2023

Auditoria em Educação

Nome: Auditoria em Educação
Cód.: PED12533O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC pretende familiarizar o aluno com o controlo interno e a auditoria em serviços públicos, nomeadamente a Auditoria Interna, incluindo a Auditoria de Gestão, e a Auditoria Financeira, bem como destacar o papel de intervenção da inspeção e controlo externos.
Pretende-se que o aluno adquira os seguintes conhecimentos:
• Percecionar as diversas modalidades de auditoria relevantes no sector da educação.
• Compreender o conceito de auditoria e reconhecer o papel do auditor como agente credibilizador da informação financeira e da gestão das organizações.
• Entender e dominar os sistemas de controlo interno das empresas como elemento integrante do trabalho de auditoria.
• Dotar os alunos de um conjunto de um métodos e técnicas a aplicar no desenvolvimento da auditoria e da inspeção.
• Fornecer aos alunos conhecimentos sobre os procedimentos que são desenvolvidos em auditoria com vista à emissão de relatórios de auditoria.
São desenvolvidas as seguintes competências:
• Capacidade para dominar os processos de auditoria do sector público e, supletivamente, do sector privado.
• Capacidade para aplicar metodologias analíticas para o tratamento de dados e informações.
• Capacidade para analisar informações sobre as características financeiras das entidades.
• Capacidade para definir ações de auditoria preventivas e corretivas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1 – Objetivos e noções de auditoria
1.2 – Evolução histórica da auditoria
1.3 – A auditoria em Portugal
1.4 – Tipos de auditoria e conceitos relacionados

2. Sistemas de Auditoria
2.1 – Auditoria interna
2.2 – Auditoria financeira
2.3 – Auditoria no sector público

3. O Controlo Interno
3.1 – Noções e elementos fundamentais
3.2 – Limitações do controlo interno
3.3 – Procedimentos
3.4 – Os testes de conformidade
3.5 – Controlo interno, auditoria interna, auditoria externa

4. Princípios de auditoria
4.1 – Princípios gerais
4.2 – Avaliação dos riscos e planeamento
4.3 – A prova de auditoria

5. Objetivos e Procedimentos de Auditoria
5.1 – Auditoria interna
5.2 – Auditoria de gestão
5.3 – Auditoria financeira
5.4 – Processos de inspeção

6. A Auditoria e outras modalidades de controlo da qualidade em educação (avaliação, supervisão, ação disciplinar, etc)

7. As diversas modalidades de auditoria em educação

8. A Auditoria Pedagógica e sua relevância
8.1. Conceito de Auditoria Pedagógica
8.2. Justificação de Auditoria Pedagógica
8.3. A Auditoria Pedagógica e a aposta na excelência na educação
8.4. Modalidades e métodos de auditoria pedagógica

9. Conclusão da Auditoria e Relato

Métodos de Ensino

Apesar de se tratar de uma unidade curricular onde os aspetos teóricos têm muita relevância procuraremos apresentar exemplos práticos que possibilitem uma melhor compreensão da matéria. As sessões são apoiadas em apresentações PowerPoint mas com utilização do quadro, nas questões mais práticas.
O caráter interdisciplinar da auditoria exigirá por vezes o apelo a conhecimentos de outros ramos das ciências empresariais. Procurar-se-á, quando esta necessidade se verificar, efetuar uma breve retrospectiva desses conhecimentos, por forma a promover a compreensão dos temas leccionados.
A adoção de aulas de natureza teórico-prática é fundamental para os alunos apreenderem a componente teórica da matéria a aplicarem posteriormente os conhecimentos adquiridos através de casos práticos. São desenvolvidos um conjunto de casos práticos que permitem exemplificar aos alunos os métodos e técnicas a aplicar no desenvolvimento da auditoria.

Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. No regime de avaliação contínua a nota final é baseada na nota de um trabalho prático e na nota obtida nas duas frequências.
A nota final dá um peso de 10% ao trabalho prático, 40% à nota da primeira frequência e 50% à nota da segunda frequência.

Bibliografia

Alves, Joaquim José dos Santos. 2015. Princípios e práticas de auditoria e revisão de contas. Edições Sílabo.
Alves, Gabriel e Carlos Costa. 2011. Casos Práticos de Auditoria Financeira, 6ª Edição, Rei dos Livros.
Borges, António, Azevedo Rodrigues e Rogério Rodrigues. 2010. Elementos de Contabilidade Geral, 25ª Edição, Rei dos Livros.
Carmichael, Douglas, John Willingham and Carol Schaller. 1996. Auditing Concepts and Methods, 6ª edition. McGraw Hill.
Costa, Carlos. 2010. Auditoria Financeira - Teoria & Prática, 9ª Edição, Rei dos Livros.
Gomes, João e Jorge Pires. 2010. Sistema de Normalização Contabilística – Teoria e Prática, 3ª Edição, Vida Económica.
João Rodrigues, 2011, Sistema de Normalização Contabilística Explicado, Porto Editora.
Marçal, Nelson e Fernando Marques. 2011. Manual de Auditoria e Controlo Interno no Sector Público, Edições Sílabo.
Pinheiro, Joaquim. 2010. Auditoria Interna – Manual Prático para Auditores Internos, 2ª Edição, Rei dos Livros
Varela, B. (2006a). Manual de Procedimento em Auditoria. São Tomé: Ministério da Edcucação, Cultura, Ciências e Comunicação. MundiServiços/Projeto de Assistência Técnica à Melhoria da Inspeção-Geral da Edcuação de São Tomé e Príncipe
Varela, B. (2006b). Manual de Auditoria Pedagógica. Praia: Universidade de Cabo Verde. In www.portaldoconhecimento.gov.cv
Varela, B. (2011). Manual de Administração Educativa. Praia: Universidade de Cabo Verde. In: http://www.portaldoconhecimento.gov.cv
Varela, B. (2015). Missão e desafios da universidade do século XXI - da claustrofobia à responsabilidade social da academia: uma perspetiva cruzada com as opções fundamentais do direito educacional brasileiro. Praia: Universidade de Cabo Verde. In: http://www.portaldoconhecimento.gov.cv
“Manual do Revisor - Ordem dos Revisores Oficiais de Contas”.