2023

Seminário de Química I

Nome: Seminário de Química I
Cód.: QUI13575D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Seminário de Química I envolve a aquisição de experiência numa técnica (experimental ou computacional), ou sequência de técnicas, nova para o estudante e com complexidade suficiente, na elaboração duma monografia sobre a técnica e resultados obtidos e na sua apresentação oral e defesa numa sessão aberta a todos os estudantes e docentes do Programa de Doutoramento em Química.
O objetivo principal é assegurar que cada estudante domina os princípios teóricos fundamentais de uma técnica de destaque que utilizará para a realização do seu trabalho de tese, compreende as vantagens, limitações e áreas de aplicação desta técnica e adquire experiência prática na sua utilização e na análise de resultados reais obtidos com a técnica.
Pretende-se desenvolver a capacidade de autonomia dos estudantes no planeamento e execução do trabalho, na organização e apresentação da informação, bem como a integração em investigação.

Conteúdos Programáticos

O tema a abordar por cada estudante não é fixo e carece da aprovação prévia do júri da unidade curricular. Deverá estar relacionado com o tema de tese do estudante e deverá ser relevante tendo em conta os objetivos e as competências que se pretende aprofundar no Programa de Doutoramento em Química. A monografia deverá incluir os princípios da técnica, resultados obtidos pelo estudante e análise e discussão realizadas pelo estudante. Poderá também incluir resultados recolhidos de publicações que exemplifiquem aplicações da técnica. Os estudantes são incentivados também a assistir a palestras.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é aprendizagem centrada no estudante. Nesta tarefa, o trabalho de preparação da monografia e da sua apresentação pública é acompanhado individualmente pelo(s) orientador(es) respetivo(s) de cada estudante que se comprometem a providenciar as condições necessárias para a realização do trabalho, nomeadamente ao nível de equipamento, reagentes e bibliografia, bem como de formação experimental na UÉ e, quando tal se justifica, um curso breve noutra instituição. Todo o processo é monitorizado pela equipa docente da unidade curricular que também tem responsabilidade pela avaliação e atribuição da nota final.
A nota final é baseada em i) avaliação da monografia (8 a 14 valores ou 0 se não satisfaz) e ii) apresentação e defesa (2 a 6 valores ou 0 se não satisfaz).

Bibliografia

A bibliografia não é fixa mas varia conforme o tema do trabalho. É da responsabilidade dos estudantes pesquisarem a bibliografia adequada com base nas indicações dadas pelos seus orientadores de Tese.