Economia e Gestão Agrícola
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Com esta unidade curricular os alunos deverão adquirir conhecimentos sobre os conceitos e métodos básicos de economia e de gestão de uma de uma empresa agrícola ou de um agro-negócio.
Na parte de economia pretende-se fornecer aos alunos as bases macroeconómicas e microeconómicas do funcionamento e da organização do sistema económico, a organização da produção e das decisões económicas tomadas pelos empresários, o comportamento dos consumidores e a racionalidade económica subjacente às suas escolhas. Espera-se que os alunos consolidem as suas capacidades de gestão da informação económica e social, e de análise e síntese das matérias económicas.
Na parte de gestão agrícola, tendo presente as saídas profissionais do ciclo de estudos, pretende-se que o aluno aprenda os conceitos e princípios introdutórios da gestão, do processo de decisão e dos seus passos fundamentais, conheça as necessidades de planeamento da organização e das suas diferentes áreas funcionais, dos planos a desenvolver bem como dos orçamentos em que se traduzem, perceba as diversas formas legais de constituição e tipos de estrutura das organizações, e saiba avaliar e analisar os resultados económicos e financeiros, bem como os efeitos da estrutura, do funcionamento e das diferentes áreas de negócio, atividades ou produtos da organização nesses resultados.
Conteúdos Programáticos
I - Parte de Economia Agrícola
1. Organização e Funcionamento do Sistema Macroeconómico
1.1 Objeto e método da Ciência Económica.
1.2 Os Princípios da Economia.
1.3 Organização Económica: Circuito Económico e Fronteira de Possibilidades de Produção.
1.4 Falhas de Mercado e Respetivas Soluções.
2. Funcionamento do Sistema Macroeconómico
2.1 Variáveis Macroeconómicas
2.2 Medição da Atividade Económica
2.3 A Função Económica do Estado
2.4 Políticas Macroeconómicas
3.Oferta e Procura: o Mercado
3.1 A Oferta e a Procura como forças de Mercado.
3.2 Determinação do Preço.
3.3 Elasticidade e as suas aplicações.
3.4 O papel do Estado.
3.5 Comércio Internacional.
4. Produção Agropecuária
4.1 Função de Produção.
4.2 Custos de Produção.
4.3 Escolhas Económicas dos Produtores Agropecuários.
4.4 A Curva da Oferta dos Produtos Agropecuários.
4.5 A Produção de Longo Prazo
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5. Escolhas do Consumidor
5.1 Restrição Orçamental.
5.2 Preferências. Curvas de Indiferença.
5.3 O conceito de Utilidade.
5.4 Escolha ótima do Consumidor.
5.5 Curva da Procura.
6. Regulação dos Mercados
6.1Concorrência Imperfeita.
6.2 Externalidades. Risco Moral. Bens Públicos. Recursos Comuns.
II - Parte de Gestão Agrícola
1. Conceitos fundamentais e âmbito da gestão agrícola
1.1 A definição de Gestão
1.2 As componentes chave da Gestão
1.3 Âmbito da gestão agrícola e níveis de análise e enquadramento
1.4 Particularidades da gestão agrícola e dos mercados dos produtos agrícolas
2. A organização e os recursos da empresa agrícola
2.1 As formas jurídicas e de organização da empresa
2.2 O empresário
2.3 O trabalho
2.4 O capital
3. Planos e orçamentos da exploração agrícola
3.1 Fluxos, circuitos e indicadores económicos, financeiros e de tesouraria
3.2 Designações tipo e classificações de produtos, fatores e indicadores
3.3 Planos e Orçamentos anuais
3.4 Orçamentos e projetos de Investimento
4. Análise e Avaliação dos resultados da empresa agrícola
4.1 Registos físicos, técnicos e contabilísticos para a tomada de decisão
4.2 Análise por rácios
4.3 Avaliação Financeira, Económica, Estrutura, Funcionamento e Sistemas, Atividades ou Produtos da empresa agrícolao
Métodos de Ensino
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências em termos de apreensão de conhecimentos de economia e de gestão agrícola e de capacidade de aplicação desses conhecimentos à resolução de exercícios, situações ou casos simplificados em que esses conhecimentos são necessários. Assim, a metodologia de ensino, em ambas as partes, inclui a apresentação das matérias e a elaboração de exercícios de aplicação. Cada tempo letivo de duas horas é dividido, para esse efeito, em dois, o primeiro de exposição e, o segundo, na sala de aula ou no laboratório de informática, em que se resolvem exercícios e casos de aplicação dos conceitos. Os textos, exercícios, trabalhos para casa e artigos constam das sebentas recomendadas para a unidade curricular e em materiais de apoio complementares que são disponibilizados on line na plataforma moodle da Universidade.
Deseja-se que as aulas sejam períodos de tempo de contacto, com os docentes e entre os próprios aluns, estimulantes e partilhados pelo que se promove a participação espontânea e crítica dos alunos para estimular o entusiasmo e a reflexão em grupo.
Avaliação
Em conformidade com as normas regulamentares da Universidade de Évora e as orientações dos Departamentos de Economia e de Gestão, a avaliação da unidade curricular de Economia e Gestão Agrícola compreende uma das seguintes alternativas de avaliação:
1) Avaliação Contínua
Para optarem por este regime de avaliação os alunos têm que frequentar pelo menos 80% das aulas. Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante não têm limite de faltas.
Esta alternativa de avaliação consta da realização de 2 frequências que pesam 45% cada uma para a nota final, uma correspondendo à parte de Economia Agrícola e outra à de Gestão Agrícola.
Neste regime, a participação nas aulas e a resolução de um exercício prático conta com 10% para a nota final (5% na parte de Economia Agrícola e 5% na de Gestão Agrícola).
Se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores mas tiver uma nota inferior a 7 valores, o aluno terá de sujeitar-se a uma prova oral suplementar.
2) Avaliação por Exame Final.
Os alunos que não participem em pelo menos 50% das sessões colectivas ficam automaticamente excluídos do processo de avaliação (incluindo a Época de Recurso), excepção feita para os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante.
Neste regime os alunos realizam uma prova final escrita
Bibliografia
Equipa Docente
- Eunice Cassova Venâncio
- Pedro Damião de Sousa Henriques [responsável]