2023

Técnicas de Análise Qualitativa em Sociologia

Nome: Técnicas de Análise Qualitativa em Sociologia
Cód.: SOC12050M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Esta UC deverá aprofundar o conhecimento da génese histórica da utilização de metodologia qualitativa na
sociologia e da generalidade das teorias que suportam e validam o uso da metodologia qualitativa;
compreender como as teorias específicas e metodologia de pesquisa qualitativa trabalham juntos; reconhecer
os elementos distintivos de cinco abordagens principais para a pesquisa qualitativa: 1. etnografia; 2. estudo
de caso; 3. narrativa e inquérito; 4. grounded theory; 5. teoria critica; 5. fenomenologia.
No final, os alunos avaliados positivamente deverão ser capazes de desenvolver e elucidar um fenómeno de
interesse sociológico através de questões de pesquisa fundamental e aplicada e selecionar as abordagens
metodológicas mais adequadas no caminho para o desenvolvimento de um projecto de pesquisa qualitativa
sólida e relevante.

Conteúdos Programáticos

1- O projecto de investigação qualitativa: protocolos de recolha de dados, actividades, ferramentas e técnicas;
2- Dilemas éticos e políticos na pesquisa qualitativa;
3- A investigação qualitativa: conduta, ética, rigor e credibilidade
4- Desenho, recolha e análise de dados qualitativos;
5- O trabalho de "campo": problemas, desafios e estratégias
6- A redacção de trabalhos de pesquisa qualitativa.

Métodos de Ensino

Apresentação e calendarização de tarefas de aprendizagem; apresentação de conteúdos genéricos da
disciplina e auxiliares didácticos; exposição aprofundada dos tópicos mais problemáticos; debate e
esclarecimento de dúvidas; acompanhamento da integração de matérias e preparação para as avaliações.
Nesta disciplina é especialmente destacado o modo de investigação e descoberta autónomo, no âmbito de um
espaço de conteúdos em permanente evolução e desenvolvimento, onde o aluno pode ser constitutivamente
parte dessa descoberta.

Bibliografia

Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo, trad. Lisboa: Edições 70
Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds) (2003). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. (trad. Brasileira).
Petrópolis: Editora Vozes.
Creswel,l J.W. (1998). Qualitative Inquiry and Research Design - Choosing Among Five Traditions. Sage
Publications: London.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (1999). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor.
Miles, M. B., & Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook (2nd Ed.).
Thousand Oaks, CA: Sage.

Equipa Docente