2024
Formação Auditiva II
Nome: Formação Auditiva II
Cód.: MUS12998L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Reconhecimento, entoação e identificação de acordes de sétima no estado fundamental e nas suas inversões;
Reconhecimento e identificação de progressões harmónicas de acordes de 3 notas;
Reconhecimento, entoação e identificação de melodias atonais;
Reconhecimento, entoação e identificação de duas vozes melódicas de carácter atonal em pauta dupla;
Reconhecimento, entoação e identificação de melodias tonais com dificuldades rítmicas e ênfase nas fusas e semifusas;
Reconhecimento, execução e identificação de quiálteras de 5 e de 7 de base rítmica até à fusa.
Reconhecimento e identificação de progressões harmónicas de acordes de 3 notas;
Reconhecimento, entoação e identificação de melodias atonais;
Reconhecimento, entoação e identificação de duas vozes melódicas de carácter atonal em pauta dupla;
Reconhecimento, entoação e identificação de melodias tonais com dificuldades rítmicas e ênfase nas fusas e semifusas;
Reconhecimento, execução e identificação de quiálteras de 5 e de 7 de base rítmica até à fusa.
Conteúdos Programáticos
- Ditado de funções tonais: identificação de graus harmónicos dentro de um coral de Bach;
- Ditado melódico serial a 2 vozes;
- Ditado de acordes de sétima no estado fundamental e nas suas inversões, em posição fechada;
- Ditado melódico a uma voz de carácter atonal;
- Ditado melódico a uma voz de caracter tonal com predominância de gruas conjuntos, com dificuldades rítmicas e ênfase nas fusas e semifusas, aplicando também as quiálteras de 5 e de 7.
- Ditado melódico serial a 2 vozes;
- Ditado de acordes de sétima no estado fundamental e nas suas inversões, em posição fechada;
- Ditado melódico a uma voz de carácter atonal;
- Ditado melódico a uma voz de caracter tonal com predominância de gruas conjuntos, com dificuldades rítmicas e ênfase nas fusas e semifusas, aplicando também as quiálteras de 5 e de 7.
Métodos de Ensino
Nas aulas:
Exposição teórica dos temas e conceitos principais.
Exercícios práticos: trabalhando com os alunos sobre exemplos seleccionados.
Equipamento de apoio: video projector, apresentações com o computador, piano digital.
Avaliações
Os alunos podem escolher entre:
Avaliação contínua:
- Teste escrito (50%)
- Prova oral (45%)
- Participação (5%)
Exame:
- Exame escrito de duas horas (100%)
Exposição teórica dos temas e conceitos principais.
Exercícios práticos: trabalhando com os alunos sobre exemplos seleccionados.
Equipamento de apoio: video projector, apresentações com o computador, piano digital.
Avaliações
Os alunos podem escolher entre:
Avaliação contínua:
- Teste escrito (50%)
- Prova oral (45%)
- Participação (5%)
Exame:
- Exame escrito de duas horas (100%)
Bibliografia
AGOSTINI, Dante, Solfège Rythmique, Cahier Nº1, Agostini Edizione, 1972.
Collection of Bach Examples - quotations from J.S. Bach's cantatas, Vol. I
Editio Musica Budapest, 1971.
Collection of Bach Examples - quotations from J.S. Bach's cantatas, Vol. II
Editio Musica Budapest, 1974.
EDLUND, Lars, Modus Novus. Studies in reading atonal melodies. Edition Wilhelm Hansen, 1963.
Collection of Bach Examples - quotations from J.S. Bach's cantatas, Vol. I
Editio Musica Budapest, 1971.
Collection of Bach Examples - quotations from J.S. Bach's cantatas, Vol. II
Editio Musica Budapest, 1974.
EDLUND, Lars, Modus Novus. Studies in reading atonal melodies. Edition Wilhelm Hansen, 1963.
Equipa Docente
- Pedro Miguel Ferreira Pinto [responsável]