2024
Introdução à Investigação
Nome: Introdução à Investigação
Cód.: INF13199L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Informática
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular os alunos terão que demonstrar ter adquirido conhecimentos, capacidades e aptidões nos aspectos seguintes:
- Como estruturar e escrever trabalhos científicos e académicos;
- Como pesquisar e analisar o valor das fontes;
- A definição dos aspectos fundamentais na utilização de referências;
- Como utilizar os principais standards em referenciação de fontes;
- Identificar as formas fundamentais de plágio;
- Como escrever sem recorrer ao plágio;
- Como conceber, organizar e apresentar projectos de investigação;
- No trabalho em grupo e em capacidades de escrita e comunicação oral.
- Como estruturar e escrever trabalhos científicos e académicos;
- Como pesquisar e analisar o valor das fontes;
- A definição dos aspectos fundamentais na utilização de referências;
- Como utilizar os principais standards em referenciação de fontes;
- Identificar as formas fundamentais de plágio;
- Como escrever sem recorrer ao plágio;
- Como conceber, organizar e apresentar projectos de investigação;
- No trabalho em grupo e em capacidades de escrita e comunicação oral.
Conteúdos Programáticos
1. Investigação e escrita de trabalhos científicos e académicos
2. A análise de referências
2.1. Razão de utilização
2.2. Pesquisa
2.3. Avaliação
2.4 Integração de múltiplas fontes
2.5 Principais standards em gestão de referências
3. Secções de trabalhos científicos e académicos
3.1. Agradecimentos
3.2. Resumo
3.3. Introdução
3.4. Métodos
3.5. Resultados
3.6. Discussão / Conclusões
3.7 Referências
3.8 Anexos
4. Evitar e controlar o plágio
4.1. Formas de plágio
4.2. Casos de estudo
4.3. Normas de utilização das referências
5. Modelos e exemplos de projectos de investigação
5.1 Casos de estudo
5.2 Elaboração de propostas de projectos
2. A análise de referências
2.1. Razão de utilização
2.2. Pesquisa
2.3. Avaliação
2.4 Integração de múltiplas fontes
2.5 Principais standards em gestão de referências
3. Secções de trabalhos científicos e académicos
3.1. Agradecimentos
3.2. Resumo
3.3. Introdução
3.4. Métodos
3.5. Resultados
3.6. Discussão / Conclusões
3.7 Referências
3.8 Anexos
4. Evitar e controlar o plágio
4.1. Formas de plágio
4.2. Casos de estudo
4.3. Normas de utilização das referências
5. Modelos e exemplos de projectos de investigação
5.1 Casos de estudo
5.2 Elaboração de propostas de projectos
Métodos de Ensino
As sessões teórico-práticas compreenderão
(1) a leitura / discussão de conceitos,
(2) demonstrações pelo docente desses mesmos conceitos, e outros recursos, e
(3) sessões de laboratório em que os alunos trabalharão com esses mesmos conceitos e utilizando diversos recursos.
O objetivo desta abordagem pedagógica é apresentar e reforçar ideias e conjuntos de competências para que os alunos possam dominar por si só, nomeadamente depois das horas da aula. Para trazer esse conhecimento para um nível profissional, os alunos terão que gastar tempo e esforço fora do horário das aulas.
(1) a leitura / discussão de conceitos,
(2) demonstrações pelo docente desses mesmos conceitos, e outros recursos, e
(3) sessões de laboratório em que os alunos trabalharão com esses mesmos conceitos e utilizando diversos recursos.
O objetivo desta abordagem pedagógica é apresentar e reforçar ideias e conjuntos de competências para que os alunos possam dominar por si só, nomeadamente depois das horas da aula. Para trazer esse conhecimento para um nível profissional, os alunos terão que gastar tempo e esforço fora do horário das aulas.
Avaliação
Avaliação contínua - Constituida por 2 componentes:
* Revisão de um artigo científico (30%)
* Escrita de um trabalho sobre um tema a acordar com o docente (70%)
Avaliação final - Constituida por 2 componentes:
* Revisão de um artigo científico (30%)
* Escrita de um trabalho sobre um tema a acordar com o docente (70%)
A nota final é obtida através da média ponderada das 2 componentes. O aluno tem aprovação se a nota final for igual ou superior a 10.
* Revisão de um artigo científico (30%)
* Escrita de um trabalho sobre um tema a acordar com o docente (70%)
Avaliação final - Constituida por 2 componentes:
* Revisão de um artigo científico (30%)
* Escrita de um trabalho sobre um tema a acordar com o docente (70%)
A nota final é obtida através da média ponderada das 2 componentes. O aluno tem aprovação se a nota final for igual ou superior a 10.
Bibliografia
Turabian, K. (2018). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 9th Edition. University Chicago Press. ISBN Paper: 9780226430577
Equipa Docente
- Daniela Schmidt
- Pedro Dinis Loureiro Salgueiro [responsável]