2025

Métodos de Treino e Efeitos a Curto e Longo Prazo

Nome: Métodos de Treino e Efeitos a Curto e Longo Prazo
Cód.: DES10225M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJECTIVOS
- Compreender, refletir e aprofundar sobre os conceitos fundamentais do Treino Desportivo;
- Domínio dos conceitos de treino desportivo, preparação desportiva, rendimento desportivo e metodologia de treino;
- Conhecer as leis biológicas de adaptação, os princípios metodológicos e pedagógicos do Treino Desportivo;
- Compreender os mecanismos da dinâmica carga-adaptação;
- Definir conceptualmente, cada um dos fatores de rendimento, dentro da estrutura das diferentes capacidades motoras, distinguindo indivíduos sem e com patologia e população idosa;
- Conhecer aplicar os principais instrumentos e testes de avaliação das capacidades motoras;
- Dominar as componentes estruturais da carga de treino, operacionalizando sessões para as capacidades motoras específicas;
- Dominar os meios e métodos de treino para o desenvolvimento das distintas capacidades motoras;

Conteúdos Programáticos

1 - Fundamentos gerais do treino desportivo e mecanismos biológicos de adaptação
1.1 - Componentes estruturais da carga de treino
1.1.1 - Plano fisiológico e técnico-tático
1.2 – Leis Biológicas da adaptação
1.3 – Princípios metodológicos e pedagógicos do treino
2 - Definição de métodos de treino
3 – Meios e métodos de treino das distintas capacidades motoras e sua relação com o exercício e saúde
3.1 - Treino cardiovascular
3.2 - Treino de velocidade
3.3 - Treino de força
3.4 - Treino da flexibilidade

Métodos de Ensino

De acordo com o modelo pedagógico, pretende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante sendo esta unificada no desenvolvimento de competências. A unidade organiza-se em aulas teóricas e tutoriais. As teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica com rigor científico. Existe a aplicação de competências transversais a outras UCs, associada à relação com a comunidade, nomeadamente em momento de aplicação de instrumentos e protocolos de avaliação. Ainda em articulação com o modelo pedagógico, existe uma aproximação entre ensino e investigação, em que é dada a oportunidade de conhecerem a investigação que é realizada nesse domínio científico. Neste âmbito são também introduzidos os projetos que decorrem no âmbito dos conteúdos da UC, sendo dada a oportunidade de participação a alguns alunos (caso específico e atual do projeto europeu: https://www.healthyw8.eu)

Avaliação

De acordo com o modelo pedagógico da UÉvora, as práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes visam que a avaliação seja colocada ao serviço das aprendizagens, devendo dirigir-se tanto à avaliação da aquisição de conhecimentos como ao desenvolvimento de capacidades. Neste sentido, a avaliação à presente UC contempla a realização de um trabalho (cotando 100% da classificação final), em que os alunos devem relacionar o treino de uma das capacidades motoras abordadas nas aulas, com um benefício para a saúde ou uma qualquer condição especial ou patológica. A avaliação por exame será igual.
É ainda dada a oportunidade aos alunos de poderem realizar o trabalho final com um conteúdo distinto do proposto. Neste caso, devem previamente solicitar ao docente um parecer prévio sobre o mesmo, sendo aceite caso relacione conteúdos abordados na UC com o exercício e saúde.

Bibliografia

Araújo, D. (2005). O contexto da decisão: A Acão tátita no desporto. Lisboa: Visão e Contextos
Batalha, N. Parraca, J. Morouço, P. Silva, AJ. Sousa, JP; (2022). Prevention of shoulder disorders in competitive swimmers. In: The science of human motricity. Nova Science Publishers, Inc. ISBN: 978-1-68507-431-9
Batalha, N. et al. (2023). S. Effects of an 11-Week Detraining, Imposed by the COVID-19 Confinement, on Handball Players’ Shoulder Rotator Isokinetic Profile, Shoulder Range of Motion, and Ball Release Velocity. Medicina, 59, 1548. https://doi.org/10.3390/medicina59091548
Bompa, T., Haff, G. (2009). Periodization: theory and methodology of training. Champaign, IL. Human Kinetics.
Castelo, J. (1998). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH.
Morrow, J. et al (2014). Medida e Avaliação do Desempenho Humano.
Vasconcelos, A. (2017). Fundamentos, organização e operacionalização. Visão e contextos. Lisboa. ISBN 978-989-99399-5-0.

Equipa Docente