Pensamento Crítico e Argumentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A formação básica em pensamento crítico pretende contribuir para um melhor desempenho dos estudantes sempre que eles tenham de:
a) reagir criticamente ao que lêem em livros, revistas, jornais ou na internet;
b) julgar a qualidade de um discurso ou de uma palestra;
c) participar activamente em aulas e seminários;
d) construir um argumento próprio;
e) escrever um ensaio em defesa de uma conclusão.
Conteúdos Programáticos
Introdução. Orientações de Metodologia do Trabalho Científico.
1. Argumentação, Crítica e Filosofia
1.1. A apologia de Sócrates segundo Platão.
1.2. Kant e a verdade como suposto dever moral.
1.3. Argumentação e Lógica: a distinção entre Lógica Formal e Lógica Informal segundo Ch.Perelman.
2. Conceitos básicos de Lógica Clássica.
2.1 Lógica Formal: noções básicas, regras e falácias da Lógica Aristotélica
a) Princípios lógicos: identidade, contradição e terceiro excluído.
b) Noções de conceito e de termo/palavra. Noções de extensão/denotação e compreensão/intensão dos conceitos.
c) Noções de juízo/proposição. A teoria do juízo na lógica clássica. Distinção entre juízo de facto e juízo de valor. A classificação das proposições quanto à qualidade e quanto à quantidade.
d) Noções de inferência. Distinção entre inferência imediata e inferência mediata. Oposição e conversão. O quadrado lógico: proposições contrárias, sub-contrárias, contraditórias e subalternas. Tipos de Conversão: simples, por limitação e por contraposição. Noção de raciocínio. Tipos de raciocínio: dedutivo, indutivo e por analogia. Distinção entre verdade e validade. O silogismo categórico: definição e constituição. Modos do silogismo. Figuras do silogismo. Regras do silogismo. Falácias do silogismo. Raciocínio indutivo. Definição e limites. Tipos de indução: absoluta, amplificante e probabilística. Falácias e riscos dos raciocínios indutivos. O falsificacionismo e a crítica de Karl Popper ao papel da indução na investigação científica. Raciocínio por analogia: definição e dificuldades.
2.2.Lógica Informal: noções básicas e principais falácias.
a) Argumentação e Retórica. Da Reabilitação Contemporânea da Retórica. Retórica versus Demonstração. A noção de auditório universal (Ch. Perelman). Retórica, manipulação e falácias.
b) Falácias em Lógica Informal: Argumento do apelo à autoridade. Argumento ad hominem. Argumento ad baculum. Argumento ad ignoratiam. Petição de princípio. Falso dilema.
Métodos de Ensino
Leitura e análise da bibliografia recomendada. Exposição dos conceitos fundamentais. Discussão dos temas e resolução dos problemas propostos.
Avaliação
A avaliação resultará da classificação obtida na nota final do regime de avaliação contínua ou na nota final do regime de exame, do seguinte modo:
1. Para os alunos que optarem pelo regime de avaliação contínua a nota final será obtida a partir dos seguintes elementos de avaliação:
a) 1ª Prova de Frequência (50%);
b) 2ª Prova de Frequência (50%).
Ficam excluídos da 2ª Prova de Frequência, os estudantes que faltarem, desistirem ou obtiverem classificação inferior a 7,5 valores na 1ª Prova de Frequência.
2. Para os alunos que optarem pelo regime de exame a nota final será o resultado da classificação obtida na prova de exame, que incidirá sobre toda a matéria leccionada durante o semestre lectivo.
Datas das provas de avaliação:
1ª Prova de Frequência: 26 de Março de 2015 sala CES 118 Turma A: 9-11h; Turma B: 9-11h.
2ª Prova de Frequência: 28 de Maio de 2015 sala CES 118 Turma A: 9-11h; Turma B: 9-11h.
Prova de Exame 8 de Junho de 2015 10-13h Sala CES 118
Prova de Exame de Recurso 23 de Junho de 2015 10-13h Sala CES 119
Bibliografia
Epstein, Richard L., Critical Thinking, Belmont, Wadsworth, 1999.
Kant, Immanuel, “Sobre um suposto direito de mentir por amor à humanidade”, A Paz Perpétua e outros opúsculos, Lisboa, Edições 70, 1992, trad. do alemão por Artur Morão, pp. 173-179.
Perelman, Chaim; Olbrechts-Tyteca, Lucie, Traité de l’Argumentation, éditons de l’Université de Bruxelles, 1988, 5ª edª.
Platão, “Apologia de Sócrates” Apologia de Sócrates-Críton, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, (2ª edª), trad. do grego por Manuel de Oliveira Pulquério, pp. 9-54.
Sinnott-Armstrong,Walter; Fogelin, Robert,Understanding Arguments – An Introduction to Informal Logic, Belmont, Wadsworth, 2010, 8ª edª.
Zilhão, António, Lógica – 40 Lições de Lógica Elementar, Lisboa, Colibri, 2008, 3ª edª.
Equipa Docente
- João Tiago Reis Pedroso de Lima [responsável]