2025
Planeamento de Produto
Nome: Planeamento de Produto
Cód.: GES13087L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos e competências nas áreas da conceção e gestão de produtos e serviços, nomeadamente de serviços de enoturismo. Para além disso, pretende-se fazer a integração de conhecimentos apreendidos nas unidades curriculares de Enogestão e de Marketing de Vinhos de modo a estimular o espírito crítico e o empreendedorismo nos alunos.
Conteúdos Programáticos
Parte 1 Conceitos de conceção de produto e processo
Alinhamento da estratégia corporativa com as operações de produto
Qualidade de produto e processo
Aspetos críticos da gestão da qualidade
Processos de controle estatístico
Conceção de novos produtos e serviços
Conceção de produtos e serviços associados ao enoturismo
Gestão de fluxos e de capacidade
Gant, CPM, PERT, lei de Little
Conceção de layouts
Parte 2 Planeamento de novos produtos
Conceitos de empreendedorismo e inovação
Desenvolvimento de modelos de negócio para novos produtos
Métodos e técnicas de geração de ideias
Canvas business model
Plano de negócio para novos produtos
Estratégia e descrição do produto
Plano de marketing
Plano de produção
Plano financeiro
Indicadores de viabilidade
Alinhamento da estratégia corporativa com as operações de produto
Qualidade de produto e processo
Aspetos críticos da gestão da qualidade
Processos de controle estatístico
Conceção de novos produtos e serviços
Conceção de produtos e serviços associados ao enoturismo
Gestão de fluxos e de capacidade
Gant, CPM, PERT, lei de Little
Conceção de layouts
Parte 2 Planeamento de novos produtos
Conceitos de empreendedorismo e inovação
Desenvolvimento de modelos de negócio para novos produtos
Métodos e técnicas de geração de ideias
Canvas business model
Plano de negócio para novos produtos
Estratégia e descrição do produto
Plano de marketing
Plano de produção
Plano financeiro
Indicadores de viabilidade
Métodos de Ensino
A UC inclui aulas teórico-práticas seguindo a metodologia de ensino "aprender fazendo". Esta metodologia incentiva os alunos a participar ativamente na aplicação prática de conceitos teóricos em situações e cenários do mundo real. Envolve não apenas assistir a aulas expositivas ou ler os materiais sugeridos enquadrados no setor vitivinícola, mas também reforçar a compreensão crítica e as competências de intervenção. Assim, além da apresentação dos conceitos, resolução de exercícios e análise e desenvolvimento de estudos de caso, esta metodologia induz a participação dos alunos no desenvolvimento de competências de aquisição e de aplicação do conhecimento por meio de: i) estudos de casos práticos, relativos à análise de planos de desenvolvimento de produtos em empresas vinícolas, discussão e comparação dos seus objetivos e estratégias, planos de negócios e experiências reais de gestão no desenvolvimento de produtos vitivinícolas; ii) workshops temáticos sobre os desafios e fatores determinantes do desenvolvimento de produtos vitivinícolas, questões de sustentabilidade, economia circular e gestão de resíduos; iii) discussões interativas com especialistas convidados sobre tópicos relevantes e atuais, incluindo os desafios e complexidades da gestão de produtos vitivinícolas, digitalização, internacionalização e comunicação.
Avaliação
A avaliação da disciplina é realizada com base em 4 elementos de avaliação (EA). A nota final (NF) corresponderá à classificação resultante da aplicação da seguinte ponderação: NF = 0,25% EA1 +0,25% EA2+0,25% EA3+0,25% EA4.
Os alunos podem optar pelo regime de exame com um caso de estudo (CE) relativo a um plano de negócios e uma prova escrita individual (PEI) no final do semestre, com peso de 40 e 60% para a nota final.
Os alunos podem optar pelo regime de exame com um caso de estudo (CE) relativo a um plano de negócios e uma prova escrita individual (PEI) no final do semestre, com peso de 40 e 60% para a nota final.
Bibliografia
Barringer, B. R. and Ireland, R. D.; 2008, Entrepreneurship Successfully Launching New Ventures (Second Edition); Pearson International Edition.
Batalha, Mário O. (2009), Gestão Agro-industrial, Volume 1 3ª Edição, Editora Atlas, Brasil.
Fragoso, Rui (2015) Capítulo XII A Produção e as Operações. Carlos Marques (Ed.), Gestão Introdução e Desenvolvimento, Edições Sílabo, Lisboa
Russell, R.S, and Taylor, B.W. (2006) Operations Management. Jonh Wiley and Sons.
Batalha, Mário O. (2009), Gestão Agro-industrial, Volume 1 3ª Edição, Editora Atlas, Brasil.
Fragoso, Rui (2015) Capítulo XII A Produção e as Operações. Carlos Marques (Ed.), Gestão Introdução e Desenvolvimento, Edições Sílabo, Lisboa
Russell, R.S, and Taylor, B.W. (2006) Operations Management. Jonh Wiley and Sons.