2025
Ecoturismo
Nome: Ecoturismo
Cód.: PAO11392L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências do Ambiente e Ecologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aquisição de conhecimentos no domínio científico; capacidade de entendimento da dinâmica e do processo de transformação do sector, identificando e dinamizando potencialidades. Pretende-se que os alunos, através do conhecimento de valores patrimoniais naturais, construídos, genéticos, paisagísticos e imateriais, fiquem aptos a contribuir para uma utilização ecoturistica desses recursos. Isto é, que fiquem habilitados a contribuir para o desenvolvimento do turismo em zonas de grande valor patrimonial, no respeito pelos princípios inerentes à sua conservação.
Conteúdos Programáticos
Definições e princípios. Valores patrimoniais. Património natural - espécies endémicas, raras e ameaçadas; habitats naturais e semi-naturais; critérios para identificar zonas de importância faunística internacional, nacional, regional e local. Património construído - natureza e o significado sociológico de património arqueológico e arquitectónico, património monumental e vernácula; património construído e o contexto ambiental. Património genético - raças autóctones portuguesas. Património imaterial, sua conservação e salvaguarda. Elementos de atractividade do território para a actividade turística a céu aberto. Impactes das actividades turísticas na Natureza. Conceito de capacidade de suporte e determinação da capacidade de suporte em ecoturismo. Caracterização socioeconómica de um sector emergente. O Parque Cultural como modelo de ordenamento e do território e de valorização ecoturística.
Métodos de Ensino
Transmissão oral de conhecimento com apoio de métodos audiovisuais. Realização de exercícios de aplicação de conhecimentos. Visitas de estudo e documentários ilustrativos de experiências bem sucedidas de atividades e empreendimentos ecoturísticos. Debates com os discentes. Sessões individuais de apoio à realização dos trabalhos de síntese.
Avaliação
Ao regime de avaliação contínua são admitidos apenas os alunos que tenham assistido a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas. A avaliação contínua compreende dois componentes: uma prova escrita realizada individualmente e um trabalho prático realizado em grupo de dois estudantes, tendo um peso na nota final de, respetivamente, 60% e 40%. No regime de avaliação final a nota da unidade curricular é definida pelo resultado de uma prova escrita, sendo 9,5 a nota mínima para aprovação.
Bibliografia
Barata, F., & Mascarenhas, J. M. (2002). Preservando a memória do território. O parque cultural da Tourega-Valverde. Évora: Centro de Estudos de Ecossistemas Mediterrânicos, Universidade de Évora.
Ceballos-Lascuráin, H. (1996). Tourism, ecotourism and protected areas. Gland, SW: IUCN.
Cocossis H., & Mesca A. (2004). The challenge of tourism carrying capacity assessment. Aldershot: Ashgate Pub.
Duffy, R. (2002). A trip too far. Ecotourism, politics and exploitation.London: Earthscan.
Fennell, D. (2008). Ecotourism (Third Edition). London and New York: Routledge, Taylor & Francis Group.
Honey, M. (2008). Ecotourism and sustainable development - who owns paradise? (Second Edition). Washington DC, Island Press.
Machado, A. (2005). Ecoturismo: um produto viável. A experiência do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional.
Ceballos-Lascuráin, H. (1996). Tourism, ecotourism and protected areas. Gland, SW: IUCN.
Cocossis H., & Mesca A. (2004). The challenge of tourism carrying capacity assessment. Aldershot: Ashgate Pub.
Duffy, R. (2002). A trip too far. Ecotourism, politics and exploitation.London: Earthscan.
Fennell, D. (2008). Ecotourism (Third Edition). London and New York: Routledge, Taylor & Francis Group.
Honey, M. (2008). Ecotourism and sustainable development - who owns paradise? (Second Edition). Washington DC, Island Press.
Machado, A. (2005). Ecoturismo: um produto viável. A experiência do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional.
Equipa Docente
- António Pedro de Avelar Gonçalves Santos [responsável]
- António Pedro de Avelar Gonçalves Santos [responsável]