2024
Desenho de Jogos
Nome: Desenho de Jogos
Cód.: INF13274M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Informática
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: E-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os principais conceitos do desenvolvimento de jogos, as tarefas, as
técnicas, os problemas e os métodos relacionados com o desenvolvimento de
jogos.
Acumular experiência com ferramentas específicas de desenvolvimento de
jogos e com os respetivos modelos e fluxos de trabalho.
técnicas, os problemas e os métodos relacionados com o desenvolvimento de
jogos.
Acumular experiência com ferramentas específicas de desenvolvimento de
jogos e com os respetivos modelos e fluxos de trabalho.
Conteúdos Programáticos
Blocos elementares
Bases
Elementos do desenho de jogos
Desenho de puzzles
Converter jogos digitais em jogos físicos
Acaso e habilidade
Elementos do acaso
Elementos de estratégia
Elementos de destreza
Equilíbrio entre acaso e habilidade
Escrita de conceitos de jogos
Propriedade intelectual
Desenvolvimento de sequelas
Atingir um mercado
Aprender um género desconhecido
Desenhar um jogo para contar uma história
Desenho aditivo e subtrativo
Juntar e retirar mecânicas
Jogos multi-jogador
Tópicos especiais (opcionais)
A interface do utilizador
Jogos e arte
Jogos como ferramentas pedagógicas
Jogos sérios
Jogos casuais
Jogos e redes sociais
Bases
Elementos do desenho de jogos
Desenho de puzzles
Converter jogos digitais em jogos físicos
Acaso e habilidade
Elementos do acaso
Elementos de estratégia
Elementos de destreza
Equilíbrio entre acaso e habilidade
Escrita de conceitos de jogos
Propriedade intelectual
Desenvolvimento de sequelas
Atingir um mercado
Aprender um género desconhecido
Desenhar um jogo para contar uma história
Desenho aditivo e subtrativo
Juntar e retirar mecânicas
Jogos multi-jogador
Tópicos especiais (opcionais)
A interface do utilizador
Jogos e arte
Jogos como ferramentas pedagógicas
Jogos sérios
Jogos casuais
Jogos e redes sociais
Métodos de Ensino
Exposição teórica, acompanhada de debate, nas aulas, orientada para a implementação de um desafio centrado nos conceitos anteriormente introduzidos.
São aplicadas metodologias de ensino e aprendizagem tais como: a realização de atividades de natureza diversificada; trabalho autónomo; comunicação oral; trabalho colaborativo; desenvolvimento de criatividade; e de espírito crítico; resolução de problemas e desenvolvimento de projetos; relação da aprendizagem com contextos reais; utilização de recursos digitais.
São aplicadas metodologias de ensino e aprendizagem tais como: a realização de atividades de natureza diversificada; trabalho autónomo; comunicação oral; trabalho colaborativo; desenvolvimento de criatividade; e de espírito crítico; resolução de problemas e desenvolvimento de projetos; relação da aprendizagem com contextos reais; utilização de recursos digitais.
Avaliação
Avaliação Contínua: A avaliação contínua é baseada num conjunto de cinco trabalhos práticos, que os estudantes devem completar ao longo do semestre. No fim de cada trabalho há uma discussão dos pontos fortes e dos aspetos a melhorar. Cada trabalho vale 20% da nota final.
Avaliação Final: Dado que as competências desta UC assentam no domínio de conceitos e a sua aplicação na programação em jogos completos e que este é um processo moroso, que requer reflexão e, frequentemente, refazer partes significativas do trabalho, esta UC não é passível de ser avaliada através do regime de avaliação final.
Avaliação Final: Dado que as competências desta UC assentam no domínio de conceitos e a sua aplicação na programação em jogos completos e que este é um processo moroso, que requer reflexão e, frequentemente, refazer partes significativas do trabalho, esta UC não é passível de ser avaliada através do regime de avaliação final.
Bibliografia
Bibliografia principal:
1. Brenda Brathwaite and Ian Schreiber, Challenges for Game Designers, Charles River Media (2009)
2. Godot Engine Game Development Projects: Build five cross-platform 2D and 3D games with Godot 3.0, Chris Bradfield, PACK (2018)
Bibliografia secundária:
1. Game Design Secrets
2. Game Mechanics: Advanced Game Design
3. Serious Games: Games That Educate, Train and Inform, David Michael
4. Manual do Godot (online, epub)
1. Brenda Brathwaite and Ian Schreiber, Challenges for Game Designers, Charles River Media (2009)
2. Godot Engine Game Development Projects: Build five cross-platform 2D and 3D games with Godot 3.0, Chris Bradfield, PACK (2018)
Bibliografia secundária:
1. Game Design Secrets
2. Game Mechanics: Advanced Game Design
3. Serious Games: Games That Educate, Train and Inform, David Michael
4. Manual do Godot (online, epub)
Equipa Docente
- Francisco Manuel Gonçalves Coelho [responsável]