2023

Projeto de Dramaturgia Portuguesa

Nome: Projeto de Dramaturgia Portuguesa
Cód.: ARC12589L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida entanto que cidadãos e profissionais de teatro.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final desta cadeira os estudantes deverão:
1. - Experimentar o contacto com o reportório do teatro português (nomeadamente com novas dramaturgias).
2. - Desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos em UCs leccionadas anteriormente, quer no âmbito da teoria, quer na prática da Cena.
3. - Encontrar fundamentação teórica para esta prática, de modo a poder dar resposta fundamentada e profissional nos domínios já referidos, desenvolvendo assim a sua capacidade de criação artística autónoma, assumindo simultaneamente a importância do coletivo no teatro.
4. - Fomentar a interdisciplinaridade e a cooperação com estudantes de outros cursos da EA.
5. - Apresentação pública do exercício/espetáculo.
Com isto, deverão ser desenvolvidas as seguintes competências:
a) - Desenvolvimento da capacidade de análise e pesquisa dramatúrgica;
b) - Exercício do processo de construção da personagem
c) - Estimulação do trabalho criativo
d) - Contribuição para o amadurecimento do trabalho de ator.

Conteúdos Programáticos

A realização de um Projecto Teatral / Encenação a partir de um ou mais textos de Autores Nacionais (Clássicos e, ou, Contemporâneos), extraídos da Dramaturgia Portuguesa, constitui a natureza desta unidade curricular.
a) Numa primeira fase e após a escolha do texto que irá servir de base ao trabalho essencialmente laboratorial, realizar-e-á uma análise dramatúrgica do texto.
b) Depois, os estudantes serão organizados em grupos de trabalho, adquirindo competências em áreeas como composição e arquitectura do espectáculo, cenografia, figurinos, sonplastia, luminotecnia e efeitos especias e produção.
c) Depois, dar-se-à início ao trabalho de ensaios, durante os quais os estudantes serão confrontados com os problemas que se colocam durante a montagem de um espectáculo: desenvolvimento da “improvisação moldável”; construção da situação de partida; descoberta de um Vorgang; utilização do subtexto; estratégia de organização das propostas para a actuação; etc.

Métodos de Ensino

Partindo da análise dramatúrgica, descobrindo e percebendo o que é o Vorgang, até à construção dos personagens, passando naturalmente pelo trabalho de contracena, os alunos participam como atores na montagem de um espectáculo.
A estratégia privilegiará a experimentação, ancorada no que chamamos construção “passo-a- passo”. Esta experimentação e reflexão são a base para toda a acção e a fonte de aprendizagem privilegiada na unidade curricular.

Método de avaliação:

Para ser avaliado, o aluno (à excepção do trabalhador estudante) deverá estar presente em 80% das sessões.

a) - Assiduidade, empenho e qualidade de participação (30%)
b) - Apreensão dos conteúdos, competências adquiridas, evolução e qualidade artística (50%)
c) - Reflexão ou diário das aulas (20%)

Apresentação final
No final de período lectivo, será apresentado à comunidade escolar, bem como ao público em geral, a encenação realizada durante o semestre.

Bibliografia

AZEVEDO, Sônia Machado de, (2008): O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva.
BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola (1995): A Dictionary of Theatre Anthropology. New York: Routledge.
BONFITTO, Matteo (2002): O Ator Compositor. São Paulo: Perspectiva.
CHEKHOV, Michael, (1986/2003): Para o Actor. São Paulo: Martins Fontes Editora.
JOHNSTONE, Keith, (1987): Impro – Improvisation and the Theatre. Routledge.
KUSNET, Eugênio, (1975): Ator e Método. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro.
OIDA, Yoshi (1997): O Ator Invisível. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Beca Produções Ltda.
ROUBINE, Jean-Jacques A arte do ator. Rio de Janeiro: Zahar.
SPOLIN, Viola, (2003): Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva.
STANISLAVSKI, (1997): Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes.
STRASBERG, Lee, (1990): Um Sonho de uma Paixão - o Desenvolvimento do Método. São Paulo: Civilização Brasileira.