2023

Biologia Evolutiva

Nome: Biologia Evolutiva
Cód.: BIO12354L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A diversidade da vida e os processos responsáveis pela sua adaptação. Abordagem ao nível das
populações animais e num espaço de tempo relativamente curto e numa escala de tempo mais longa de
forma a compreender os processos que conduziram à diversidade animal, considerando também os
registos fósseis, ou seja, a microevolução e a macroevolução. Os alunos deverão adquirir alguns
conhecimentos de base da biologia evolutiva e ter capacidade de integração de aprendizagens obtidas em
outras unidades curriculares, designadamente a utilização de caracteres genéticos nas análises
evolutivas. Deverão adquirir a capacidade de interpretar situações novas à luz dos conhecimentos
integrados. Desenvolver a capacidade de efetuar pesquisas de informação com base no recurso às novas
tecnologias de comunicação e de informação. Desenvolver a capacidade de utilizar a plataforma de ensino
on-line da Universidade de Évora (Moodle). Praticar a utilização de software de análise filogenética.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos de Microevolução (evolução adaptativa; evolução neutral; impacto genético da seleção; a
origem e manutenção da variação genética; a expressão da variação)
2. Seleção e sucesso reprodutivo (evolução do sexo; conflito genómico)
3. Princípios da Macroevolução (Especiação; Filogenia e Sistemática; métodos comparativos
4. A História da vida
5. Integrando a micro e macroevolução (coevolução, evolução humana)
6. Diversidade nucleotídica e análise filogenética de sequências, Teoria Neutral da variação molecular.
7. Análise intra-específica com marcadores genéticos.
8. Classificação e Filogenia

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas serão apresentados e desenvolvidos os temas de cada aula. No último quarto de hora
de cada aula haverá uma discussão de um ou mais temas,
Inclui-se uma sessão demonstrativa da utilização de software de análise filogenética (MEGA)
Por via eletrónica, o docente mantém contacto regular com os alunos, disponibilizando-se para responder
às dúvidas e prestar conselhos sobre as pesquisas de informação que os alunos entenderão realizar
através da Internet.
Avaliação
Exame ou 2 Frequências

Bibliografia

Stearns, S. & R.L. Hoeskstra (2010). Evolution an introduction. Oxford Press University (5 edition). Bell, G.
(2013). Selection: The mechanism of evolution. Chapman and Hall, New York (4 edition).Zimmer, C. (2003).
Evolution: the triumph of an idea – from Darwin to DNA. Arrow Books. Strickerberger, M. W. (1995).
Evolution (2nd edition). Jones and Bartlett Publishers. Crow, J.F. Kimura M. (1990). An Introduction to
population genetics theory. Joanna Cotler Books.
Kimura, M. (1983). Théorie neutraliste de l'évolution. Flammarion. Tamura K, Stecher G, Peterson D, Filipski
A. & Kumar, S. (2013) MEGA6: Molecular Evolutionary Genetics Analysis version 6.0. Molecular Biology
and Evolution:30 2725-2729 http://www.megasoftware.net/Kutschera, U. (2013) Biologia evolutiva.
Publicações Gulbenkian, 468 p.Losos, J. B. (2013). The Princeton Guide to Evolution. D. A. Baum, D. J.
Futuyma, H. E. Hoekstra, R. E. Lenski, A. J. Moore, C. L. Peichel, ... & M. C. Whitlock (Eds.). Princeton
University Press.