2025
Introdução à Tecnologia Aplicada ao Desporto e à Saúde
Nome: Introdução à Tecnologia Aplicada ao Desporto e à Saúde
Cód.: DES14253M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
n.a.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular "Introdução à Tecnologia no Desporto e na Saúde" de mestrado foca na integração da tecnologia nestes campos, explorando suas aplicações, benefícios e limitações. Os objetivos são:
1. Compreender a relação entre a captura tecnológica de dados e o desenvolvimento de informações.
2. Identificar os vários tipos de tecnologias existentes no desporto e saúde.
3. Conhecer e utilizar os métodos de captura de dados e acesso à informação gerada.
4. Reconhecer como as tecnologias podem ser aplicadas no desporto e saúde.
5. Identificar oportunidades emergentes no uso de tecnologia nestas áreas.
Estes objetivos visam desenvolver a compreensão e a capacidade de aplicação prática da tecnologia no desporto e saúde.
1. Compreender a relação entre a captura tecnológica de dados e o desenvolvimento de informações.
2. Identificar os vários tipos de tecnologias existentes no desporto e saúde.
3. Conhecer e utilizar os métodos de captura de dados e acesso à informação gerada.
4. Reconhecer como as tecnologias podem ser aplicadas no desporto e saúde.
5. Identificar oportunidades emergentes no uso de tecnologia nestas áreas.
Estes objetivos visam desenvolver a compreensão e a capacidade de aplicação prática da tecnologia no desporto e saúde.
Conteúdos Programáticos
1. A tecnologia como meio ou como um fim?
1.1. Orientação por dados VS Informado por dados
1.2. A tecnologia como um sistema de apoio à decisão
1.3. Barreiras e Oportunidades
2. A Hierarquia do conhecimento
2.1. Sinais
2.2. Dados
2.3. Informação
2.4. Conhecimento
3. Tipos de Tecnologia
3.1. Sensores e Sistemas
3.1.1. Sensores de pressão
3.1.2. Sensores de inércia
3.1.3. Sensores óticos
3.1.4. Sensores elétricos
3.1.5. Imagiologia
3.1.6. Sistemas de Posicionamento Global
3.1.7. Sistemas de Posicionamento Local
3.1.8. Realidade Virtual e Aumentada
3.1.9. Wearables
3.1.10. Sistemas em telemetria
3.1.11. Sistemas de informação
3.2. Base racional de funcionamento
3.3. Dados coletados
3.4. Aplicações
4. A inovação tecnológica no desporto e na saúde
4.1. Novas oportunidades
4.2. A relação custo/efetividade no desporto e na saúde
1.1. Orientação por dados VS Informado por dados
1.2. A tecnologia como um sistema de apoio à decisão
1.3. Barreiras e Oportunidades
2. A Hierarquia do conhecimento
2.1. Sinais
2.2. Dados
2.3. Informação
2.4. Conhecimento
3. Tipos de Tecnologia
3.1. Sensores e Sistemas
3.1.1. Sensores de pressão
3.1.2. Sensores de inércia
3.1.3. Sensores óticos
3.1.4. Sensores elétricos
3.1.5. Imagiologia
3.1.6. Sistemas de Posicionamento Global
3.1.7. Sistemas de Posicionamento Local
3.1.8. Realidade Virtual e Aumentada
3.1.9. Wearables
3.1.10. Sistemas em telemetria
3.1.11. Sistemas de informação
3.2. Base racional de funcionamento
3.3. Dados coletados
3.4. Aplicações
4. A inovação tecnológica no desporto e na saúde
4.1. Novas oportunidades
4.2. A relação custo/efetividade no desporto e na saúde
Métodos de Ensino
As aulas serão distribuídas em sessões expositivas e sessões de aplicação teórico-prática, de apresentação de trabalhos e de discussão reflexiva, de acordo com a tipologia Teórica (T) ou Teórico-Prática (TP) da UC. Estão previstas um total de 15h de sessões do tipo T e 15h de sessões do tipo TP. Estas serão organizadas em blocos de 2h durante 15 semanas do semestre ímpar, decorrendo primeiro as sessões T, seguindo-se as sessões TP. Para as sessões será fornecida bibliografia científica atual, baseada no desenvolvimento, validação e/ou aplicação de diferentes tecnologias em Desporto e Saúde.
Para as aulas Teóricas serão utilizadas metodologias de sala de aula invertida, em que os estudantes terão acesso à informação previamente, sendo discutida em aula. Para as aulas Teórico-Práticas serão propostos projetos de recolha, tratamento e análise de instrumentos tecnológicos no desporto e na saúde.
Para as aulas Teóricas serão utilizadas metodologias de sala de aula invertida, em que os estudantes terão acesso à informação previamente, sendo discutida em aula. Para as aulas Teórico-Práticas serão propostos projetos de recolha, tratamento e análise de instrumentos tecnológicos no desporto e na saúde.
Avaliação
A avaliação incidirá num trabalho final (100%), no qual os alunos devem desenvolver um projeto para a utilização de uma tecnologia num campo de intervenção em particular. Este projeto deve considerar as diferentes dimensões da utilização da tecnologia.
Bibliografia
Fong, B., Fong, A., & Li, C. (2020). Telemedicine technologies: Information Technologies in Medicine and Digital Health. Wiley
Gamble, P., Chia, L., & Allen, S. (2020). The illogic of being data-driven: reasserting control and restoring balance in our relationship with data and technology in football. Science and Medicine in Football, 00(00), 14.
James, D. A., & Petrone, N. (2016). Sensors and Wearable Technologies in Sport: Technologies, Trends and Approaches for Implementation. Singapore: Springer Singapore.
Le, D. N., Van Le, C., Tromp, J. G., & Nguyen, G. N. (2018). Emerging technologies for health and medicine: virtual reality, augmented reality, artificial intelligence, internet of things, robotics, industry 4.0.
Robertson, S. (2020). Man & machine: Adaptive tools for the contemporary performance analyst. Journal of Sports Sciences, 00(00), 19.
Rowley, J. (2007). The wisdom hierarchy: representations of the DIKW hierarchy. Journal of Information Science, 33(2), 163180.
Gamble, P., Chia, L., & Allen, S. (2020). The illogic of being data-driven: reasserting control and restoring balance in our relationship with data and technology in football. Science and Medicine in Football, 00(00), 14.
James, D. A., & Petrone, N. (2016). Sensors and Wearable Technologies in Sport: Technologies, Trends and Approaches for Implementation. Singapore: Springer Singapore.
Le, D. N., Van Le, C., Tromp, J. G., & Nguyen, G. N. (2018). Emerging technologies for health and medicine: virtual reality, augmented reality, artificial intelligence, internet of things, robotics, industry 4.0.
Robertson, S. (2020). Man & machine: Adaptive tools for the contemporary performance analyst. Journal of Sports Sciences, 00(00), 19.
Rowley, J. (2007). The wisdom hierarchy: representations of the DIKW hierarchy. Journal of Information Science, 33(2), 163180.