2024
Computação Gráfica
Nome: Computação Gráfica
Cód.: INF13192L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Informática
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Identificar usos apresentações digitais;
Explicar amostragens discretas, os limites da percepção humana, o problema do transporte de luz, mapeamento de texturas, amostragem e anti-aliasing;
Descrever as diferenças entre técnicas de compactação de imagem, modelos de cores, o pipeline gráfico básico, o processo básico de produção de movimento contínuo e representações de rotações;
Comparar construção progressiva e regressiva;
Representar curvas e superfícies, representação de malha e modelos ou terrenos fractais;
Construir modelos GSC;
Calcular pontos bidimensionais e tridimensionais aplicando transformações afins e sistemas de coordenadas tridimensionais e a localização e orientação usando cinemática progressiva e regressiva;
Implementar operações de transformação, de recorte, de interpolação spline e para exibir modelos 3D.
Explicar amostragens discretas, os limites da percepção humana, o problema do transporte de luz, mapeamento de texturas, amostragem e anti-aliasing;
Descrever as diferenças entre técnicas de compactação de imagem, modelos de cores, o pipeline gráfico básico, o processo básico de produção de movimento contínuo e representações de rotações;
Comparar construção progressiva e regressiva;
Representar curvas e superfícies, representação de malha e modelos ou terrenos fractais;
Construir modelos GSC;
Calcular pontos bidimensionais e tridimensionais aplicando transformações afins e sistemas de coordenadas tridimensionais e a localização e orientação usando cinemática progressiva e regressiva;
Implementar operações de transformação, de recorte, de interpolação spline e para exibir modelos 3D.
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos Fundamentais
Aplicações; Digitalização e Formatos de Media; Animação por Sequência de Imagens; Bibliotecas Gráficas Comuns.
2. Construção
Construção na Natureza; Representação de Polígonos; Grafos de Cena e o Pipeline Gráfico; Sistemas de Transformações.
3. Modelação Geométrica
Operações Geométricas Básicas; Aproximação de Curvas; Representação de Superfícies; Modelos Procedimentais; Geometria Sólida Construtiva.
4. Animação e Interação
Cinemática Direta e Inversa; Deteção e Resposta a Colisões; Animação por Chaves; Movimentos Baseados na Física.
Aplicações; Digitalização e Formatos de Media; Animação por Sequência de Imagens; Bibliotecas Gráficas Comuns.
2. Construção
Construção na Natureza; Representação de Polígonos; Grafos de Cena e o Pipeline Gráfico; Sistemas de Transformações.
3. Modelação Geométrica
Operações Geométricas Básicas; Aproximação de Curvas; Representação de Superfícies; Modelos Procedimentais; Geometria Sólida Construtiva.
4. Animação e Interação
Cinemática Direta e Inversa; Deteção e Resposta a Colisões; Animação por Chaves; Movimentos Baseados na Física.
Métodos de Ensino
Aulas Teóricas com apresentação de conteúdos, explicação de aplicações e ilustração de exemplos. Aulas práticas com resolução de exercícios e desenvolvimento de exemplos.
Avaliação
A avaliação contínua consiste num conjunto de três frequências (4 valores cada; total 12 valores = 60% da nota final) e quatro trabalhos práticos (2 valores cada; total 8 valores = 40% da nota final).
A avaliação final consiste num exame.
A avaliação final consiste num exame.
Bibliografia
- Marschner, S., Shirley, P. - Fundamentals of Computer Graphics (2016).
- Hughes J.F., et al. - Computer graphics. Principles and practice (2014).
- Ammeraal, L., Zhang, K. - Computer Graphics for Java Programmers (2007).
- Hughes J.F., et al. - Computer graphics. Principles and practice (2014).
- Ammeraal, L., Zhang, K. - Computer Graphics for Java Programmers (2007).
Equipa Docente
- Francisco Manuel Gonçalves Coelho [responsável]