2023

Benefícios da Actividade Física na Saúde

Nome: Benefícios da Actividade Física na Saúde
Cód.: DES10224M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A presente UC , pretende transmitir e desenvolver nos alunos, conhecimentos e aptidões relacionados com a importância da AF, e em particular do Exercício Físico, como recurso para aumentar a qualidade de vida da população, podendo ser um meio de prevenção para um vasto leque de patologias.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objetivos:


- Conhecer os principais benefícios associados à prática regular de exercício físico.


- Compreender os mecanismos que estão por detrás das diversas adaptações fisiológicas e respectivos benefícios que essas adaptações poderão trazer em termos de saúde para a população.


As competências a atingir pelos alunos são:


- Identificar quais os benefícios na saúde que os diversos tipos de atividades/exercícios físicos podem induzir na população.


- Conseguir recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados.


- Adquiram capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.

Conteúdos Programáticos


  1. Tipos de actividade física

  2. Perspectiva da saúde pública e recomendações

  3. Benefícios da prática regular de actividade física

  4. Relação dose/resposta

  5. Riscos associados com a prática da actividade física

  6. Prevenção primária, secundária e terciária

  7. Como medir a saúde e respectivos indicadores

  8. Como medir os resultados de intervenções em saúde

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora.


As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.


Na avaliação os alunos poderão optar por uma avaliação através de um trabalho, uma frequência ou exame final.


Apesar do trabalho presencial ser indispensável ao sucesso na unidade curricular, será também dada relevância ao trabalho à distância. Tal será efectuado essencialmente através da disponibilização de recursos na plataforma Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.

Avaliação

Na avaliação os alunos poderão optar por uma avaliação através de um trabalho, uma frequência ou exame final.


Apesar do trabalho presencial ser indispensável ao sucesso na unidade curricular, será também dada relevância ao trabalho à distância. Tal será efectuado essencialmente através da disponibilização de recursos na plataforma Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos

Bibliografia

ACSM. ACSM ́s guidelines for exercise testing and prescription. Ninth Edition. Phildelphia: Wolters Kluwer - Lippincott Williams & Wilkins; 2014.
Baptista F, Silva A, Santos D, Mota J, Santos R, Vale S, Ferreira J, Raimundo A, Moreira H. Livro Verde da Actividade Física. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal, I.P.; 2011.ISBN: 978-989-8330-02-4
Baptista F, Silva A, Santos D, Mota J, Santos R, Vale S, Ferreira J, Raimundo A, Moreira H, Livro Verde da Aptidão Física. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal, I.P.; 2011. ISBN: 978-989-8330-03-1
Heyward, Vivian H. Avaliação física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. Porto Alegre: ARTMED; 2004.
Jonas, Steven, and Edward M. Phillips. ACSM's exercise is medicineTM: A clinician's guide to exercise prescription. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2012.
WHO. Global recommendations on physical activity for health. Geneve: World Health Organization; 2010.

Equipa Docente