2025

Benefícios da Actividade Física na Saúde

Nome: Benefícios da Actividade Física na Saúde
Cód.: DES10224M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A presente UC , pretende transmitir e desenvolver nos alunos, conhecimentos e aptidões relacionados com a importância da AF, e em particular do Exercício Físico, como recurso para aumentar a qualidade de vida da população, podendo ser um meio de prevenção para um vasto leque de patologias.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1) Identificar a terminologia em uso na área do exercício e saúde (consumo de oxigénio, aptidão física (ApF), condição física, prescrição de exercício, etc).
2) Caracterizar os níveis de intensidade da atividade física (AF), evidenciando os problemas associados ao sedentarismo.
3) Reconhecer os níveis de AF da população portuguesa e formas de monitorização da mesma, recorrendo a vários instrumentos (questionários, pedómetros, cardiofrequencímetros, etc).
4) Reconhecer os níveis de ApF da população portuguesa e formas de monitorização da mesma, com base na utilização de várias baterias de testes de ApF.
5) Saber estabelecer recomendações em termos de AF e ApF para jovens, adultos e idosos.
6) Conseguir identificar quais os riscos e benefícios na saúde que os diversos tipos de atividades/exercícios físicos podem induzir na população.
7) Reconhecer os benefícios que a prática regular de exercício físico, podem ocasionar no estado de saúde de populações com diversas patologias.

Conteúdos Programáticos

CP1. O sedentarismo como característica da sociedade contemporânea. Implicações decorrentes do elevado sedentarismo.
CP2. Aptidão, atividade física em Portugal. Recomendações
CP3. Benefícios da prática regular de atividade física
CP4. Riscos associados com a prática da atividade física
CP5. Estratégias para a promoção do exercício
CP6. Efeito de programas de exercício em sujeitos com diversas condicionantes/patologias

Métodos de Ensino

Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. Assim, após uma abordagem geral, mediante a apresentação dos conceitos a nível teórico, os alunos realizarão pesquisas sobre os temas propostos. Serão desafiados a preparar os conteúdos por forma a poderem discutir e encontrar as soluções, inicialmente em grupo e posteriormente no ceio de toda a turma.
Igualmente, serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação

A avaliação constará de:
1 - Preparação de um artigo original em Inglês, cuja apresentação decorrerá na ultima aula em formato de poster, sobre a implementação de um programa de exercício físico, em sujeitos idosos ou portadores de alguma patologia e que corresponderá a 95% da nota final. Neste ponto será considerado:
- Capacidade de organização e estruturação do trabalho e qualidade dos conteúdos tratados
- Qualidade de redação escrita, capacidade de síntese e de clareza.
- Aprofundamento e nível de conhecimento científico e técnico-metodológico na área do artigo apresentado demonstrada mediante a segurança na apresentação e nas respostas ao docente e colegas
- Cumprimento do tempo definido para a apresentação
2 - Atitude dos alunos a que corresponderá a 5% da nota final.

Bibliografia

Baptista et al. H. Livro Verde da Actividade Física. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal, I.P.; 2011.ISBN: 978-989-8330-02-4
Baptista et al., Livro Verde da Aptidão Física. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal, I.P.; 2011. ISBN: 978-989-8330-03-1
Magalhães, et al. (2023). Physical Activity and Sedentary Behavior in the Portuguese Population: What Has Changed from 2008 to 2018? Med Sci Sp Exer. 55(8):1416-1422.
Thompson, et al. (2020). Exercise is medicine. Am j lifestyle med, 14(5), 511-523.
Ding, et al. (2020). Physical activity guidelines 2020: comprehensive and inclusive recommendations to activate populations. The Lancet, 396(10265), 1780-1782.
Pedersen, & Saltin, (2015). Exercise as medicine–evidence for prescribing exercise as therapy in 26 different chronic diseases. Sc j med & sci sp, 25, 1-72.
Rezende, et al. (2016). All-cause mortality attributable to sitting time: analysis of 54 countries worldwide. Am j of prev med, 51(2), 253-263.

Equipa Docente