2023

Stresse e Morte Celular

Nome: Stresse e Morte Celular
Cód.: QUI10252M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Stresse oxidativo, um fenômeno bilateral responsável por causar danos em biomoléculas ou essencial na regulação de vias de sinalização: um contributo para as ciências da nutrição e medicina ambiental

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Conhecer e compreender informação teórica e experimental no domínio do stresse e da morte celular, que
inclua termos, fatores, princípios e reações químicas relacionados com processos celulares que levam à
formação de ROS indutoras de stresse, com organismos modelo e respetivas metodologias; com mecanismos
antioxidantes e com a relação stresse, nutrição e patologias. 2.Aplicar os conhecimentos adquiridos para
detetar e caraterizar situações de stresse e morte celular utilizando conceitos, princípios, metodologias, ética
e deontologia bioquímica adequados. 3.Executar rigorosamente, procedimentos experimentais que permitam
caraterizar situações de stresse e morte celular a nível fisiológico, enzimático e do DNA, tendo em vista a
obtenção de resultados para a elaboração de relatórios consistentes com a temática abordada. 4.Capacidade
para delinear em equipa, planos de trabalho laboratoriais que permitam ampliar conhecimentos com eventual
aplicação biomédica ou biotecnológica.

Conteúdos Programáticos

1.Oxigénio, um gás tóxico. 2.Processos celulares implicados na formação de ROS e RNS. 3.Organismos
modelo em estudos de stresse. 4.Espécies reactivas com importância bioquímica, metais de transição,
radicais de enxofre, hidroxilo, superóxido, peroxilo, alocoxilo, e óxido nítrico. 5.Espécies reactivas nãoradicalares,
peróxido de hidrogénio, ácido hipocloroso, oxigénio singuleto e peróxinitritos. 6.Mecanismos
enzimáticos e não-enzimáticos antioxidantes. 7.Stresse oxidativo, adaptação, danos, reparação e morte.
8.Detecção de radicais livres e de outras espécies reactivas. 9.Biotransformação e stresse. 10.Espécies
reactivas, inflamação, envelhecimento, nutrição, patologias e terapia.

Métodos de Ensino

1.Nas aulas teóricas, plenárias, são abordados assuntos relacionados com a exposição e resposta ao stresse,
articulados no sentido de gerar competências para desenvolver estratégias e aplicar metodologias que
permitam identificar, detetar e caraterizar situações novas e mecanismos de resposta ao stresse. 2.As aulas
laboratoriais decorrem em pequenos grupos que executam trabalhos práticos que estimulam, detetam e
respondem a situações padrão de stresse com base em protocolos fornecidos ou delineados pelos alunos
recorrendo a pesquisa bibliográfica sendo elaborado relatório. 3.Na tutoria, individual ou em pequenos grupos,
a pesquisa, leitura e compreensão de artigos científicos acompanhada pelo docente, contribuirá para a
preparação de ensaios e apresentação oral de artigos científicos actuais.
Avaliação: teórica envolve apresentação oral de 2 artigos científicos (50%); prática: execução laboratorial e
relatórios (25%) e apresentação/discussão oral dos resultados (25%).

Bibliografia

Alessio HM, Hagerman AE (2006) Oxidative Stress, Exercise and Aging, Imperial College Press, London.
Collery P et al. (2006) Metal Ions in Biology and Medicine, Vol. 9, John Libbey Eurotext, Paris
Devlin TM (2010) Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations, 6th ed., John Wiley & Sons, Inc, New
York.