2024
Interfaces Pessoa/Máquina
Nome: Interfaces Pessoa/Máquina
Cód.: INF13666M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Informática
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dar aos alunos conhecimentos nas áreas da Human-Computer-Interaction (HCI).
No final do semestre, o aluno devera ser capaz de:
Compreender os factores humanos que condicionam a utilização de um qualquer sistema informático
Analisar e respresentar os requesitos dos utilizadores e as tarefas duma interface
Desenhar, testar e avaliar uma interface para uma qualquer aplicação, tendo em atenção os tipos de utilizadoralvo.
Identificar os problemas sentidos pelos utilizadores na interação com uma aplicação, através de modelos de
interação
Tecer opiniões críticas sobre interfaces existentes, sugerindo alterações sempre que necessário
Conhecer e aplicar os princípios da usabildidade
Identificar as diferentes fases do desenvolvimento de software interactivo.
Saber e aplicar as diferentes técnicas de avaliação de interfaces
Enquadrar-se em novos paradigmas tecnológicos e metáforas de interação.
No final do semestre, o aluno devera ser capaz de:
Compreender os factores humanos que condicionam a utilização de um qualquer sistema informático
Analisar e respresentar os requesitos dos utilizadores e as tarefas duma interface
Desenhar, testar e avaliar uma interface para uma qualquer aplicação, tendo em atenção os tipos de utilizadoralvo.
Identificar os problemas sentidos pelos utilizadores na interação com uma aplicação, através de modelos de
interação
Tecer opiniões críticas sobre interfaces existentes, sugerindo alterações sempre que necessário
Conhecer e aplicar os princípios da usabildidade
Identificar as diferentes fases do desenvolvimento de software interactivo.
Saber e aplicar as diferentes técnicas de avaliação de interfaces
Enquadrar-se em novos paradigmas tecnológicos e metáforas de interação.
Conteúdos Programáticos
Interfaces Pessoa Máquina (IPM): O que é , para que serve, quando se usa?
Factores humanos e tecnológicos que condicionam a interação
Característivas dos sistemas interactivos
Modelos de Interação
Estilos de interação
Paradigmas da interação
Princípios de Usabilidade
Análise de utilizadores e tarefas
Desenho iterartivo de sistemas interactivos:
Regras de desenho
prototipagem
desenho de diáogos
desenho de ecrãs
Avaliação de interfaces
Factores humanos e tecnológicos que condicionam a interação
Característivas dos sistemas interactivos
Modelos de Interação
Estilos de interação
Paradigmas da interação
Princípios de Usabilidade
Análise de utilizadores e tarefas
Desenho iterartivo de sistemas interactivos:
Regras de desenho
prototipagem
desenho de diáogos
desenho de ecrãs
Avaliação de interfaces
Métodos de Ensino
Aulas teóricas; aulas práticas com exercícios que permitem a aprendizagem gradual dos coneitos abordados.
Avaliação: monografia sobre uma determinada área, desenvolvimento de um projecto e um exame escrito.
Avaliação: monografia sobre uma determinada área, desenvolvimento de um projecto e um exame escrito.
Bibliografia
Human-Computer Interaction (HCI): what, why, when?
Human and technological factors in HCI
Characteristics of interactive systems
Interaction models
Interaction styles
interaction paradigms
Usability principles
User and task analysis
Interaction design process:
Design Rules
Prototyping
Dialogs design
Screen design
Evaluation techniques
Human and technological factors in HCI
Characteristics of interactive systems
Interaction models
Interaction styles
interaction paradigms
Usability principles
User and task analysis
Interaction design process:
Design Rules
Prototyping
Dialogs design
Screen design
Evaluation techniques
Equipa Docente
- Lígia Maria Rodrigues da Silva Ferreira [responsável]