2023

Epistemologia e Pensamento Sociológico Contemporâneo

Nome: Epistemologia e Pensamento Sociológico Contemporâneo
Cód.: SOC12046M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC deverá capacitar o aluno com o domínio da generalidade dos conhecimentos históricos, modelos
teóricos e formas de aplicação da epistemologia, de modo a ser capaz de uma condução heurística e de
investigação científica férteis. O Pensamento Sociológico contemporâneo será o objecto vivo desta aplicação,
em particular, sob a forma dos modelos de síntese preponderantes na actualidade.

Conteúdos Programáticos

Módulo I
1. Objecto da Epistemologia
2. Os caminhos da Epistemologia
3.O problema da demarcação
Módulo II
1.Thomas Khun e a evolução paradigmática,
2,Popper e o falsificacionismo,
3.Bachelard e as heurísticas da Ciência;
4.IMRE LAKATOs e os Programas de Investigação Científica;
5.A Noção de Programa Forte;
Módulo III
Berthelot e os desafios epistemológicos da sociologia;
Módulo IV
1. Introdução ao pensamento sociológico: pluralidade e paradigmas de síntese (estruturalismo, funcionalismo,
teorias da ação e interação sociais)
2. Perspectivas, conceitos e dicotomias:
2.1. Indivíduo e sociedade; ação e estrutura; natureza, cultura e relações sociais
2.2 Paradigmas teóricos, estratégias metodológicas e níveis de análise
3. Paradigmas de síntese: praxiologia e teoria da estruturação
Módulo V
1.Desenvolvimentos recentes e novos problemas sociológicos;
2.Modelos, epistemes e problemáticas da Sociologia na contemporaneidade.

Métodos de Ensino

Apresentação e calendarização de tarefas de aprendizagem; apresentação de conteúdos genéricos da
Disciplina e auxiliares didácticos; exposição aprofundada dos tópicos mais problemáticos; debate e
esclarecimento de dúvidas; acompanhamento da integração de matérias e preparação para as avaliações.
Nesta disciplina é especialmente destacado o modo de investigação e descoberta autónomo, no âmbito de um
espaço de conteúdos em permanente evolução e desenvolvimento, onde o aluno pode ser constitutivamente
parte dessa descoberta.
Assiduidade e avaliação continua – 30%; Frequências e trabalho prático- 70%.

Bibliografia

BERTHELOT, Jean Michel – Sociologie, Epistemologie d’une discipline, Textes Fondamentaux
BOURDIEU, Pierre (1979), La Distinction. Critique Sociale du Jugement, Paris, Minuit.
Collins, Randall (1994), Four Sociological Traditions, Oxford, Oxford University Press.
FOUCAULT, M. - A Arqueologia do Saber, ed. Almedina, Coimbra, 2005
Giddens, Anthony (1984), "Elements of the theory of structuration", in Anthony Giddens
KUHN, Thomas – A Estrutura das Revoluções Cientificas, Editora Perspectiva, São Paulo, 1998
LATOUR,B., Woolgar, S., Laboratory Life: the Social Construction of Scientific Facts, ed. Princeton U.P., N.J.,
2010
LAKATOS, Imre - A Metodologia dos Programas de Investigação Científica, ed. 70, Lisboa, 2003
POPPER, Karl – A lógica da Pesquisa Cientifica, Editora Cultrix, São Paulo, 1974
Ritzer, George e Barry Smart (eds.) (2001), Handbook of Social Theory, London, Sage Publications.
Smelser, Neil J. (1997), Problematics of Sociology, Berkeley, The University of California Press.

Equipa Docente