2025
Temas de Filosofia da Educação
Nome: Temas de Filosofia da Educação
Cód.: FIL14424D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Optativa.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
As competências a adquirir são de duas ordens: de ordem crítica e argumentativa, expressa na compreensão, interpretação e correlação temática e problemática; de ordem avaliativa, como desenvolvimento da capacidade crítica e autocrítica e desenvolvimento da competência crítica para intervir adequadamente numa atitude aberta, comprometida e fundamentada.
Os objectivos visados são:
1. Contextualizar historicamente a relação entre Filosofia, Política, Ética e Educação
2. Reconhecer a especificidade da reflexão filosófica sobre Educação
3. Identificar questões fundamentais da educação a partir de textos da filosofia ocidental
4. Adquirir referências teóricas e conceitos operativos
5. Considerar possibilidades de intervenção da Filosofia da Educação no mundo moderno e contemporâneo
Os objectivos visados são:
1. Contextualizar historicamente a relação entre Filosofia, Política, Ética e Educação
2. Reconhecer a especificidade da reflexão filosófica sobre Educação
3. Identificar questões fundamentais da educação a partir de textos da filosofia ocidental
4. Adquirir referências teóricas e conceitos operativos
5. Considerar possibilidades de intervenção da Filosofia da Educação no mundo moderno e contemporâneo
Conteúdos Programáticos
1. A relação entre Filosofia, Política, Ética e Educação na tradição filosófica
2. A criação das utopias educativas e a busca de felicidade
3. A ousadia da modernidade e a eleição da educação como meio de perfectibilidade pessoal e de progresso social: Jean-Jacques Rousseau
4. A critica à escola, a centralidade da experiência e o exercício da cidadania
5. A recuperação da relação entre Filosofia, Política, Ética e Educação desde as últimas décadas do século XX
6. A crise das humanidades e o seu impacto na formação do espírito crítico e na democracia
7. A inquietude contemporânea perante a inteligência artificial e o antropocénico
2. A criação das utopias educativas e a busca de felicidade
3. A ousadia da modernidade e a eleição da educação como meio de perfectibilidade pessoal e de progresso social: Jean-Jacques Rousseau
4. A critica à escola, a centralidade da experiência e o exercício da cidadania
5. A recuperação da relação entre Filosofia, Política, Ética e Educação desde as últimas décadas do século XX
6. A crise das humanidades e o seu impacto na formação do espírito crítico e na democracia
7. A inquietude contemporânea perante a inteligência artificial e o antropocénico
Métodos de Ensino
Combinam-se 2 modelos: um tradicional centrado na docente e outro apoiado em estratégias ativas mobilizadoras do pensamento crítico e argumentativo e abertas ao debate. O 1.º está reservado para a leitura comentada de textos. O 2.º solicita a participação dos estudantes para acompanhar a leitura comentada dos textos com intervenções, e para expor ideias num regime aberto ao diálogo.
As aulas podem apoiar-se em recursos digitais, contar com a presença de conferencistas e ser substituídas pela assistência a um colóquio que tenha relação com o programa da unidade curricular. Algumas das aulas poderão ser acompanhadas online, desde que tal se justifique.
A avaliação resulta de um somatório de registos: 1) assiduidade (10%); 2) participação nos diálogos e debates (40%); 3) apresentação e redação de um texto argumentativo sobre o tema nuclear da UC ou sobre uma questão da própria tese, cerca de 5 pp., de acordo com o enunciado no 5.º objectivo
As aulas podem apoiar-se em recursos digitais, contar com a presença de conferencistas e ser substituídas pela assistência a um colóquio que tenha relação com o programa da unidade curricular. Algumas das aulas poderão ser acompanhadas online, desde que tal se justifique.
A avaliação resulta de um somatório de registos: 1) assiduidade (10%); 2) participação nos diálogos e debates (40%); 3) apresentação e redação de um texto argumentativo sobre o tema nuclear da UC ou sobre uma questão da própria tese, cerca de 5 pp., de acordo com o enunciado no 5.º objectivo
Bibliografia
CORTINA, A. (1999). La Educación del hombre y el ciudadano, in El que hacer ético. Guia para la educación moral, Aula XXI / Santillana, pp. 105-121.
DERRIDA, J. (1977). Onde começa e como acaba um Corpo Docente, in Políticas da Filosofia, Moraes, pp. 47-69.
STEINER, G. (2003). A Lição dos Mestres, Gradiva.
SUNY, R. & EDWARDS, R. (1994). Postmodernism and Education, Routledge.
GOERGEN, Pedro, Pós-Modernidade Ética e Educação. Polêmicas do nosso tempo, Editora Autores Associados, 2005.
KRONMAN, A (2008). Education's End. Why Our Colleges and Universities Have Given Up on the Meaning of Life, Yale University Press.
NUSSBAUM. M. (2010). Not for profit: Why democracy needs the humanities. Princeton University Press.
ARENDT, H (2005). Entre o passado e o futuro. 5.ª ed. Perspectiva.
SANTOS, M. T. (2019). Thinking about the crisis of humanities through Martha Nussbaum, in Everything is a story: creative interactions in anglo-american studies, Húmus, pp. 368-378.
DERRIDA, J. (1977). Onde começa e como acaba um Corpo Docente, in Políticas da Filosofia, Moraes, pp. 47-69.
STEINER, G. (2003). A Lição dos Mestres, Gradiva.
SUNY, R. & EDWARDS, R. (1994). Postmodernism and Education, Routledge.
GOERGEN, Pedro, Pós-Modernidade Ética e Educação. Polêmicas do nosso tempo, Editora Autores Associados, 2005.
KRONMAN, A (2008). Education's End. Why Our Colleges and Universities Have Given Up on the Meaning of Life, Yale University Press.
NUSSBAUM. M. (2010). Not for profit: Why democracy needs the humanities. Princeton University Press.
ARENDT, H (2005). Entre o passado e o futuro. 5.ª ed. Perspectiva.
SANTOS, M. T. (2019). Thinking about the crisis of humanities through Martha Nussbaum, in Everything is a story: creative interactions in anglo-american studies, Húmus, pp. 368-378.
Equipa Docente
- Maria Teresa Carrasco Salvador Gonçalves Santos [responsável]