2023

Pensamento Crítico e Argumentação

Nome: Pensamento Crítico e Argumentação
Cód.: FIL02321L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A formação básica em pensamento crítico pretende contribuir para um melhor desempenho dos estudantes sempre que eles tenham de:


a)        reagir criticamente ao que lêem em livros, revistas, jornais ou na internet;


b)       julgar a qualidade de um discurso ou de uma palestra;


c)        participar activamente em aulas e seminários;


d)       construir um argumento próprio;


e)        escrever um ensaio em defesa de uma conclusão.

Conteúdos Programáticos

Introdução. Orientações de Metodologia do Trabalho Científico.


1. Argumentação, Crítica e Filosofia


1.1. A apologia de Sócrates segundo Platão.


1.2. Kant e a verdade como suposto dever moral.


1.3. Argumentação e Lógica: a distinção entre Lógica Formal e Lógica Informal segundo Ch.Perelman.


2. Conceitos básicos de Lógica Clássica.


2.1 Lógica Formal: noções básicas, regras e falácias da Lógica Aristotélica


a) Princípios lógicos: identidade, contradição e terceiro excluído.


b) Noções de conceito e de termo/palavra. Noções de extensão/denotação e compreensão/intensão dos conceitos.


c) Noções de juízo/proposição. A teoria do juízo na lógica clássica. Distinção entre juízo de facto e juízo de valor. A classificação das proposições quanto à qualidade e quanto à quantidade.


d) Noções de inferência. Distinção entre inferência imediata e inferência mediata. Oposição e conversão. O quadrado lógico: proposições contrárias, sub-contrárias, contraditórias e subalternas. Tipos de Conversão: simples, por limitação e por contraposição. Noção de raciocínio. Tipos de raciocínio: dedutivo, indutivo e por analogia. Distinção entre verdade e validade. O silogismo categórico: definição e constituição. Modos do silogismo. Figuras do silogismo. Regras do silogismo. Falácias do silogismo. Raciocínio indutivo. Definição e limites. Tipos de indução: absoluta, amplificante e probabilística. Falácias e riscos dos raciocínios indutivos. O falsificacionismo e a crítica de Karl Popper ao papel da indução na investigação científica. Raciocínio por analogia: definição e dificuldades.


2.2.Lógica Informal: noções básicas e principais falácias.


a) Argumentação e Retórica. Da Reabilitação Contemporânea da Retórica. Retórica versus Demonstração. A noção de auditório universal (Ch. Perelman). Retórica, manipulação e falácias.


b) Falácias em Lógica Informal: Argumento do apelo à autoridade. Argumento ad hominem. Argumento ad baculum. Argumento ad ignoratiam. Petição de princípio. Falso dilema.

Métodos de Ensino

Leitura e análise da bibliografia recomendada. Exposição dos conceitos fundamentais. Discussão dos temas e resolução dos problemas propostos.

Avaliação

A avaliação resultará da classificação obtida na nota final do regime de avaliação contínua ou na nota final do regime de exame, do seguinte modo:


1.     Para os alunos que optarem pelo regime de avaliação contínua a nota final será obtida a partir dos seguintes elementos de avaliação:


a) 1ª Prova de Frequência (50%);


b) 2ª Prova de Frequência (50%).


Ficam excluídos da 2ª Prova de Frequência, os estudantes que faltarem, desistirem ou obtiverem classificação inferior a 7,5 valores na 1ª Prova de Frequência.


2.     Para os alunos que optarem pelo regime de exame a nota final será o resultado da classificação obtida na prova de exame, que incidirá sobre toda a matéria leccionada durante o semestre lectivo.


Datas das provas de avaliação:


1ª Prova de Frequência: 26 de Março de 2015 sala CES 118 Turma A: 9-11h; Turma B: 9-11h.
 
2ª Prova de Frequência: 28 de Maio de 2015 sala CES 118 Turma A: 9-11h; Turma B: 9-11h.
 

Prova de Exame 8 de Junho de 2015 10-13h Sala CES 118


Prova de Exame de Recurso 23 de Junho de 2015 10-13h Sala CES 119


 

Bibliografia

Epstein, Richard L., Critical Thinking, Belmont, Wadsworth, 1999.


Kant, Immanuel, “Sobre um suposto direito de mentir por amor à humanidade”, A Paz Perpétua e outros opúsculos, Lisboa, Edições 70, 1992, trad. do alemão por Artur Morão, pp. 173-179.


Perelman, Chaim; Olbrechts-Tyteca, Lucie, Traité de l’Argumentation, éditons de l’Université de Bruxelles, 1988, 5ª edª.


Platão, “Apologia de Sócrates” Apologia de Sócrates-Críton, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, (2ª edª), trad. do grego por Manuel de Oliveira Pulquério, pp. 9-54.


Sinnott-Armstrong,Walter; Fogelin, Robert,Understanding Arguments – An Introduction to Informal Logic, Belmont, Wadsworth, 2010, 8ª edª.


Zilhão, António, Lógica – 40 Lições de Lógica Elementar, Lisboa, Colibri, 2008, 3ª edª.

Equipa Docente