2023

Representação Digital III

Nome: Representação Digital III
Cód.: ARQ02528I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos de aprendizagem da unidade curricular:


1. Introduzir novas plataformas de formalização digital nomeadamente a nível da modelação em três dimensões.


2. Desenvolver competências de entendimento sobre o desenho digital - o seu conceito, aplicações e transformações - e sobre as competências multidisciplinares de projecto num ambiente digital.


3. Desenvolver competências de modelação e visualização, espaço/forma.


 


4. Desenvolver a capacidade para importar modelos em vários formatos (3D) e usar várias técnicas de visualização através da criação de renders e animações.

Conteúdos Programáticos

- Primitivas 3D. Pontos Pivot. Opções de Snapping


- Usar formas 2D para criar objectos 3D


- Modificadores de Edit Spline e Extrude


- Modelação tridimensional em  Polígonos


- Animação por Key Frames


- Percursos animados


2.


- Posição de câmaras. Modificação de câmaras e planos


- Tipos de lentes e angulos


3.


- Utilização de luzes


- Modificação de parâmetros de luzes. Sombras


- Renders e opções de renderização


 


- Enquadramento em fundos reais

Métodos de Ensino

Trata-se de um processo que remete para uma reflexão sobre as possíveis interpretações do que significa Desenho Assistido por Computador, quer através de uma aprendizagem metodológica, pelo uso de diferentes programas(softwares) de apoio a projeto avançado de arquitetura, quer no desenvolvimento de projetos avançados de multimédia para arquitetura.


 


As metodologias de ensino baseiam-se em aulas teóricas com componente expositiva apoiada em meios audiovisuais, complementadas com exercícios práticos para cada conteúdo programático da unidade curricular. O conteúdo programático corresponde a uma aula, sendo três aulas dedicadas exclusivamente à realização do trabalho final. Serão convidados especialistas que mostrarão investigações e casos práticos de aplicação dos temas expostos.

Avaliação

Avaliação é contínua e terá três elementos fundamentais de avaliação:


a) Trabalho 1: 25% da nota final.


b) Trabalho 2: 25% da nota final.


b) Trabalho 3: 50% da nota final.


de curricular. O conteúdo programático corresponde a uma aula, sendo três aulas dedicadas exclusivamente à realização do trabalho final. Serão convidados especialistas que mostrarão investigações e casos práticos de aplicação dos temas expostos.


 

Bibliografia

MCCULLOUGH, Malcolm- Digital Ground Architecture, Pervasive Computing, and Environmental  Knowing, MIT press.


 


WHITELAW, Mitchell- Metacreation Art and Artificial Life, MIT Press


 


SEIDLER,Douglas -Digital Drawing for Designers: A Visual Guide to AutoCAD, Fairchild Pubns, 2007


 


ARNHEIM, Rudolf, Arte e Percepção Visual. Ed. 70, 1997


 


FRANKASTEL, Pierre, Imagem, Visão e Imaginação. Ed. 70, 1998


 


GRAU, Oliver, Virtual Art From Illusion to Immersion, MIT Press, 2003


 


HANSON, Eric, Maya 6. Killer Tips. New Riders, 2004


 


KATORI, R., PEDRO, A., Rhinoceros. Guia Prático, 2003


 


 


 

Equipa Docente