2023

Corpo e Movimento Cénico II

Nome: Corpo e Movimento Cénico II
Cód.: ARC12571L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

a) Desenvolver a percepção e a memória sensorial; ampliar a sensibilidade ao movimento do corpo no espaço e no tempo, individualmente e em grupo; desenvolver a presença do corpo; e praticar anatomia e fisiologia experiencial.
b) Desenvolver a escuta sensível do corpo e seu movimento no espaço e no tempo; desenvolver capacidades de interação no seio de um grupo através do jogo cénico e coreográfico; ampliar a atenção a partir de estados físicos, comportamentais, emocionais, contextuais e expressivos; desenvolver uma prática regular de forma autónoma e responsável.
c) Compor e interpretar sequências de movimento cénico; desenvolver capacidades de captação e repetição de acções físicas; ampliar a noção de quietude no movimento; consulta de arquivos e documentação sobre os métodos e os seus autores (ver bibliografia, entre outros).
d) Elaborar um diário de investigação, a partir da experiência do corpo e seu movimento através da escrita, do desenho, de mapas e de meios audiovisuais.

Conteúdos Programáticos

Aprofundamento do trabalho desenvolvido na unidade curricular Corpo e Movimento Cénico I.
a) Práticas do corpo
- noções estruturantes sobre o corpo e seu movimento no contexto do espaço cénico.
- anatomia e fisiologia experiencial.
b) Observação, consciência do corpo e testemunho
- escuta do corpo e seu movimento.
- leitura e análise do movimento e sua expressividade.
- repetição e transformação do movimento.
c) Os métodos e seus autores
- consulta de arquivos e documentação audiovisual.
- treino de corpo no actor, improvisação e composição.
d) Imagem do corpo, registo e documentação
- exploração criativa de modos de registo e documentação do corpo e movimento cénico, a partir do trabalho desenvolvido nesta unidade curricular.

Métodos de Ensino

A metodologia desta unidade curricular centra-se numa prática de corpo, influenciada por diferentes abordagens vindas da dança, do teatro e das artes performativas. O desenvolvimento de conhecimentos e competências, é potenciado através de:
1) exercícios de observação, consciência do corpo e testemunho (de si, do outro e do colectivo);
2) elaboração de diários de pesquisa do corpo e seu movimento;
3) questionamento e reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido;
4) consulta de arquivos e documentação audiovisual no âmbito dos métodos e autores estudados.

A avaliação consiste em:
assiduidade, empenho e qualidade da participação 30%
apreensão dos conteúdos, competências adquiridas e evolução verificada 40%
trabalhos práticos de composição 20%
relatório sobre o trabalho prático de composição realizado 10%
avaliação intercalar, não quantificada, realizada com a presença do júri da disciplina no meio do semestre.
Para ser avaliado, o aluno deverá estar presente em 75% das sessões.

Bibliografia

CHUEN, Lam Kam. Walking Chi Kung, Gaia Books, Londres, 2016
HARTLEY, Linda. Wisdom of the body moving: an introduction to body-mind centering, North Atlantic Books, California, 1994
HULTON, Peter (dir.). Arts archive, [online], disponível em www.arts-archives.org/ , [Consultado a 25 Junho 2017]
LABAN, Rudolf Von. Espace dynamique, Nouvelles de Danse, Bruxelas, 2003
NELSON, Lisa. Vision du corps, movement et perception — Lisa Nelson, Nouvellles de Danse, 48-49
TUFNELL, Miranda & CRICKMAY, Chris. A widening field: journeys in body and imagination, Dance Books, Hampshire, 2008
ZAPORAH, Ruth. Action Theater: the improvisation of presence, North Atlantic Books, Berkeley, 1995