2025
Investigação e Análise de Dados em Psicologia
Nome: Investigação e Análise de Dados em Psicologia
Cód.: PSI11128M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Gerais
? Demonstrar competência para relacionar teoria, métodos, técnicas de geração e análise de dados, e resultados de investigação, considerando a teoria da amostragem e a teoria dos dados e da estimação estatística, bem como questões de validade interna e externa.
? Demonstrar capacidade de resolução de problemas e adquirir uma atitude reflexiva, crítica e eticamente fundada, face à utilização de métodos de investigação e de técnicas de análise de dados em psicologia.
Específicos
? Demonstrar competência para utilizar bases de dados documentais e analisar relatos de investigação empírica.
? Demonstrar competências de execução de técnicas de geração e análise de dados quantitativos (análise estatística) e qualitativos (análise de conteúdo).
? Demonstrar competência para escrever relatos de investigação de acordo com as diretrizes da American Psychological Association.
? Demonstrar competência para relacionar teoria, métodos, técnicas de geração e análise de dados, e resultados de investigação, considerando a teoria da amostragem e a teoria dos dados e da estimação estatística, bem como questões de validade interna e externa.
? Demonstrar capacidade de resolução de problemas e adquirir uma atitude reflexiva, crítica e eticamente fundada, face à utilização de métodos de investigação e de técnicas de análise de dados em psicologia.
Específicos
? Demonstrar competência para utilizar bases de dados documentais e analisar relatos de investigação empírica.
? Demonstrar competências de execução de técnicas de geração e análise de dados quantitativos (análise estatística) e qualitativos (análise de conteúdo).
? Demonstrar competência para escrever relatos de investigação de acordo com as diretrizes da American Psychological Association.
Conteúdos Programáticos
1. Formulação de problemas de investigação
1.1 Paradigmas, teorias científicas e modelos que as representam
1.2 Revisão da literatura, delimitação do domínio de investigação e opções metodológicas: planos quantitativos, qualitativos e mistos
2. Validade interna e externa dos planos de investigação quantitativa: correlacional, experimental clínico e experimental
2.1 Teoria da amostragem e tipos de amostras
2.2 Teoria dos dados e validade de construto
2.3 Teoria dos dados e testagem de hipóteses
2.4 Validade cruzada e generalização de validade
3. Validade interna e externa dos planos de investigação qualitativa baseados na análise de conteúdo
3.1 Questões de investigação, geração da informação e estabelecimento do corpus
3.2 Codificação do corpus e validade
3.3 Codificadores e fiabilidade
4. Comunicação de problemas, métodos, técnicas e resultados de investigação
5. Interdependência dos aspetos éticos e técnicos na geração e análise de dados e na comunicação de resultados
1.1 Paradigmas, teorias científicas e modelos que as representam
1.2 Revisão da literatura, delimitação do domínio de investigação e opções metodológicas: planos quantitativos, qualitativos e mistos
2. Validade interna e externa dos planos de investigação quantitativa: correlacional, experimental clínico e experimental
2.1 Teoria da amostragem e tipos de amostras
2.2 Teoria dos dados e validade de construto
2.3 Teoria dos dados e testagem de hipóteses
2.4 Validade cruzada e generalização de validade
3. Validade interna e externa dos planos de investigação qualitativa baseados na análise de conteúdo
3.1 Questões de investigação, geração da informação e estabelecimento do corpus
3.2 Codificação do corpus e validade
3.3 Codificadores e fiabilidade
4. Comunicação de problemas, métodos, técnicas e resultados de investigação
5. Interdependência dos aspetos éticos e técnicos na geração e análise de dados e na comunicação de resultados
Métodos de Ensino
Aulas teóricas
Apresenta-se e discute-se, ilustrando através do Excel, do SPSS, do JASP e do G*Power, os conteúdos dos pontos 2, 3 e 4, depois de os enquadrar no racional mais abrangente do ponto 1. O trabalho realizado pelos estudantes ao longo do semestre é suportado por fichas de leitura para preparação das suas respostas a um teste de conhecimentos e da redação de dois relatórios de investigação empírica.
Aulas práticas
Prepara-se os estudantes para redigir, numa ficha de trabalho contemplando questões instrumentais e afetivas, um relato experiencial individual sobre a administração coletiva de questionários a jovens-adultos estudantes universitários e de heteroadministração individual de questionários a jovens adultos, adultos e adultos mais velhos. Também se prepara a redação, em pequenos grupos, de dois relatórios de investigação empírica (quantitativa e qualitativa) em psicologia, apoiados em dois tutoriais e dois guiões com objetivos e planeamento das aulas.
Apresenta-se e discute-se, ilustrando através do Excel, do SPSS, do JASP e do G*Power, os conteúdos dos pontos 2, 3 e 4, depois de os enquadrar no racional mais abrangente do ponto 1. O trabalho realizado pelos estudantes ao longo do semestre é suportado por fichas de leitura para preparação das suas respostas a um teste de conhecimentos e da redação de dois relatórios de investigação empírica.
Aulas práticas
Prepara-se os estudantes para redigir, numa ficha de trabalho contemplando questões instrumentais e afetivas, um relato experiencial individual sobre a administração coletiva de questionários a jovens-adultos estudantes universitários e de heteroadministração individual de questionários a jovens adultos, adultos e adultos mais velhos. Também se prepara a redação, em pequenos grupos, de dois relatórios de investigação empírica (quantitativa e qualitativa) em psicologia, apoiados em dois tutoriais e dois guiões com objetivos e planeamento das aulas.
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua
Para aprovação na UC, é obrigatória a frequência de 75% das aulas e a obtenção de uma nota mínima de 9.5/20 valores em cada uma das seguintes componentes.
(1) Avaliação individual efetuada nas épocas de exame: um teste de avaliação de conhecimentos com consulta (20 valores; mínimo 9.5): 40%.
(2) Dois relatórios de investigação empírica elaborados em grupo (máximo de 3 elementos; 8 valores cada; mínimo 3.5 cada) e relatório experiencial individual (4 valores): 60%. Poderá ser solicitada a defesa oral dos relatórios de grupo.
Regime de Avaliação Final
Avaliação individual, cuja classificação resulta da conjugação dos resultados obtidos nas componentes da avaliação contínua, com a respetiva ponderação. Será considerada para a classificação final uma nota igual ou superior a 9.5/20 valores.
Para aprovação na UC, é obrigatória a frequência de 75% das aulas e a obtenção de uma nota mínima de 9.5/20 valores em cada uma das seguintes componentes.
(1) Avaliação individual efetuada nas épocas de exame: um teste de avaliação de conhecimentos com consulta (20 valores; mínimo 9.5): 40%.
(2) Dois relatórios de investigação empírica elaborados em grupo (máximo de 3 elementos; 8 valores cada; mínimo 3.5 cada) e relatório experiencial individual (4 valores): 60%. Poderá ser solicitada a defesa oral dos relatórios de grupo.
Regime de Avaliação Final
Avaliação individual, cuja classificação resulta da conjugação dos resultados obtidos nas componentes da avaliação contínua, com a respetiva ponderação. Será considerada para a classificação final uma nota igual ou superior a 9.5/20 valores.
Bibliografia
American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000165-000
Anderson, N. H. (2001). Empirical direction in design and analysis [Adobe Digital Editions version]. Erlbaum.
Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo (4a ed.) (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trad.). Edições 70. (Trabalho original publicado em 1977.)
Costello, A. B., & Osborne, J. W. (2005). Best practices in exploratory factor analysis: Four recommendations for getting the most from your analysis. Practical Assessment, Research & Evaluation, 10(7), 1-8.
Field, A. (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (4th ed.) [Adobe Digital Editions version]. Sage.
Shadish, W. R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Houghton Mifflin.
Anderson, N. H. (2001). Empirical direction in design and analysis [Adobe Digital Editions version]. Erlbaum.
Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo (4a ed.) (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trad.). Edições 70. (Trabalho original publicado em 1977.)
Costello, A. B., & Osborne, J. W. (2005). Best practices in exploratory factor analysis: Four recommendations for getting the most from your analysis. Practical Assessment, Research & Evaluation, 10(7), 1-8.
Field, A. (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (4th ed.) [Adobe Digital Editions version]. Sage.
Shadish, W. R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Houghton Mifflin.
Equipa Docente
- António Augusto Pinto Moreira Diniz [responsável]