaliação contínua:



  • Participação − 10%

  • Frequência - Teste individual no final do semestre − 45%

  • Exercícios práticos – 45%


 


Para obtenção da aprovação na unidade curricular, os alunos necessitam de obter classificação superior a 10 valores pela fórmula descrita em cima.


 


Para obtenção de aproveitamento na disciplina, os alunos têm de:



  • Realizar a frequência ou teste de exame relativo à componente teórica e também ter apresentado o exercício prático relativo à componente prática.

  • Obter a classificação mínima de 8,5 valores na frequência ou teste de exame da componente teórica.


 


Os alunos têm de assistir obrigatoriamente a 70% das aulas leccionadas para poderem estar sujeitos a aprovação na unidade curricular.


 


Caso os alunos não obtenham aproveitamento (classificação inferior a 10 valores) durante a avaliação contínua do período lectivo, podem realizar os exames na época normal e na época de recurso de exames.


 


A avaliação na época normal e na época de recurso de exames baseia-se nos seguintes parâmetros:



  • Teste individual da componente teórica − 50%

  • Exercícios práticos da componente prática – 50%


 


Os exames da época normal e da época de recurso serão efectuados por um teste de componente teórica e também por uma prova de componente prática (e.g. apresentação e melhoria dos exercícios práticos lançados no período lectivo), em ambas as épocas de exame.


 


O Método de Avaliação apresentado está de acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora.


 

Bibliografia

 BRAND, Stewart- “How Buildings Learn: What Happens After They’re Built”, Viking, New York, NY, 1994


 


ORDEM DOS ARQUITECTOS − “A Green Vitruvius, Princípios e Práticas de Projecto para uma Arquitectura Sustentável”, O.A., 2001


 


Canha da Piedade et al. - Climatização em Edifícios ,., 2000, ed. Orion, Lisboa, 2000.


 


HOPKINSON, R.G., e PETHERBRIDGE, P., e LONGMORE, J., e FARIA, A. – Iluminação Natural, 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1980.


 


MARTINS DA SILVA, P. − “Acústica de Edifícios”, LNEC, Lisboa, 1978


 


MEHTA, Madan, e JOHNSON, Jim, e ROCAFORT, Jorge – Architectural Acoustics : Principles and Design, Prentice Hall, Upper Saddle River, New Jersey, 1999.


 


MASCARENHAS, Jorge − Sistemas de Construção, Vol. V – O Edifício de Rendimento da Baixa Pombalina de Lisboa, Livros Horizonte, Lisboa, 2004


 


Nick Baker, A. Fanchiotti, K. Steemers (Ed.) – Daylighting in Architecture – A European Reference Book, Comission of the European Communities, James&James (Science Publishers) Ltd., Brussels and Luxembourg, 1993 (1ª impressão).


 


RECS / REH. 2013. Decreto-Lei nº118/2013, de 20 de Agosto, Regulamentos de Desempenho Energético dos Edifícios.


 

Equipa Docente