2025
Economia Europeia
Nome: Economia Europeia
Cód.: ECN10984M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Economia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A disciplina de Economia Europeia pretende contribuir para o conhecimento da história e funcionamento da UE no contexto atual de profundas mudanças socioeconómicas e político-institucionals.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno:
- Conheça a evolução da integração europeia, e a organização e funcionamento institucional da UE e das suas influências na formação das políticas;
- Entenda os procedimentos e os critérios que enquadram as finanças da UE expressas no Orçamento comunitário;
- Perceba as motivações económicas que enquadram os objetivos e instrumentos da UE, nomeadamente os fundamentos microeconómicos do Mercado Único, e suas implicações em algumas políticas comunitárias;
- Desenvolva uma abordagem integrada sobre a racionalidade e o funcionamento da UEM Europeia;
- Aprofunde o conhecimento sobre as relações externas da UE e o seu papel num cenário internacional dominado pelas forças da Globalização.
Pretende-se ainda que o aluno desenvolva:
- Curiosidade pelo conhecimento profundo da UE
- Pensamento crítico a capacidade de análise
- Comunicação clara e criativa
- Conheça a evolução da integração europeia, e a organização e funcionamento institucional da UE e das suas influências na formação das políticas;
- Entenda os procedimentos e os critérios que enquadram as finanças da UE expressas no Orçamento comunitário;
- Perceba as motivações económicas que enquadram os objetivos e instrumentos da UE, nomeadamente os fundamentos microeconómicos do Mercado Único, e suas implicações em algumas políticas comunitárias;
- Desenvolva uma abordagem integrada sobre a racionalidade e o funcionamento da UEM Europeia;
- Aprofunde o conhecimento sobre as relações externas da UE e o seu papel num cenário internacional dominado pelas forças da Globalização.
Pretende-se ainda que o aluno desenvolva:
- Curiosidade pelo conhecimento profundo da UE
- Pensamento crítico a capacidade de análise
- Comunicação clara e criativa
Conteúdos Programáticos
1. A construção e a arquitetura da União Europeia
2. Alguns desafios estruturais das economias da União Europeia
3. A competitividade na União Europeia e a Estratégia Europa 2030
4. A Integração Económica e Monetária Europeia
5. A dimensão externa da União Europeia
6. Apreciação do processo de integração europeia da Economia Portuguesa
2. Alguns desafios estruturais das economias da União Europeia
3. A competitividade na União Europeia e a Estratégia Europa 2030
4. A Integração Económica e Monetária Europeia
5. A dimensão externa da União Europeia
6. Apreciação do processo de integração europeia da Economia Portuguesa
Métodos de Ensino
As aulas TP assumem uma componente expositiva dos conteúdos programáticos e, adicionalmente, têm uma componente aplicada em que serão equacionados e debatidos casos ilustrativos. Algumas aulas são destinadas ao acompanhamento, apresentação e discussão dos relatórios de progresso relativos aos trabalhos realizados pelos alunos e que concretizam a componentes de investigação. Naturalmente que para a adequada racionalização do tempo das aulas é necessário que os alunos dediquem regularmente algumas horas de estudo da bibliografia base aconselhada e de pesquisa própria sobre os múltiplos assuntos que compõem os conteúdos programáticos desta unidade curricular.
Avaliação
Cada aluno poderá escolher entre o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação por exame.
A Avaliação contínua será constituída pelas seguintes provas de avaliação:
- 1 Trabalho de investigação, fora do período de aulas, a realizar em grupos ou individualmente (dependendo das características da turma), com uma ponderação de 50% na nota final e que será apresentado oralmente e discutido na aula. Após a apresentação cada aluno poderá propor uma nova versão final considerando as sugestões recebidas durante a apresentação;
- 1 Teste escrito individual sobre todos os conteúdos lecionadas, com uma ponderação de 50% na nota final.
A avaliação por exame corresponde a uma prova de exame individual com a ponderação de 100% da nota final.
A Avaliação contínua será constituída pelas seguintes provas de avaliação:
- 1 Trabalho de investigação, fora do período de aulas, a realizar em grupos ou individualmente (dependendo das características da turma), com uma ponderação de 50% na nota final e que será apresentado oralmente e discutido na aula. Após a apresentação cada aluno poderá propor uma nova versão final considerando as sugestões recebidas durante a apresentação;
- 1 Teste escrito individual sobre todos os conteúdos lecionadas, com uma ponderação de 50% na nota final.
A avaliação por exame corresponde a uma prova de exame individual com a ponderação de 100% da nota final.
Bibliografia
BALDWIN, R. and C. WYPLOSZ (2022), ?The Economics of European Integration?, 7th Edition, McGraw-Hill Higher Education, Berkshire
BONGARDT, A. and F. TORRES (2022), ?Lessons on the Political Economy of European Integration: Selected Topics?, Universidade Católica Editora
BONGARDT, A. and F. TORRES (2023), ?The Political Economy of Europe?s Future and Identity: Integration in crisis mode?, Universidade Católica Editora
CAETANO, J., I. VIEIRA and A. CALEIRO (2021), ?New Challenges for the Eurozone Governance: Joint Solutions for Common Threats??, Springer Nature, Switzerland
ENGELBREK, A., BREMBERG, MICHALSKI, A. and L. OXELHEIM (2020), ?The European Union in a Changing World Order?, Palgrave Macmillan, Cham
KENEALY D., A. HADFIELD, R. CORBETT and J. PETERSON(Ed.) (2022), ?The European Union: How does it Work??- 5th Edition, Oxford University Press. Oxford
STIGLITZ, J., (2020), ?Rewriting the Rules of the European Economy: An Agenda for Growth and Shared Prosperity?, WW Norton & Co.
BONGARDT, A. and F. TORRES (2022), ?Lessons on the Political Economy of European Integration: Selected Topics?, Universidade Católica Editora
BONGARDT, A. and F. TORRES (2023), ?The Political Economy of Europe?s Future and Identity: Integration in crisis mode?, Universidade Católica Editora
CAETANO, J., I. VIEIRA and A. CALEIRO (2021), ?New Challenges for the Eurozone Governance: Joint Solutions for Common Threats??, Springer Nature, Switzerland
ENGELBREK, A., BREMBERG, MICHALSKI, A. and L. OXELHEIM (2020), ?The European Union in a Changing World Order?, Palgrave Macmillan, Cham
KENEALY D., A. HADFIELD, R. CORBETT and J. PETERSON(Ed.) (2022), ?The European Union: How does it Work??- 5th Edition, Oxford University Press. Oxford
STIGLITZ, J., (2020), ?Rewriting the Rules of the European Economy: An Agenda for Growth and Shared Prosperity?, WW Norton & Co.
Equipa Docente
- Elsa Cristina Neves Januário Vaz [responsável]