2023

Práticas Dramatúrgicas

Nome: Práticas Dramatúrgicas
Cód.: ARC12575L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

As alterações incidem nas componentes de:
- Bibliografia (actualização);
- Avaliação (sem a quantificação dos trabalhos).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Desenvolver o conhecimento aprofundado da dramaturgia na arte teatral;
- Conhecer as práticas da escrita dramática na sua diversidade histórico-literária e artística;
- Desenvolver no estudante capacidades críticas e criativas.

COMPETÊNCIAS:
Competências Intelectuais:
- Capacidade de identificar as principais poéticas da escrita dramática;
- Capacidade de relacionar a produção literária e a produção teatral.
Competências Práticas:
- Capacidade de produzir análises críticas da escrita para teatro;
- Capacidade de relacionar as correntes estético-teatrais e sua evolução.
Competências Interpessoais:
- Capacidade de comunicação oral e escrita individual e em grupo.
Competências Instrumentais:
- Capacidade de aplicação e discussão assuntos teóricos na produção de textos de natureza ensaística.

Conteúdos Programáticos

1. A escrita dramática: quadro conceptual.
1.1. A teatralidade: definição e âmbito de aplicação do conceito.
1.2. Mimese e ilusão teatral: um modelo fundador.
1.3. Problemática dos géneros do teatro.
1.4. Prática(s) de escrita na linguagem dramática.
1.5. Poética(s) do texto e da cena.
1.6. A recepção teatral.
2. A dramaturgia na contemporaneidade.
2.1. O abandono dos constituintes e dos códigos da escrita tradicional.
2.2. A escrita contemporânea de/para o teatro. A legibilidade como desafio para a interpretação do texto.
3. O lugar do texto escrito e não-escrito no teatro hoje.
3. 1. O dramaturgo no processo criativo: do autor à criação colectiva.
3.2. A prática dramatúrgica e a reescrita textual: a tradução; a adaptação.
3.3. O texto e os materiais não-textuais no processo performativo: os media no palco.

Métodos de Ensino

O ensino dispensado na unidade curricular assenta em duas vertentes metodológicas:
- nas aulas presenciais: sessões de natureza expositiva sobre os conteúdos estruturantes da unidade curricular; sessões de debate e aprofundamento dos conhecimentos com a participação dos estudantes, apoiadas em leituras e pesquisas prévias; sessões de apresentação dos trabalhos em curso. Nas sessões presenciais, tem prioridade o recurso ao dialogo e ao debate sobre as questões levantadas pela escrita dramática nos períodos analisados;
- no trabalho de pesquisa, pede-se a realização de sínteses das matérias (constituição de arquivos pessoais ou de grupo) integradas na participação nas aulas presenciais; são privilegiados os recursos bibliográficos disponíveis em bibliotecas ou sites especializadas ou em bases de dados.
O aluno poderá optar pela avaliação contínua ou pela prova de exame final.

Bibliografia

BELLISCO M. et al. (2011). Repensar la dramaturgia/Rethinking Dramaturgy. Murcia: Cendeac.
CARLSON, M., (1993 [1984]). Theories of the Theatre. Ithaca & London:Cornell University Press.
FISCHER-LICHTE, E. (2002). History of European Drama and Theatre. London: Routledge.
FISCHER-LICHTE. (2019). A Estética do Performativo. Lisboa: Orfeu Negro.
LEHMANN, H.-T. (2017 [1999, 2005]. Teatro Pós-dramático. Lisboa: Orfeu Negro.
PAIS, A., (2003). O Discurso da cumplicidade, Lisboa: Colibri.
PAVIS, P. Dramaturgia e pós-dramaturgia, in Critical Stages, revista da AICT, p.197-2007, 2014.6
SARRAZAC, J.-P. (2002). O Futuro do Drama. Porto: Campo das Letras.
TURNER C. & S.K. Berndt (2008). Dramaturgy and Performance. Palgrave Macmillan.
VIEIRA MENDES, J. M. (2016). Uma coisa não é outra coisa. Lisboa: Livros Cotovia.
Alternatives théâtrales, 61 (1999); 93 (2007); 131 (2017)
Théâtre/public, “Théâtre contemporain: écriture textuelle, écriture scénique”, 184, 2007