2023

Análise Musical II

Nome: Análise Musical II
Cód.: MUS13002L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Na continuidade do semestre anterior, que se destina ao estudo da forma musical, este semestre estuda especificamente o Ritmo. Este como outros aspetos são importantes para todos os músicos, quer executante, musicólogo, ou compositor.
O ritmo tem ocupado, tradicionalmente, um lugar hierarquicamente inferior às alturas. Neste caso, não se trata de inverter esta hierarquia mas sim de compensar o desequilíbrio geralmente verificado no passado e afirmar a importância deste aspeto da música, especialmente dada a evolução musical nas últimas décadas.

Conteúdos Programáticos

O programa incide sobre obras com linguagens distintas, pertencentes a diferentes períodos históricos. Todas as obras estudadas são de reconhecida importância e dimensão no contexto da História da Música Ocidental, sendo o ritmo o aspeto unificador no trabalho de análise, abordando os seguintes aspetos:
- O funcionamento diferente entre a música de ritmo qualitativo e ritmo quantitativo e a mistura dos dois;
- As diferenças rítmicas relacionadas com as linguagens musicais tonal e modal;
- Convenções de notação rítmica, nomeadamente os ritmos cuja notação não é exata (canto gregoriano, a notação renascentista, notes inégales, jazz, música folclórica, etc.);
- O ritmo livre do século XX e o aleatorismo;
- A função do ritmo na definição da frase e do direcionamento;
- A duração e a proporção.

Métodos de Ensino

A Unidade curricular é lecionada em Turma.
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada uma componente de pesquisa e de estudo analítico, para além das aulas, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado o debate sobre as questões fundamentais em análise.
Avaliações (AV)
Os alunos podem escolher entre:
- Avaliação Contínua:
• duas frequências (F);
• um trabalho de análise (TA);
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (F1 x 0,3) + (TA x 0,3) + (F2 x 0,4)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).
- Exame final:
• exame escrito de duas horas (E)
AV = (E x 1,0)

Avaliação

Avaliações (AV)

Os alunos podem escolher entre:

- Avaliação Contínua:

• Assiduidade (A);
• Duas frequências (F);
• Um trabalho de análise ou uma apresentação oral (TA).

A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (A x 0,15) + (F1 x 0,3) + (F2 x 0,3) + (TA x 0,25)

O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (este limite não se aplica aos alunos que tenham o estatuto de trabalhador estudante).

Trabalhador-estudante:

AV = (F1 x 0,35) + (F2 x 0,35) + (TA x 0,30)


- Exame final:

• Exame escrito de duas horas (E)

AV = (E x 1,0)

Bibliografia

BOCHMANN, Christopher, “A música isobemática”,Lisboa, 2004.
BOCHMANN, Christopher, “Para uma formação actualizada”, Revista de Educação Musical, nº 124, Estudos APEM, pp. 28-40, Braga, 2006.
BOULEZ, Pierre, A Música Hoje, Editora Perspectiva, São Paulo, 1986.
FICHET, Laurent, Les Théories Scientifiques de La Musique, XIX et XX siècles, Librairie Philosophique J. VRIN, Paris, 1995.
MESSIAEN, Olivier, Technique de Mon Langage Musical, Alphonse Leduc, Paris, 1944.
MESSIAEN, Olivier, Traité de rythme, de couleur, et d’ornithologie (1949-1992), Tome I, Alphonse Leduc, Paris, 2002.
MICHELS, Ulrich, Atlas de Musica, 1, Alianza Editorial, Madrid, 1982.
BERRY, Wallace: Structural functions in music, Dover, NY, 1987.
LESTER, Joel: Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. W.W.Norton & Co., NY, 1989.
SCHÖNBERG, Arnold: Style and Idea – selected writings of Arnold Schoenberg, Edited by Leonard Stein, Univ. of Califórnia Press, Berkeley, 1984.

Equipa Docente