2023

Projeto II

Nome: Projeto II
Cód.: ARQ02508I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

2023.2024
a definir

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular introduz o tema da promenade architecturale e aprofunda o reconhecimento das potencialidades espaciais enquanto mote da experiência arquitectónica, reflectindo as matérias desenvolvidas na unidade curricular Antropologia do Espaço. Nela serão analisados edifícios e conjuntos arquitectónicos notáveis, de carácter exemplar, de acordo, sobretudo, com a sua dimensão espacial e com os percursos que propõem. Na sequência dessa análise serão realizados dois exercícios onde será explorado o percurso e as sequências espaciais enquanto experiência arquitectónica, num edifício e num contexto territorial.


Objectivos:


1. Desenvolver o uso dos instrumentos de projecto


2. Desenvolver a capacidade de observação crítica e de análise


3. Desenvolver os principais temas da experiência da composição


4. Desenvolver as bases metodológicas da composição


5. Desenvolver a capacidade de comunicação do projecto



6. Desenvolver a capacidade de interpretar um lugar e um programa

Conteúdos Programáticos

Tema: Composição: sequência espacial e percurso enquanto experiência arquitectónica


1. Os instrumentos do projecto: o desenho livre, o desenho técnico à mão, a maqueta


2. Análise de casos de estudo de acordo com a sua dimensão espacial e com os percursos que propõem


3. O Percurso arquitectónico: tempo, momentos notáveis, contraste e tensão, ergonomia, habitabilidade, ambientes, texturas


4. O lugar e o programa



5. A representação da Arquitectura: o desenho à mão, a maqueta, o texto e a apresentação oral

Métodos de Ensino

As aulas serão dadas em regime de ensino prático e laboratorial, num total de 12 horas de contacto semanal, a que se somam 6 horas de acompanhamento tutorial.
Os conteúdos programáticos serão introduzidos pelo docente através de aulas com apoio audiovisual, conferências, visitas de estudo e acompanhamento individual ou em grupo dos trabalhos.
Os exercícios serão desenvolvidos nas aulas, sob a orientação da/o professor/a.
A avaliação é regida apenas pelo sistema de avaliação contínua, resultando do acompanhamento dos trabalhos ao longo do semestre, e será realizada com base na demonstração do domínio dos conteúdos leccionados.

Avaliação

A classificação resulta do regime de avaliação contínua, ou seja, consta de 3 exerc/avaliações intercalares, assiduidade/participação, elaboração de exercícios complementares, e uma apresentação Final.
Nota Final = 0,5 x [(0,1xExerc01) + (0,2xExerc02) + (0,5xExerc03) + (0,1xAss/part) + (0,1xExercComp)] + (0,5xFinal) = maior ou igual a 10 (dez) valores.

A avaliação por exame de época de recurso, exame de época de especial e exame de época extraordinária consta de 3 exerc/avaliações intercalares, e uma apresentação Final.
Nota Final = 0,5 x [(0,2xExerc01) + (0,3xExerc02) + (0,5xExerc03)] + (0,5xFinal) = maior ou igual a 10 (dez) valores.


A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas). Aluno que exceda o número de faltas, apenas se poderá submeter ao exame de época de recurso. A realização do exame de época especial e do época extraordinária carece de validação por parte dos Serviços Académicos.

Bibliografia

ÁBALOS, Iñaki, La buena vida. Barcelona: Editora GG, 2000
BOTTON, Alain, The Architecture of Happiness. Vintage, 2008
CAMPO BAEZA, Alberto, A ideia construída. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2004
GIEDION, Siegfried, Espaço, Tempo e Arquitectura: o desenvolvimento de uma nova tradição. São Paulo: Martins Fontes, 2004
HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
LOW, Setha M. 2014. "Spatializing Culture: An Engaged Anthropological Approach to Space and Place " In The People, Place, and Space Reader 34-38.
PALLASMAA, Juhani (1996) "O senso da Cidade: a cidade percebida, recordada e imaginada". In Habitar. São Paulo: GustavoGili. pp. 45-56.
PALLASMAA, Juhani (2018) Essências. São Paulo: Gustavo Gili.
TÁVORA, Fernando, Da organização do espaço. Porto: FAUP publicações, 1996
TUAN, Yi-Fu. 2011. Space and place: the perspective of experience. Minneapolis: University of Minnesota Press. Original edition, 1977.
ZUMTHOR, Peter, Atmosferas. Barcelona: Gustavo Gi