Estudos Avançados em Fisiologia Animal
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos: Desenvolver a compreensão das bases moleculares dos processos fisiológicos. Integrar os aspetos moleculares dos processos metabólicos e entendê-los como um todo. Desenvolver competências no âmbito de técnicas e métodos de estudo dos processos fisiológicos.
Competências: O aluno deverá ser capaz de: Identificar as novas tendências no domínio dos tópicos selecionados. Obter uma visão integrada dos processos fisiológicos desde a base molecular à regulação do metabolismo e aplicá-la às tecnologias da produção animal. Executar uma análise crítica da bibliografia e elaborar uma exposição oral.
Conteúdos Programáticos
Crescimento e morte celular.
Mecanismos de regulação. Mecanismos de comunicação intercelular: neurotransmissores e hormonas. Mecanismos de acção hormonal. Mecanismos de regulação hormonal.
O sistema imunitário. A indução e a regulação da resposta imunitária. Respostas mediadas pelas células B e células T.
Endocrinologia do crescimento. Fatores de crescimento. Crescimento do osso, músculo-esquelético, matriz extracelular e tecido adiposo.
Aspetos particulares da fisiologia digestiva incluindo regulação da ingestão de alimentos; fatores anti-nutritivos e seus efeitos fisiológicos; alimentos funcionais e compostos bioativos.
Aspetos particulares da fisiologia reprodutiva e lactação. Técnicas de reprodução assistida: Manipulação de espermatozoides, inseminação artificial, fertilização in vitro, clonagem, transferência de embriões.
Natureza, sensibilidade e comportamento animal - bases para a senciência. Adaptações fisiológicas ao clima.
Métodos de Ensino
Avaliação: Duas frequências escritas ou alternativamente um exame final escrito. Para eliminar matéria em cada frequência, o aluno terá de obter uma classificação superior a 10 (numa escala de 0 a 20). A opção pelo exame final implica a realização duma prova sobre toda a matéria lecionada. A aprovação na disciplina, depende da obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 (numa escala de 0 a 20), que no caso do regime de avaliação contínua, resultará da média das notas das duas provas de frequência, não podendo nenhuma das notas das frequências ser inferior a 10.
Os alunos que não apresentem um mínimo de 75% de frequência às aulas não teóricas serão avaliados em exame de recurso (RA art. 110, ponto 11, alínea c).
Avaliação
Poderá ser solicitada uma apresentação oral de um trabalho individual (nota final = frequências/exame = 70%; trabalho individual = 30%).
Bibliografia
Scanes, C. (2003). Biology of Growth of Domestic Animals. First edition. Iowa State Press. ISBN-13: 978-0813829067
Gordon, I. (2017). Reproductive technologies in farm animals. 2nd Edition, CABI Publishing, Oxford ; United Kingdom. ISBN-13: 978-1780646039
Artigos de revisão compilados sobre os principais tópicos abordados. (review papers on the main topics).