2023

Oficina de Teatro II

Nome: Oficina de Teatro II
Cód.: ARC12601L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês, Francês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Saber abordar do ponto de vista dramatúrgico, estético e de representação cénica, uma obra selecionada do reportório universal
Competências a adquirir:
- Investigação em torno do contexto histórico, social e estético da obra em estudo
- Capacidades de análise dramatúrgica
- Conhecimento sobre as técnicas de actuação específicas de grandes referências do teatro mundial, consoante a sua adequação ao tipo de obra abordada.
- Dominar aspectos da linguagem cénica: da composição da personagem à contra-cena, e aos vários requisitos de um espectáculo colectivo.

Conteúdos Programáticos

Trabalhar em torno de uma obra de reportório universal que será levada à cena através de trabalho de análise dramatúrgica e representação.

1- Dramaturgia:
Contextualização histórica, social e estética da obra e do seu autor.
Análise dramatúrgica e semântica da peça
Análise e esboços das personagens

2– Interpretação - Das ideias para o palco:
Na escolha de um artista/investigador de referência mundial, - ex:
C. Stanislavski, M. Chekov, J. Grotowski, B. Brecht, Peter Brook, Augusto Boal, Eugénio Barba, Ann Bogart entre outros - serão estudadas e transpostas para a prática, as suas técnicas específicas de actuação/encenação.

3 – Ensaios
Apropriação do texto, espaço e marcações
Desenvolvimento e criação da personagem com o uso de cenografia, figurinos e adereços.

4- Apresentações públicas

Métodos de Ensino

1. Análise dramatúrgica activa
1. Contacto com bibliografia essencial: análise literária e interpretação para o actor
2. Aquecimento:psico-físico com base em exercícios e técnicas de referência e investigadores/artistas: Meisner, Meyerhold, Augusto Boal, Michael Chekov, Stanislavski e Grotowski, E.Barba entre outros
3. Sessões de trabalho de análise e interpretação
4. Ensaios com e sem orientação
5. Apresentação do trabalho no final do semestre como um laboratório/oficina, não ainda revestido de todos os requisitos de um espectáculo.

4. Métodos de avaliação:
4.1. A avaliação será contínua e incidirá sobre critérios de:
1. Assiduidade, pontualidade e espírito de equipa– 20%
2. Evolução, criatividade e empenhamento - 20%
3. 1ª Avaliação – (20%) - Contributos para a análise dramatúrgica e análise das personagens – Reflexão escrita – 4/5 págs.
4. 2ª Avaliação – (20%) - 1ª abordagem das cenas e improvisação –
5. 3ª Avaliação (20%) – individual Performance

Bibliografia

Boal, Augusto. 1977. 200 exercícios e jogos para o actor e o não actor com ganas de dizer algo através do teatro. Lisboa: CAC.
Bogart, Anne & Tina Landau. 2005. The Viewpoints Book. A Practical Guide to Viewpoints and Composition. NY: Theatre Communications Group.
Brecht, Bertolt. 1976. Schriften zum Theater. S. Unseld ed. F.Hasse Pais Brandão trad. Estudos sobre teatro. Lisboa: Portugália.
Brook, Peter. 2008. The Empty Space. R. Lopes trad. O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro.
Brook, Peter O Diabo é o Aborrecimento. Edições Asa, Porto 1993.
Chekhov, Michael. 1953. To the Actor. On the Technique of Acting. NY: Harper & Row.
Grotowski, Jerzy 1975 Para um Teatro Pobre. Ed. Forja.
Stanislavski, Konstantin. 2008. Stanislavski in Rehearsal. V, Toporkov ed. & J. Benedetti trad. London: Methuen.
Stanislavski, Constantin An Actor’s Work Trad. e Ed. Jean Benedetti, Routledge, London&NY, 2008, 2010