2023

Análise Musical I

Nome: Análise Musical I
Cód.: MUS13001L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

– Familiarizar-se com e compreender determinadas formas musicais.
– Aprender a reconhecer essas formas auditivamente e visualmente.
– Adquirir uma compreensão da relação entre a teoria e a prática em música;
– Estimular o interesse em trabalhar de forma autónoma e em grupo;
– Apresentar ideias com clareza e saber comunica-las de forma eficiente.

Conteúdos Programáticos

– Tipos de temas convencionais
– Formas ternárias
– Formas binárias
– Tema e variações
– Formas sonatas
– Formas rondó
– Forma rondo-sonata
– Formas não convencionais

Métodos de Ensino

A Unidade curricular é lecionada em Turma.
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada uma componente de pesquisa e de estudo analítico, para além das aulas, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado o debate sobre as questões fundamentais em análise.

Avaliações (AV)

Os alunos podem escolher entre:

- Avaliação Contínua:
• duas frequências (F);
• um trabalho de análise (TA);

A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:

AV = (F1 x 0,3) + (TA x 0,3) + (F2 x 0,4)

O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).

- Exame final:
• exame escrito de duas horas (E)

AV = (E x 1,0)

Bibliografia

ABROMONT, C., Montalembert, Eugène de, Guide des formes de la musique occidentale, Paris, Fayard - Henri Lemoine, 2010.
BOCHMANN, C. (2003). A linguagem harmónica do tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
CAPLIN, William E. (2013). Analyzing Classical Form. An Approach for the Classroom. New York: Oxford University Press.
HEPOKOSKI, J. & Darcy, W. (2006). Elements of Sonata Theory. Norms, Types, and Deformation in the Late-Eighteenth-Century Sonata. Oxford, New York: Oxford University Press.
KÜHN, C. (2003). Tratado de la forma musical. Barcelona: S.A. Idea Books.
ROSEN, C. (2005). The Classical Style. Haydn, Mozart, Beethoven (new edition). London: Faber & Faber.

Bibliografia específica (i.e., de acordo com as obras em análise em cada semestre)

Equipa Docente