2023

Corpo e Movimento Cénico I

Nome: Corpo e Movimento Cénico I
Cód.: ARC12570L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

a) Desenvolver a consciência corporal e a percepção do movimento; tomar consciência de hábitos corporais, padrões de movimento e limites do corpo visando a sua superação; e adquirir conhecimentos e capacidades de anatomia e fisiologia experiencial.
b) Experienciar diferentes estados psicossomáticos, comportamentais, emocionais, contextuais e expressivos; desenvolver capacidades de relação e transição entre a prática individual, dueto, trio e colectiva; desenvolver capacidades de concentração no instante presente e de presença do corpo; e desenvolver um sentido ético de trabalho no espaço cénico.
c) Adquirir conhecimentos e experienciar diferentes abordagens às práticas do corpo no treino do actor; desenvolver a imaginação e a expressão corporal.
d) Conhecer e aprofundar o trabalho de diferentes autores da dança, do teatro e das artes performativas através de arquivo e documentação audiovisual.

Conteúdos Programáticos

a) Práticas do corpo
- qualidades físicas: os sentidos e as transferências entre os sentidos, relação com a gravidade (peso-leveza), enraizamento, força, resistência, precisão e destreza.
- factores psicomotores: reflexos e padrões de movimento, equilíbrio, coordenação, tonicidade, lateralidade, orientação do corpo no espaço e percepção do tempo.
- estados de percepção: relaxamento, consciência-desperta, escuta do corpo e concentração.
- anatomia e fisiologia experiencial.
b) Observação, consciência do corpo e testemunho
- exercícios de relaxamento e concentração.
- consciência da respiração e do centro de gravidade.
- produção e modulação de energia.
- relação entre movimento e imobilidade (quietude).
- exercícios de memória, repetição e transformação do movimento.
- exercícios de improvisação e composição.
c) Os métodos e os seus autores (ver bibliografia, entre outros)
d) Consulta de arquivos e documentação audiovisual

Métodos de Ensino

A metodologia desta UC centra-se numa prática continuada de práticas do corpo, desenvolvida em paralelo com a aquisição de conhecimentos de anatomia e fisiologia experiencial; de treinos do corpo no actor pela perspectiva de vários autores; de consulta de arquivo e documentação audiovisual sobre os autores estudado.
A avaliação consiste em:
- assiduidade, empenho e qualidade da participação 30%
- apreensão dos conteúdos, competências adquiridas e evolução verificada 40%
- trabalhos práticos 20%
- relatório sobre o trabalho prático realizado estabelecendo relações com as práticas desenvolvidas em aula 10%
-  avaliação intercalar, não quantificada, realizada com a presença do júri da disciplina no meio do semestre
Para ser avaliado, o aluno deverá estar presente em 75% das aulas, ou seja, o limite de faltas injustificadas é fixado em 25% do total das aulas do semestre (à excepção do aluno trabalhador estudante.

Bibliografia

CHUEN, Lam Kam. The way of energy: mastering the chinese art of internal strength with Chi Kung exercices, Gaia Books, New York, 1991
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sensing, feeling and action: the experiential anatomy of Body-Mind Centering, 2ª ed., Contact Editions, Northampton, 2008
JUHAN, Deane. Job’s body: a hanbook ofr bodywork. 2ª ed, Barrytown, Nova Iorque, 1998
KAPLAN, R. (ed.) Anna Halprin, Moving Toward Life: Five Decades of Transformational Dance, Wesleyan University Press, London, 1995
NETTER, Frank H. Atlas of human anatomy, 3ª ed., Icon Learning Systems, Nova Jérsia, 2003
OIDA, Yoshi. O actor invisível, Marcelo Gomes (trad.), Beca, São Paulo, 2001
PAXTON, Steve. Material for the Spine: a movement study, Patricia Kuypers, Baptiste Andrien e Florence Corin (real.), Contredanse, Bruxelas [DVD]
TUFNELL, Miranda & CRICKMAY, Chris, Body Space Image: notes towards improvisation and performance, Dance Books, London, 1993