2023

Biorremediação

Nome: Biorremediação
Cód.: QUI13570M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental dotar o estudante com uma formação na reabilitação de águas e solos contaminados, recorrendo à Biorremediação como ferramenta no restauro ambiental de áreas contaminadas.
Na unidade curricular, os alunos devem adquirir competências para:
i) identificar os principais tipos de contaminantes presentes em águas e solos contaminados e perceber quais os fatores que condicionam o movimento dos poluentes pelos compartimentos ambientais;
ii) reconhecer e utilizar conceitos e princípios da Biorremediação e Fitorremediação, nomeadamente quais os principais mecanismos de remoção, biotransformação/ biodegradação dos poluentes;
iii) reconhecer as diferentes tecnologias de Biorremediação/Fitorremediação e selecionar as mais adequadas de acordo com as características dos sistemas contaminados;
iv) esboçar planos de Biorremediação/Fitorremediação para áreas contaminadas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução aos processos de biorremediação. Conceitos chave.
2. Biorremediação de águas e solos contaminados. Vantagens e inconvenientes.
3. Contaminantes orgânicos e inorgânicos. Identificação, transporte e destino dos contaminantes no ambiente.
4. Mecanismos gerais de acumulação de metais pesados e compostos orgânicos.
5. Mecanismos biológicos de detoxificação em microrganismos e plantas.
6. Tecnologias de biorremediação (In-situ e Ex-situ).
7. Processos de fitorremediação.
7.1. Aplicações da fitorremediação a águas e solos contaminados. Vantagens e inconvenientes.
7.2.Principais processos de remoção/biotransformação de contaminantes.
7.3. Leitos construídos de macrófitas.
8. Avaliação de casos de estudo.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelos docentes e notas recolhidas pelos alunos quer durante as aulas quer em pesquisas. As aulas teóricas não são apenas expositivas, dado serem ilustradas com a apresentação de alguns casos de estudo. As aulas práticas têm como objetivo a realização de trabalhos experimentais que ilustram aspetos da matéria abordada nas aulas teóricas e a apresentação e discussão de aplicações da biorremediação em casos de estudo. Os trabalhos de campo têm como objectivo a realização de visitas a locais onde foram implementados processos de biorremdiação.
A avaliação é baseada na aferição da aquisição e compreensão dos conhecimentos e do desenvolvimento de competências. A avaliação decorrerá através da realização, apresentação e discussão de trabalhos com o objetivo de identificar, analisar e resolver casos de estudo e de elaborar e apresentar planos de biorremediação (100%).

Bibliografia

Mohee, R., & Mudhoo, A. (2012). Bioremediation and sustainability research and applications. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc.

Rittmann, B., & McCarty, P. (2001). Environmental biotechnology: principles and applications. Boston, MA: McGraw-Hill.

Jordening, H.-J., & Winter, J. (2006). Environmental Biotechnology : Concepts and Applications. Chichester, UK: Wiley-Blackwell.

Evans, G., & Furlong, J. (2011). Environmental biotechnology: theory and application. Chichester, UK: Wiley-Blackwell.

Dean, J. R. (2007). Bioavailability, Bioaccessibility and Mobility of Environmental Contaminants. Chichester, UK: Wiley-Blackwell.

Stefanakis, A. (2018). Constructed wetlands for industrial wastewater treatment. Chichester, UK: Wiley Blackwell.