2023

Projeto IV

Nome: Projeto IV
Cód.: ARQ02520I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês, Espanhol, Italiano
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol, Italiano
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 



Objectivos específicos da Unidades Curriculares de Projecto IV



 


Projecto Avançado IV  aprofunda objectivos iniciados com Projecto III . A partir de um programa complexo, o exercício deverá representar a primeira aproximação real ao projecto de arquitectura enquanto conjunto articulado de diferentes especialidades e escalas. De acordo com o nº de ECTS, o aluno deve adquirir competências nos seguintes parâmetros:


 


análise I síntese


 


1.Introduzir a questão da investigação em arquitectura como metodologia multidisciplinar de projecto,


2.Introduzir programas complexos (mais de que um programa), e obter capacidade analítica de os equacionar de um modo teórico e projectual,


3. Demonstrar capacidade de síntese através do texto e do desenho como modo operadis conclusivo de cada fase de análise do projecto


 


teoria I história


1. Desenvolver a capacidade de entender a arquitectura como resultado de um pensamento teórico, reconhecendo exemplos desse processo, e mostrar capacidade de desenvolver uma estratégia projectual  identificadora dessas estruturas teóricas,


2. Reconhecer em casos de estudo e exemplos, as relações teóricas e de índole histórico que influenciaram os princípios arquitectónicos da obra


 


arquitectura I projecto


1. Desenvolver a capacidade autónoma de definir critérios de intervenção arquitectónica e princípios projectuais,


2. Desenvolver a capacidade para fundamentar as opções de projecto em relação às premissas do lugar e do programa,


3. Ter capacidade de elaborar e conceber as diversas fases do projecto a diferentes escalas, com a inerente necessidade de dotar cada escala do desenho com a informação qualificada de projecto.


 


sistemas I estruturais/tecnológicos


1.Desenvolver a capacidade de observação e entendimento da utilização de diversos sistemas construtivos em projectos de arquitectura,         


2. Desenvolver a capacidade de relacionar a estratégia de projecto com a correspondente definição do sistema construtivo a utilizar,


3. Desenvolver a capacidade de relacionar o projecto e a sua definição estrutural com outros sistemas tecnológicos a nível do comportamento da física dos edifícios.


4. Desenvolver a capacidade da relação entre as qualidades espaciais, a organização do espaço e os materiais a utilizar.


 


 


 território I paisagem


 1.Desenvolver a capacidade de relacionar o projecto com a sua envolvente paisagística e definição de critérios de intervenção a nível das componentes da paisagem.


 comunicação I grafismo


 1.Desenvolver a capacidade para comunicar o resultado do projecto através do desenho nas duas e três dimensões.


 Exercícios


 


Exercício 0: Le Corbusier. Uma análise integrada da sua obra .


Exercício 1 Definição do Programa do edifício.


 


1.1. Definição da estratégia arquitectónica para o lugar de projeto


1.2. Elaboração de maquete à escala 1:100


1.2. Elaboração de cadernos de pesquisa (esquiço) e outras referencias arquitectónicas.


1.3. Elaboração de desenhos escala 1:200.


 


Exercício 2 Definição do Projeto do edifício


2.1. Definição do projeto nas suas representações de desenho. Escala 1:100


2.2. Elaboração de maquete à escala 1:50 (parte do edifício).


 


Exercício 3 Apresentação Final do Projecto


Apresentação final de ambos os exercícios em Painel A1 com representação de plantas, corte e alçados.


Apresentação


Todos os elementos necessários para a boa e correcta leitura do projecto.


Todos os elementos essências anteriores do projecto


Caderno A3 com síntese gráfica rigorosa do lugar, analise, e projecto.


 



 



 

Conteúdos Programáticos



Programa (Conteúdos Programáticos)



 


As mais recentes mudanças sociais na zona de países da costa leste e norte de África e também do médio Oriente, tem de um modo muito célere transformado a percepção da noção de fronteiras estabelecidas. O êxodo demográfico crescente que a Europa tem assistido, decorrente de longos processos de conflitos bélicos e de outras problemáticas socioeconómicas associadas, criaram rotas geográficas que tem alicerçado a entrada de milhares de cidadãos na Europa. Atravessando o Mediterrâneo na sua zona mais estreita junta da ilha de Lampedusa e da costa da Libia; no estreito de Gilbraltar em Ceuta e Melilla e através dos Balcães novas fronteiras se tem alicerçando mas sem a consequente possibilidade de se elaborarem estratégias de inclusão urbana e social à escala do novo fenómeno observado.


 


 


 


O programa e o exercício evocam a noção que arquitetura implica uma assunção de uma ideia de sociedade, uma aproximação ao espaço e à consequência emocional, psicológica e de memória da sua construção. Souto de Moura definiu a arquitetura como um acto “que melhora a paisagem”, ou também Siza Vieira que refere, “a arquitetura não é um problema de objecto mas sim um problema de relações”, relações que se ampliam na interação social e cultural entre as pessoas e os espaços que determinam as suas ações. A evidência dessa dialéctica converte a atividade do arquiteto num organizador dos espaços (in)temporais contribuindo para a requalificação do espaço construído,  do espaço da cidade, constituindo desse modo um significativo actor da criação de civilização.


 


 


 


O exercício pretende que se desenvolva um Centro de acolhimento temporário para Refugiados com


 


espaço de alojamento para 15 famílias,  espaço educativo para crianças, espaço exterior .


 

Métodos de Ensino

Ensino prático e laboratorial com 12h de contacto semanais, equivalente a 12 ECTS, e acompanhamento tutorial 6h semanais em horário a acordar. Existe a obrigatoriedade de frequência de, pelo menos, 75% das aulas.
Os conteúdos programáticos serão introduzidos pelo docente através de aulas com apoio audiovisual, conferências, visitas de estudo e acompanhamento individual ou em grupo dos trabalhos.
Os alunos serão avaliados quantitativamente e qualitativamente em regime de avaliação contínua de acordo com as avaliações intercalares definidas no programa da UC e no campo «Avaliação» desta FUC.

Avaliação

Esta UC considera o regime de Avaliação Contínua (nota mínima é de 10 valores).

A Avaliação Contínua consta de:
A1 - Avaliação intercalar 01
A2 - Avaliação intercalar 02
A3 - Avaliação intercalar 03
AF - Apresentação final
(NF) Nota Final = (0,10xA1) + (0,10xA2) + (0,30xA3) + (0,50xAF)

A Avaliação por Exame (Recurso, épocas Especial e Extraordinária) consta de:
AF - Apresentação final
Nota Final = (0,10xA1) + (0,10xA2) + (0,30xA3) + (0,50xAF).

A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas). Quem exceder o número de faltas apenas se poderá submeter ao exame de época de recurso.
A realização do exame de época especial e do época extraordinária carece de validação por parte dos Serviços Académicos.
No caso do horário de trabalho dos alunos trabalhadores estudantes (TE) coincidir com o da aula, os alunos devem acordar na 1ª semana de aulas com o docente responsável outro horário para apresentar presencialmente os seus trabalhos a cada 15 dias.

Bibliografia

Bibliografia a definir de acordo com as necessidades e oportunidades, em função do desenvolvimento dos trabalhos.