2025
Anatomia e Histologia Vegetal
Nome: Anatomia e Histologia Vegetal
Cód.: BIO12346L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Proporcionar conhecimentos específicos de Citologia, Embriologia, Biologia do Desenvolvimento,
Anatomia e Histologia Vegetal, que permitam: o entendimento de fenómenos estruturais relacionados com
outras disciplinas (Botanica e Fisiologia) e o desenvolvimento de estudos e de trabalhos de investigação
na área da histo-anatomia.
2. Desenvolver a capacidade de interpretação, de reflexão e de realização de trabalhos na área da histologia
e anatomia vegetal.
3. Desenvolver a capacidade de efectuar pesquisas de informação com base no recurso às novas tecnologias
de comunicação e de informação.
4. Desenvolver os conhecimentos da língua inglesa aplicada à ao estudo da anatomia e histologia vegetal.
Anatomia e Histologia Vegetal, que permitam: o entendimento de fenómenos estruturais relacionados com
outras disciplinas (Botanica e Fisiologia) e o desenvolvimento de estudos e de trabalhos de investigação
na área da histo-anatomia.
2. Desenvolver a capacidade de interpretação, de reflexão e de realização de trabalhos na área da histologia
e anatomia vegetal.
3. Desenvolver a capacidade de efectuar pesquisas de informação com base no recurso às novas tecnologias
de comunicação e de informação.
4. Desenvolver os conhecimentos da língua inglesa aplicada à ao estudo da anatomia e histologia vegetal.
Conteúdos Programáticos
1 - Conceito de desenvolvimento, crescimento, diferenciação, desdiferenciação, especialização,
totipotencia, polaridade e divisão assimétrica. Desenvolvimento embrionário nas Magnoliophyta.
2 Sistemas de Tecidos Meristematicos, Dérmicos, Fundamentais ou Básicos e Vasculares. Tipos de
meristemas. Tecidos de revestimento: Epiderme e Periderme. Tecidos Fundamentais: Parenquima,
Colenquima e Esclerenquima. Sistema Vascular: Xilema e Floema. Estruturas secretoras.
3 Sistema Radical: Estrutura Primaria e Secundária. Formação de raízes laterais. Raízes especializadas.
4 Origem, Função, Estrutura e Crescimento do Caule. Estrutura primaria e secundaria do caule. Caules
especializados.
5 - Formação e desenvolvimento Foliar. Morfologia e estrutura histo-anatomica das folhas. Folhas
especializadas. Abcissão Foliar.
6 Origem, Função e desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. Estrutura histo-anatomica das flores
(sepalas, pétalas, estames e gineceu), frutos e sementes.
totipotencia, polaridade e divisão assimétrica. Desenvolvimento embrionário nas Magnoliophyta.
2 Sistemas de Tecidos Meristematicos, Dérmicos, Fundamentais ou Básicos e Vasculares. Tipos de
meristemas. Tecidos de revestimento: Epiderme e Periderme. Tecidos Fundamentais: Parenquima,
Colenquima e Esclerenquima. Sistema Vascular: Xilema e Floema. Estruturas secretoras.
3 Sistema Radical: Estrutura Primaria e Secundária. Formação de raízes laterais. Raízes especializadas.
4 Origem, Função, Estrutura e Crescimento do Caule. Estrutura primaria e secundaria do caule. Caules
especializados.
5 - Formação e desenvolvimento Foliar. Morfologia e estrutura histo-anatomica das folhas. Folhas
especializadas. Abcissão Foliar.
6 Origem, Função e desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. Estrutura histo-anatomica das flores
(sepalas, pétalas, estames e gineceu), frutos e sementes.
Métodos de Ensino
Ambas as componentes, Teórica e Prática-Laboratorial, seguirão como metodologia, a exposição estruturada dos conteúdos com utilização de diversos recursos.
Na Componente Teórica a base será a apresentação de slides, mas serão adicionalmente exibidos vídeos, artigos, ou a exposição recorrendo ao quadro. Serão convidados investigadores de áreas específicas que dinamização a Componente Teórica através da realização de seminários/palestras.
A componente Prática-Laboratorial terá por base a exposição dos conteúdos recorrendo em particular ao quadro, a observação de preparações definitivas, a observação de material fresco, a preparação de pequenas experiências e a realização de exercícios de fichas de trabalho que lhes serão disponibilizadas.
Na Componente Teórica a base será a apresentação de slides, mas serão adicionalmente exibidos vídeos, artigos, ou a exposição recorrendo ao quadro. Serão convidados investigadores de áreas específicas que dinamização a Componente Teórica através da realização de seminários/palestras.
A componente Prática-Laboratorial terá por base a exposição dos conteúdos recorrendo em particular ao quadro, a observação de preparações definitivas, a observação de material fresco, a preparação de pequenas experiências e a realização de exercícios de fichas de trabalho que lhes serão disponibilizadas.
Avaliação
A avaliação em regime contínuo/Época Normal consistirá na realização de duas frequências ou Exame incluindo as componentes Teórica e Prática-Laboratorial. Cada avaliação terá uma cotação de 20 valores, sendo a nota mínima de 10 valores em cada frequência. Esta componente terá um peso na avaliação de 80% da nota final. Neste regime de avaliação serão considerados 6 mini-testes que terão um peso na nota final de 20%. Os mini-testes terão uma cotação de 20 valores.
A avaliação na Época de Recurso, Especial e Extraordinária consistirá na realização de um exame que incluirá as duas componentes (Teórica e Prática-Laboratorial). A cotação destas avaliações será de 20 valores. Nestes regimes de avaliação a nota final consistirá na nota obtida nas provas. A nota mínima será de 10 valores.
A avaliação na Época de Recurso, Especial e Extraordinária consistirá na realização de um exame que incluirá as duas componentes (Teórica e Prática-Laboratorial). A cotação destas avaliações será de 20 valores. Nestes regimes de avaliação a nota final consistirá na nota obtida nas provas. A nota mínima será de 10 valores.
Bibliografia
Beck,C.B. (2010). An Introduction to Plant Structure and Development.Cambrigde University Press
Cutter, D.F.,Botha, T. and Stevenson, D. W. (2008). Plant Anatomy: An Applied Approach. Wiley
Dickison, W.C. (2000). Integrative Plant Anatomy. Academic Press
Evert, F.R. (2008). Esaus Plant Anatomy: Meristems, Cells and Tissues of the Plant Body: Their Structure, Function and Development. Wiley
Cardoso H, Gazarini L (2022). Caderno de apoio - O sistema radicular. http://hdl.handle.net/10174/32102
MAUSETH, J.D. (2016). Botany: an introduction to plant biology. Multimedia Enhanced Edition. Jones and Bartlett.
Moore, R., Clark, W. D. and Vodopich, D. S. (1998). Botany. WCB and McGraw-Hill.
Paniagua, R. et all. (2007). Citologia e Histologia Vegetal e Animal. Interamericana McGraw- Hill.
STERN, K.R; BIDLACK; J and JANSKY, S. (2020). Introductory to Plant Biology.MacGraw-Hill Education
Steeves, T.A.and Sawhney, V.K. (2017). Essentials of developmental plant anatomy. Oxford Universty Press
Cutter, D.F.,Botha, T. and Stevenson, D. W. (2008). Plant Anatomy: An Applied Approach. Wiley
Dickison, W.C. (2000). Integrative Plant Anatomy. Academic Press
Evert, F.R. (2008). Esaus Plant Anatomy: Meristems, Cells and Tissues of the Plant Body: Their Structure, Function and Development. Wiley
Cardoso H, Gazarini L (2022). Caderno de apoio - O sistema radicular. http://hdl.handle.net/10174/32102
MAUSETH, J.D. (2016). Botany: an introduction to plant biology. Multimedia Enhanced Edition. Jones and Bartlett.
Moore, R., Clark, W. D. and Vodopich, D. S. (1998). Botany. WCB and McGraw-Hill.
Paniagua, R. et all. (2007). Citologia e Histologia Vegetal e Animal. Interamericana McGraw- Hill.
STERN, K.R; BIDLACK; J and JANSKY, S. (2020). Introductory to Plant Biology.MacGraw-Hill Education
Steeves, T.A.and Sawhney, V.K. (2017). Essentials of developmental plant anatomy. Oxford Universty Press
Equipa Docente
- Hélia Cristina Guerra Cardoso [responsável]