2025
Psicologia Vocacional
Nome: Psicologia Vocacional
Cód.: PSI11143M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Nesta UC comportamento vocacional é perspetivado no ciclo de vida e deferentes contextos (e.g. Educação Básica, Ensino Superior e Educação de Adultos).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os grandes modelos teóricos em Psicologia Vocacional;
Ter competências de avaliação e de intervenção em Orientação e Desenvolvimento da Carreira considerando os diferentes contextos em que estas práticas ocorrem;
Estar sensível à importância das práticas de Psicologia Vocacional para a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social;
Ter capacidade de análise e reflexão críticas sobre as dimensões éticas da avaliação e da intervenção em Psicologia Vocacional.
Ter competências de avaliação e de intervenção em Orientação e Desenvolvimento da Carreira considerando os diferentes contextos em que estas práticas ocorrem;
Estar sensível à importância das práticas de Psicologia Vocacional para a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social;
Ter capacidade de análise e reflexão críticas sobre as dimensões éticas da avaliação e da intervenção em Psicologia Vocacional.
Conteúdos Programáticos
MODELOS TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL
1.1. As origens da Psicologia Vocacional
1.2. A teoria Ciclo de Vida/Espaço de Vida de Donald Super
1.3. A teoria de Construção de Carreira
1.4. A Psicologia do Trabalho de David Blustein
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
2.1. A avaliação dos interesse
2.2. A avaliação das aptidões
2.3. A avaliação da adaptabilidade na carreira
A INTERVENÇÃO AO LONGO DO CICLO DE VIDA
3.1. A intervenção de educação da carreira nos 1º e 2º ciclos de estudos
3.2. A intervenção de educação da carreira no ensino secundário
3.3. A intervenção com adultos e a colocação profissional
INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
4.1. A perspetiva emancipatória e comunitária
4.2. A intervenção em populações com Necessidades Educativas Especiais
4.2.1. A elaboração de Planos Individuais de Transição
4.2.2. A integração no mercado de trabalho: a perspetiva do Emprego Apoiado
1.1. As origens da Psicologia Vocacional
1.2. A teoria Ciclo de Vida/Espaço de Vida de Donald Super
1.3. A teoria de Construção de Carreira
1.4. A Psicologia do Trabalho de David Blustein
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
2.1. A avaliação dos interesse
2.2. A avaliação das aptidões
2.3. A avaliação da adaptabilidade na carreira
A INTERVENÇÃO AO LONGO DO CICLO DE VIDA
3.1. A intervenção de educação da carreira nos 1º e 2º ciclos de estudos
3.2. A intervenção de educação da carreira no ensino secundário
3.3. A intervenção com adultos e a colocação profissional
INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
4.1. A perspetiva emancipatória e comunitária
4.2. A intervenção em populações com Necessidades Educativas Especiais
4.2.1. A elaboração de Planos Individuais de Transição
4.2.2. A integração no mercado de trabalho: a perspetiva do Emprego Apoiado
Métodos de Ensino
Aulas teóricas - metodologia expositiva, diálogo incentivando o entendimento da teoria à luz de desafios ao desenvolvimento de carreira. Visa-se promover aprendizagem de conteúdos relevantes, pensamento crítico e articulação teoria prática
Aulas práticas - envolvem visualização de vídeos, práticas simuladas de avaliação e intervenção, bem como análise e concetualização de casos de aconselhamento de carreira. Estes métodos visam aproximar teoria e prática, desenvolver o espírito critico relativamente à teoria e prática aprendidas, promover a capacidade de resolução de problemas colocados pelo docente bem como a expetativas de autoeficácia positivas para o futuro trabalho como psicólogo
Aulas abertas (presenciais/online) - com convidados nacionais e internacionais para facilitar a aproximação teoria prática ou a internacionalização da formação
O trabalho autónomo fora das aulas ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de conteúdos a apresentar nas aulas
Aulas práticas - envolvem visualização de vídeos, práticas simuladas de avaliação e intervenção, bem como análise e concetualização de casos de aconselhamento de carreira. Estes métodos visam aproximar teoria e prática, desenvolver o espírito critico relativamente à teoria e prática aprendidas, promover a capacidade de resolução de problemas colocados pelo docente bem como a expetativas de autoeficácia positivas para o futuro trabalho como psicólogo
Aulas abertas (presenciais/online) - com convidados nacionais e internacionais para facilitar a aproximação teoria prática ou a internacionalização da formação
O trabalho autónomo fora das aulas ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de conteúdos a apresentar nas aulas
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua
Envolve a realização de uma frequência e dois trabalhos práticos. Os trabalhos práticos envolvem um estudo de caso de aconselhamento para a construção de carreira e outro envolvendo a elaboração de Plano Individual de Transição. A frequência tem peso de 40% e cada um dos trabalhos tem peso de 30% na nota final.
A assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. A participação nas aulas é fator de ponderação na nota final.
Regime de avaliação final
Os que optarem por avaliação final realizam uma prova escrita com uma parte teórica e uma parte prática. A componente prática do exame incluirá os conteúdos dos trabalhos realizados nas aulas práticas. Consideram-se aprovados aqueles que tiverem nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Envolve a realização de uma frequência e dois trabalhos práticos. Os trabalhos práticos envolvem um estudo de caso de aconselhamento para a construção de carreira e outro envolvendo a elaboração de Plano Individual de Transição. A frequência tem peso de 40% e cada um dos trabalhos tem peso de 30% na nota final.
A assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. A participação nas aulas é fator de ponderação na nota final.
Regime de avaliação final
Os que optarem por avaliação final realizam uma prova escrita com uma parte teórica e uma parte prática. A componente prática do exame incluirá os conteúdos dos trabalhos realizados nas aulas práticas. Consideram-se aprovados aqueles que tiverem nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Bibliografia
Brown, S. D., & Lent, R. W. (2013). Career Development and Counseling: Putting theory and research to work. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons
Cardoso, P. (2020). Quem sou e para onde vou: programa de desenvolvimento vocacional de adolescentes. Braga: Associação Portuguesa de Desenvolvimento de Carreira
Cardoso, P., Savickas, M.L., & Gonçalves, M.M., (2019). Innovative moments in Career Construction Counseling: Proposal for an integrative model. Career Development Quarterly, 69 (3), 192-208
Flexer, R. W., Baer, R. M., Luft, P., & Simmons, T. J. (2013). Transition planning for secondary students with disabilities (4th ed). Boston: Pearson
Hartung, P. J., Savickas, M. L. & Walsh, W. B. (2015). Handbook of Career Intervention. Washington, DC: American Psychological Association
Walsh, W. B., & Savickas, M. L. (2005). Handbook of Vocational Psychology (3th ed.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum
Cardoso, P. (2020). Quem sou e para onde vou: programa de desenvolvimento vocacional de adolescentes. Braga: Associação Portuguesa de Desenvolvimento de Carreira
Cardoso, P., Savickas, M.L., & Gonçalves, M.M., (2019). Innovative moments in Career Construction Counseling: Proposal for an integrative model. Career Development Quarterly, 69 (3), 192-208
Flexer, R. W., Baer, R. M., Luft, P., & Simmons, T. J. (2013). Transition planning for secondary students with disabilities (4th ed). Boston: Pearson
Hartung, P. J., Savickas, M. L. & Walsh, W. B. (2015). Handbook of Career Intervention. Washington, DC: American Psychological Association
Walsh, W. B., & Savickas, M. L. (2005). Handbook of Vocational Psychology (3th ed.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum
Equipa Docente
- Paulo Miguel da Silva Cardoso [responsável]