2023

Metodologias e Ferramentas em Ciências Humanas e Sociais

Nome: Metodologias e Ferramentas em Ciências Humanas e Sociais
Cód.: LLT14368M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta uc pretende identificar os princípios metodológicos essenciais utilizados na elaboração de um trabalho de investigação (métodos quantitativos, qualitativos e mistos), inerentes ao processo investigativo desde a formulação de questões e hipóteses até à redação do relatório final do projeto de investigação, através da constituição da amostra e da escolha das técnicas e métodos apropriados para a recolha e tratamento de dados. Mais especificamente, a uc pretende desenvolver nos alunos/investigadores competências de análise, pensamento crítico e tomada de decisão, essenciais para a aplicação de metodologias de investigação com base em critérios e rigor científicos. Assim, esta uc pretende que os alunos investigadores sejam capazes de: (1) tomar consciência da estrutura do trabalho de investigação e (2) caracterizar a investigação segundo o objetivo e método(s) utilizado(s) na recolha e análise de dados adequados ao contexto e situação relevantes para as Ciências da Linguagem.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução aos métodos de pesquisa:
a. Objetivos, características e tipos de pesquisa
b. O relatório de pesquisa: resumo, introdução, revisão da literatura, metodologia,
hipóteses e questões de pesquisa, resultados, análise e discussão de dados, conclusão, limitações, pesquisas futuras, referências, apêndices
c. Desenvolvimento de padrões éticos de pesquisa
2. Identificar hipóteses de pesquisa, objetivos e questões
3. Variáveis de pesquisa
4. Validade e confiabilidade
5. Amostragem, triangulação e piloting
6. Projetos de pesquisa qualitativa e recolha de dados
a. Entrevistas, estudos de caso, grupos alvos, etnografias, observações, diários/periódicos, documentos
b. Análise de dados qualitativos
7. Projetos de pesquisa quantitativa e recolha de dados
a. Inquéritos/questionários, estudos longitudinais, sondagens
b. Análise de dados quantitativos
8. Métodos mistos

Métodos de Ensino

Este seminário possui uma vertente expositiva assim como uma abordagem de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, no sentido de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação, formativa e contínua, será feita através de trabalhos práticos ao longo do semestre (50%), e com a elaboração e apresentação final de um trabalho/projeto de investigação (50%), escrito e oral, que visa a aplicação dos conceitos adquiridos ao longo do semestre. A discussão do projeto de investigação permitirá o desenvolvimento de futuros projetos a partir da exploração dos temas dos seminários do segundo ano do curso. Segundo o Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAUÉ), poderá ter ainda lugar um exame final (100%), como alternativa a avaliação contínua.

Bibliografia

Azevedo, J. & Esteves, A. (Eds.) (1998). Metodologias Qualitativas para as Ciências Sociais. Porto: Instituto de Sociologia, Universidade do Porto.
Coutinho, C. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina
Campenhouldt, L.V., Marquet, J., & Quivy, R. (Eds.) (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
McNeill, P. & Chapman, S. (2005). Research Methods. London/New York: Routledge.
Mukherjee, S. P. (2020). A guide to research methodology: an overview of research problems, tasks and methods. New York: Taylor & Francis.
Patten, M. & Newhart, M. (2018). Understanding Research Methods: an overview of the essentials. New York/London: Routledge.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.). (1999). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
Wilkinson, D. & Birmingham, D. (2003). Using research instruments: a guide for researchers. London: RoutledgeFalmer.

Equipa Docente