2023

Tendências da Procura Turística

Nome: Tendências da Procura Turística
Cód.: SOC11502M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos no final da UC atinjam os seguintes objectivos de aprendizagem:
- Reconhecer e identificar a abrangência de tópicos e aspectos-chave relativos às tendências da procura turística no Mundo, na Europa e em Portugal.
- Analisar e compreender os principais modelos comportamentais da procura turí­stica.
- Identificar as determinantes da procura turí­stica e o tipo de influências que afectam os seus comportamentos de escolha de destinos e produtos turí­sticos.
- Identificar a partir dos principais indicadores de performance da procura turística, tendências associadas a novos padrões de escolha e decisões de consumo de destinos e produtos turísticos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução às tendências em Turismo
1.1. Conceito e a sua relevância de análise de tendências em turismo
1.2. Mudanças e tendências do turismo
1.3. Perspectivas e dimensões de análise das tendências em turismo

2. Análise de tendências da procura turística
2.1. Conceitos e Teorias da Procura Turística
2.2. Conceitos e Teorias das Motivações Turísticas
2.3. Determinantes da Procura Turística
2.4. Indicadores de Performance da procura turística
2.5. A procura turística e novos produtos turísticos
2.4. Estudos de Caso

3. Principais indicadores de previsão da procura turística
3.1. Previsões da procura turística no mundo
3.2. Previsões da procura turística na Europa
3.3. Previsões da procura turística em Portugal

4. Tendências e perspectivas de investigação nos estudos das tendências da procura turística

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão ministrados com recurso a materiais tais como artigos científicos, bases de dados nacionais e internacional, vídeos, textos em revistas da especialidade. Serão realizados exercícios para melhorar a componente de análise gráfica e de indicadores da procura turística. Em algumas sessões, os alunos serão incentivados a participar em webinars ou seminários com especialistas no domínio do estudo e análise das tendências dos mercados turísticos.

Avaliação

Avaliação Contínua: 2 Trabalhos de Grupo ( 2 elementos)
Trabalho 1 (40%): Entrega/Apresentação oral de estudo de caso: (Trabalho escrito:25% + Apresentação oral: 15%)
Trabalho 2 (60%): Elaboração de relatório de análise de mercados turísticos emissores (Trabalho escrito)

Avaliação por exame:
Época de exame normal – 1 prova escrita (100%)
Época de exame de recurso – 1 prova escrita (100%)
Época de exame especial – 1 prova escrita (100%)
Época extraordinária – 1 prova escrita (100%)

Bibliografia

- Lohmann, G., and Netto, P. (2017), Tourism Theory. Concepts, Models and Systems. CABI Pub., UK.
- Morrison, A.M. and Buhalis, D. (2024). Handbook of Trends and Issues in Global Tourism Supply and Demand. Routledge, UK.
- OECD (2022), “Sumário Executivo”, in OECD Tourism Trends and Policies 2022, OECD Publishing, Paris. DOI: https://doi.org/10.1787/4e3d8c19-pt.
- Serra, J., Correia, A., and Rodrigues, P.M.M. (2014). A comparative analysis of tourism destination demand in Portugal. Journal of Destination Marketing and Management, 2, 221-227.
- Song, H., Qiu, R.T.R., and Park, J. (2023). Progress in tourism demand research: Theory and empirics. Tourism Management, 94, 1-11.
- Swarbrooke, J., and Horner, S. (2016), Consumer behavior in tourism, 4nd Ed. Elsevier, Butterworth-Heinemann, UK.
- Vanhove, N. (2018), The economics of tourism destinations. Theory and Practice, 3rd Edition. Routledge, New York, USA.
- Yeoman, I. (2012), 2050 – Tomorrows Tourism. Channel View Publications, UK.

Equipa Docente