2023

Estudos sobre a Paz e Resolução de Conflitos

Nome: Estudos sobre a Paz e Resolução de Conflitos
Cód.: SOC13127M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa abordar as questões da paz e guerra, violência e não-violência na sociedade global contemporânea. Com base no debate sobre as perspetivas teóricas e empíricas, tem como objetivo proporcionar uma apreciação crítica das principais abordagens dos estudos da paz e a compreensão da complexa dinâmica do conflito armado contemporâneo.

Objetivos Específicos:

a) Estudar as principais características da ordem de segurança internacional que emergiu após o fim da Guerra Fria, com particular destaque ao fim do conflito ideológico, às ameaças à segurança internacional e às reformas das principais instituições de segurança;

b) Conhecer noções sobre a teoria dos conflitos em geral e, em particular, sobre a resolução dos conflitos;

c) Estudar as temáticas subjacentes à gestão de crises e a procura de soluções políticas de resolução de conflitos e de estratégias para a prevenção dos conflitos.

Conteúdos Programáticos

1- Visão geral dos Peace Studies
A interdisciplinariedade das questões da paz e da guerra
Teorias de paz e conflito
Causas das guerras
Sistemas políticos e os conflitos violentos

2- A Mundialização da Guerra e as suas novas tipologias
Conflitualidade em transformação
“Novo perfil” de risco e as ameaças difusas
A dimensão interna e externa das novas guerras: da perspetiva macro para a regional e local

3 - Segurança e Defesa no novo Contexto das Relações Internacionais
A defesa e o quadro geral da segurança
O posicionamento estratégico português
Perspetivas de segurança e defesa na Europa
Estratégia global dos EUA, China e Rússia

4 – Antigas ameaças e desafios emergentes – formas de atuação
A intervenção militar e a ingerência
Da estratégia diplomática à estratégia militar. Persuasão, dissuasão, coação.
Prevenção e Gestão de Crises
Saídas dos conflitos: pacificação e reconciliação
Segurança coletiva e as operações de paz

Métodos de Ensino

AAs sessões visam suscitar o debate e a reflexão sobre uma determinada temática e destinam-se a propiciar aos mestrandos um aprofundamento da reflexão sobre conceitos, abordagens teóricas e modelos de intervenção. Privilegia-se a condução das diferentes sessões de aprendizagem através de exposições orais, brainstorming e foruns de discussão, apoiadas com meios audio-visuais, suportes bibliográficos, recortes da imprensa, e outros suportes eletrónicos, estáticos e virtuais. Em algumas das sessões coletivas participam especialistas convidados.

A avaliação da aprendizagem consiste em: (1) Participação nas sessões (10%); (2) Conhecimentos e competências adquiridos serão avaliados através da elaboração e apresentação de trabalhos de aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, em sala de aula (30%), e de um trabalho individual, incluindo a discussão pública com o docente (60%).
O regime de exame final é uma prova escrita (100%).

Bibliografia

Baltazar, M.(2005), As Forças Armadas Portuguesas: desafios numa sociedade em mudança, x:Caleidoscópio.
----(2007) “(Re)Pensar a Sociologia dos Conflitos”, Nação e Defesa, IDN, 116:157-185.
Barash,D. ;Webel, C. (2002), Peace and Conflict Studies. NY: Sage.
Branco, C., Sousa, R. R. P., & Oliveira, G. (2017). Incursões na Teoria da Resolução de Conflitos. Lisboa: OBSERVARE/Universidade Autónoma de Lisboa.
Magalhães, D. T. D. (2012). Conflito entre teorias de relações internacionais sobre a paz: implicações normativas. Relações Internacionais, 36, 119-133.
Teixeira, N.S. & Almeida, J. M. (2007). Raymond Aron – A Paz e a Guerra no Século XXI. Lisboa: Ed Cosmos.
Tschirgi, N. (2014). Construção da paz: a interface entre abordagens nacionais e internacionais. Revista Crítica de Ciências Sociais, 104, 21-44.
Webel, C. P. (2012). Thinking peace. In C. P. Webel, & J. Johansen (Eds.), Peace and Conflict Studies. A Reader. (65-74). Londres / Nova Iorque: Routledge.

Equipa Docente