2025

Enogestão

Nome: Enogestão
Cód.: GES13086L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Na UC abordam-se os fundamentos de gestão, estratégica e operacional, das empresas agro-industriais e do agro-negócio e a forma como enquadram, orientam, avaliam e tomam decisões. O foco é a enologia e o agronegócio do vinho.
Pretende-se fornecer conceitos, instrumentos, técnicas e métodos de planeamento, de implementação e de controlo para apoiar a tomada de decisões de gestão empresarial, permitindo desenvolver capacidade de gestão do enólogo para enquadrar e alinhar as suas decisões em diferentes contextos de definição de estratégias empresariais, de operacionalização e concretização de atividades operacionais, e de análise e avaliação dos processos utilizados e resultados gerados em termos da eficiência e eficácia económica,
financeira e técnica de estrutura e funcionamento.
O objetivo é que os alunos desenvolvam competências de gestão que ajudem a tomada de decisão com vista a valorização dos recursos e capacidades organizacionais e à criação de valor.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - Introdução, enquadramento e níveis de análise do negócio do vinho
- Definição e componentes chave
- Níveis de análise
- Enquadramento do negócio do vinho
- Mercados de produtos e serviços complementares – ex. Enoturismo
- Contexto e desafios
Módulo 2 - Gestão da Procura
- Consumo
- Vendas e Comercialização
- Vantagens competitivas pela diferenciação
- Análise e aplicação ao caso do vinho
Módulo 3 - Gestão da Oferta
- Conceitos de produção e logística (inclui stocks)
- Matérias-primas, Recursos, processos e competências organizacionais
- Custos e investimentos
- Orçamentos e Finanças
- Vantagens competitivas pelo custo
- Análise, aplicação e caso do vinho/adegas
Módulo 4 - Estratégia e análise de indústria e mercados
- Conceitos de mercados e indústrias
- Análise da indústria e de mercados
- Fatores chave de sucesso
- Marketing estratégico
- Integração horizontal e vertical – produtos e serviços conjuntos
- Análise, aplicação e caso da industria e mercados do vinho

Métodos de Ensino

A UC segue a metodologia de ensino ?learning by doing? (aprender fazendo) levando os estudantes a participarem ativamente na aplicação prática dos conceitos teóricos, em situações e cenários reais, não se limitando a assistir a aulas expositivas ou a ler os materiais sugeridos e disponibilizados, reforçando a compreensão crítica e a capacidade de intervenção. Assim, para além da exposição de matérias, resolução de exercícios e elaboração do estudo de caso, com o learning by doing promove-se a participação dos alunos para desenvolver competências de aplicação de conhecimentos, através de: i) estudos de caso práticos, onde se caracterizam empresas de vinhos, se analisam, discutem e comparam missões, valores e objetivos, estratégias e áreas de desenvolvimento estratégico, produtos e serviços, actividades e instrumentos operacionais (vendas, produção e mercados) e experiências reais de enogestão; ii) oficinas de trabalho (workshops temáticos) sobre enoturismo, sustentabilidade e economia circular; iii) discussão dialogante com especialistas convidados sobre temas relevantes e atuais, incluindo os desafios e complexidade da enogestão, a gestão da mudança, a digitalização e a internacionalização.

Avaliação

A avaliação da disciplina, inclui o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação final. A avaliação contínua é realizada com base em 4 elementos de avaliação (EA), um por módulo, que consistem em provas escritas individuais, com peso de 25% cada uma. A nota final (NF) corresponderá à classificação resultante da aplicação da seguinte ponderação: NF = 0,25% EA1 +0,25% EA2+0,25% EA3+0,25% EA4.
O regime de avaliação final, inclui uma prova escrita individual (PEI) com um peso de 80% e um trabalho (caso de estudo) com um peso de 20%.
Em ambos os regimes, os alunos devem obter uma pontuação mínima de 10 em 20 pontos para serem aprovados.

Bibliografia

Batalha, Mário O. (2009), Gestão Agro-industrial, 2 Volumes, 5ª Edição, Editora Atlas, Brasil.
Basenko, D. et al. (2013), Economics of Strategy, Sixth Edition, Wiley.
Grant, Robert M. (2005) Contemporary Strategic Analysis, Fifth Edition, Blackwell Publishing.
Marques, C. (2012), Planeamento da Empresa Agrícola, Manuais da Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais; e Marques C., Fragoso R., Coelho, L., Lucas M.R., Godinho M.L. e Martins, M.B. (2008), Exercícios Práticos de Planeamento da Empresa Agrícola, Colecção Manuais da Universidade de Évora, Série Área Departamental de Ciências Económicas e Empresariais.
Marques, Carlos et al. (2015) Gestão – Introdução e desenvolvimentos. Edições Sílabo.
Robbins, Stephen P. Coulter, Mary. (2009). Management. (Tenth Edition), Prentice Hall.