Projeto III
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal objectivo o reconhecimento e desenvolvimento de uma estratégia projectual.
Partindo de uma leitura e análise do território o aluno deve ser capaz de definir uma estratégia de projecto coerente, fundamentada e ancorada ao lugar.
Será realizado um exercício onde será explorada a compreensão dos elementos caracterizadores do território (paisagem e estruturas arquitectónicas construídas) procurando o estabelecimento de uma estratégia de projecto coerente e articulada com o lugar e propositiva da especificidade ao programa funcional que o aluno deverá questionar, propor e desenvolver.
Objectivos:
1. Ampliar o uso dos instrumentos de projecto;
2. Desenvolver a capacidade de pesquisa, leitura e observação crítica;
3. Desenvolver a capacidade de comunicação do projecto;
4. Desenvolver a capacidade de interpretar e analisar um território/lugar e um programa;
5. Introduzir o reconhecimento da importância da definição de uma estratégia projectual coerente, fundamentada e ancorada ao lugar.
Conteúdos Programáticos
Programa
Construção de um percurso + centro intrepretativo de relação intensional com o lugar que permita encenar uma leitura específica deste e das suas características paisagísticas, históricas e culturais.
O aluno deverá através da pesquisa, analise e interpretação crítica propôr um programa coerente com a sua estrátégia de projecto.
O programa deve incluir:
1. Percurso
Com espaços de acesso, acolhimento, pontos de observação da paisagem distantes e próximos, pontos de paragem e descanso, e outros elementos a propôr pelo aluno dentro da lógica narrativa do percurso.
2. Centro de Acolhimento
Com espaço exterior de recepção que se relacione com o lugar e com o programa a propôr pelo aluno de acordo com a sua estrátégia de projecto.
LUGAR
Paisagem arqueológica das Minas de São Domingos, Mértola.
Contexto peri-urbano e de paisagem arqueologica/indistrial com uma relação muito evidente com o território envolvente e a história daquela paisagem.
Pretende-se que o aluno seja capaz de desenvolver uma leitura sensível do lugar, a partir da investigação sobre a sua história e funcionamento, permitindo através do projecto a reconstituição da lógica de percursos e usos da antiga infraestrutura.
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão introduzidos pelo docente através de aulas com apoio audiovisual, conferências, visitas de estudo e acompanhamento individual ou em grupo dos trabalhos.
Os alunos serão avaliados quantitativamente e qualitativamente em regime de avaliação contínua de acordo com as avaliações intercalares definidas no programa da UC e no campo «Avaliação» desta FUC.
Avaliação
A Avaliação Contínua consta de:
A1 - Avaliação intercalar 01
A2 - Avaliação intercalar 02
A3 - Avaliação intercalar 03
AF - Apresentação final
(NF) Nota Final = (0,10xA1) + (0,10xA2) + (0,30xA3) + (0,50xAF)
A Avaliação por Exame (Recurso, épocas Especial e Extraordinária) consta de:
AF - Apresentação final
Nota Final = (0,10xA1) + (0,10xA2) + (0,30xA3) + (0,50xAF).
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas). Quem exceder o número de faltas apenas se poderá submeter ao exame de época de recurso.
A realização do exame de época especial e do época extraordinária carece de validação por parte dos Serviços Académicos.
No caso do horário de trabalho dos alunos trabalhadores estudantes (TE) coincidir com o da aula, os alunos devem acordar na 1ª semana de aulas com o docente responsável outro horário para apresentar presencialmente os seus trabalhos a cada 15 dias.